Como Fazer Desodorante Natural [3 Receitas Fáceis]

Hello amores!

E hoje o assunto da vez é COMO FAZER DESODORANTE NATURAL, mas antes de falar sobre como fazer desodorante natural quero dizer que eu  consigo enxergar você entrando em uma loja de cosméticos, farmácia, mercado ou supermercado e não sabendo o que comprar, não sabendo mais qual desodorante escolher, porque aquela preocupação, com o que consome, já chegou até aos cosméticos que usa. 

Não sei se vocês perceberam, mas de uns tempos pra cá o tema desodorante, tem se tornado um assunto polêmico, e  isso se deve ao crescente número de pessoas com alergias a desodorantes convencionais (os temidos antitranspirantes) tem crescido muito e aquele hábito de comprar um desodorante pela marca ou até mesmo pela embalagem maravilhosa, está dando lugar a escolhas mais conscientes e saudáveis. 

De fato a preocupação com a saúde muitas vezes começa pela alimentação, quantas de nós já abandonamos o uso de panelas contendo alumínio, e logo substituímos pelas de ferro, assim como as  panelas já foram substituídas o antitranspirante contendo alumínio também é um bom começo para a troca de produtos mais saudáveis e conscientes

Uma boa alternativa aos desodorantes convencionais são os desodorantes naturais que a gente consegue fazer no conforto da nossa casa, amores! 

Deixei aqui pra facilitar pra você um índice com todas as receitas de desodorante natural que listei abaixo:

Como fazer desodorante natural

Se você quer aprender como fazer desodorante natural, bora para as receitinhas maravilhosas:

1 - Como fazer desodorante natural com bicarbonato

No desodorante natural o bicarbonato de sódio é um ingrediente incrível, pois ele neutraliza a acidez da pele, fazendo com que as axilas fiquem com pH ideal, evitando assim que as bactérias que causam o mau odor se multipliquem.

O bicarbonato é aquele ingrediente que a gente tem em casa, super versátil e ainda pode ser um grande aliado, quando o assunto é desodorante natural caseiro e baratinho. 

Receita desodorante natural com bicarbonato


Você vai precisar de: 

  • 3 colheres de sopa de Manteiga Vegetal  (Cacau, Abacate, Cupuaçu...)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho.  
  • 1  colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo da receita desodorante natural com bicarbonato: 

Coloque a manteiga vegetal em banho maria, para que ela derreta completamente, logo em seguida  acrescente o amido de milho, e por fim adicione o bicarbonato de sódio, misture e tá pronto seu desodorante natural com bicarbonato.

E para finalizar você pode colocar em um potinho de vidro, pois o desodorante será do tipo desodorante natural em barra, ou seja, ele será mais consistente, por causa da manteiga usada na receitinha.  

2 - Como fazer Desodorante Natural vegano: 

Essa receitinha é até pra quem não é vegano, mas ama e é fã confessa do óleo de coco. O óleo de coco, nesse passo a passo de como fazer desodorante natural vegano, é a estrela principal e tem vários benefícios como acalmar e proteger a axila e é também um maravilhoso bactericida, ou seja, controla as temidas bactérias que causam o mau odor e te deixam com aquele cheirinho de “CC”. 

A vantagem ao adicionar  o bicarbonato é que ele dá uma turbinada no desodorante natural vegano, o que é perfeito para quem tem muita sudorese e precisa de receitinhas mais potentes.

Vem ver o que precisa para fazer esse desodorante natural vegano!

Receita de desodorante natural vegano


Você vai precisar de: 

  • 40 ml de óleo de coco. 
  • 1 colher de café de bicarbonato. 
  • 2 colheres de café de amido de milho. 

Modo de preparo da receita de desodorante natural vegano: 

Em um recipiente coloque o óleo de coco, o bicarbonato e  amido de milho, misture e coloque em um frasco ou pote. Dê preferência a embalagens de vidro que podem ser usadas inúmeras vezes e o planeta agradece!

Curiosidade: Nas regiões do país mais frias o óleo de coco pode ficar mais duro então terá um desodorante em barra, e nas regiões mais quentes o desodorante ficará na consistência de um creminho, o efeito do desodorante natural vegano será o mesmo na versão em barra ou creminho.  

Como fazer Desodorante natural com óleo essencial e leite de magnésia

Nessa receitinha a estrela da vez é o leite de magnésia, ele é um excelente ingrediente substituto ao desodorante industrializado, que muitas vezes contém substâncias nocivas. O leite de magnésia é capaz de neutralizar os odores da transpiração. Essa misturinha que vou ensinar pode ser usada tanto nas axilas quanto nos pés, o que é super versátil. 

A desvantagem dessa receitinha, pode ser manchar as roupas debaixo do braço se você assim como eu transpira muito e fica um pouco incomodada com aquela mancha branca debaixo do braço, terá que optar por outro desodorante natural. 

Receita Desodorante natural com óleo essencial e leite de magnésia

Você vai precisar de: 

  • 50 ml de leite de magnésia. 
  • 2 colheres de sopa de água. 
  • 5 gotas de óleo essencial de Melaleuca.  
  •  2 gotas de óleo essencial de Lavanda.

Modo de preparo do desodorante natural com óleo essencial e leite de magnésia: 

Em um frasco coloque o leite de magnésia, a água e os óleos essenciais e agite! Essa versão do desodorante natural com óleo essencial de leite de magnésia pode ser considerada desodorante em spray! 

A vantagem de adicionar o óleo essencial nessa receitinha, está nos benefícios dos próprios óleos essenciais, que possuem ação antibactericida e o cheirinho de frescor que eles trazem são maravilhosos! 

Mas a dúvida que não quer calar…

Qual é o melhor desodorante natural? 

Eu já testei diversas receitas de desodorantes naturais caseiros, que funcionam durante algumas semanas e depois de dias seguidos usando não funcionam mais, parece que o corpo acostuma e não tem mais o efeito que tinha no início, essa é uma desvantagem que percebo. 

E confesso que às vezes me dava preguiça de preparar o meu próprio desodorante, porque apesar de simples o modo de preparo e poucos ingredientes, a rotina urbana pede uma praticidade de comprar um desodorante natural que já esteja prontinho para usar

A alternativa que eu encontrei para ter um desodorante natural que realmente funcionasse depois de meses de uso, e que eu não precisa fazer e pudesse comprar pronto, foi o Desodorante Natural de Uva Verde.

Existe antitranspirante natural?

Bom meus amores, se existe antitranspirante natural eu desconheço, e vou te explicar o porque...

Diferença entre desodorante e antitranspirante

Apesar de muita gente achar que ambos são a mesma coisa, estes produtos possuem funções distintas...

O desodorante possui como principal função de controlar as bactérias que causam o mau cheiro na região das axilas, já o antitranspirante impede a produção de suor (porque a grande maioria deles tem o Alumínio,que está entre os metais mais utilizados nos antitranspirantes para impedir o suor, BB!)

Então logo podemos concluir que não existe antitranspirante natural, pois não há como ter um antitranspirante natural para um mecanismo que é tão nosso quanto o suor, porque basicamente o mecanismo de ação do antitranspirante é bloquear as glândulas sudoríparas, através da deposição dos sais de Alumínio e dessa forma impedir o suor.

Sei que não é muito agradável ficar com as axilas molhadas de suor, mas precisamos entender que o suor é extremamente importante, pois regula a nossa temperatura corporal, a pressão arterial e é responsável também por eliminar todas as toxinas que absorvemos sejam essas toxinas como a poluição do dia a dia ou alimentos industrializados que consumimos.

O que geralmente acontece é que ao fazer a transição do antitranspirante para o desodorante natural no primeiro mês acontece um detox da axila, pois por muitos anos ela ficou entupida pelo alumínio. Então no primeiro mês pode ser que você transpire um pouco mais por conta do detox, mas a tendência é que nos próximos meses o seu suor se estabilize e até mesmo diminua.

Mas isso não quer dizer que você esteja usando um antitranspirante natural, porque não existe essa de antitranspirante natural caseiro, antitranspirante natural bicarbonato, desodorante antitranspirante natural... o que existe é desodorante natural que equilibra a quantidade de suor ou até mesmo diminui a produção natural de suor.

O Desodorante Uva Verde é natural e sem alumínio

Com uma absorção rápida, já na primeira utilização você sentirá a refrescância promovida pela Uva Verde.

O Alumínio há muito tempo me intrigava, li vários artigos sobre a sua associação a possíveis causas do Câncer de Mama, isso foi a minha maior motivação para desenvolver nosso Desodorante.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .