Desodorante Natural Funciona e é Mesmo Seguro? – Le Fruit

Por Le Fruit

Desodorante Natural Funciona e é Mesmo Seguro?

Olá, meninas!


Todo mundo que pensa em parar de utilizar antitranspirantes e desodorantes convencionais, ficam com a seguinte dúvida na cabeça: “desodorante natural funciona e é mesmo seguro?”. Se você que está aqui lendo esse artigo, também tem essa dúvida, saiba que encontrou o lugar certo para sanar essa questão.


Aqui eu vou explicar para vocês como são os desodorantes naturais e qual as diferenças entre os produtos normais e antitranspirantes. Além disso, vou provar para vocês que esse produto não é só seguro para sua pele, como também pode torná-la completamente saudável. Borá lá, então?

Desodorante Natural para Axilas

Uma coisa que todos os desodorantes têm em comum, sejam naturais ou não, é o motivo que nós os utilizamos e como eles funcionam.


Ainda que muitas pessoas fazem a correlação transpiração/mau cheiro, fiquem sabendo que esse é um grande mito social, meninas: na verdade, nosso suor não tem cheiro. O que dá o mau cheiro incômodo em nossas axilas, são as bactérias que vivem na região.

Bactérias e o Mau Cheiro

Nossas axilas são um lar bastante acolhedor e convidativo para algumas das bactérias que vivem naturalmente na nossa pele (muitas delas, benéficas). 


Quando o suor de nossas axilas é adicionado a essa mistura, esses pequenos seres vivos vão metabolizar o suor e, no processo, criando alguns subprodutos de cheiro nada agradáveis. E é nesse momento que entram os desodorantes.

Como combater?

Os desodorantes usam ingredientes à base de álcool e agentes antimicrobianos para evitar que as bactérias cresçam e se acumulem, resultando em uma quantidade menor de suor inodoro convertido em fluxo após fluxo do odor corporal.


Mas, a maioria dos desodorantes no supermercado não são apenas desodorantes — eles também são antitranspirantes. Esses produtos, além do efeito desodorante, usam ingredientes à base de alumínio para bloquear temporariamente a liberação de suor pelos poros e evitar que as bactérias se multipliquem.


O problema de produtos assim, é que além de ingredientes à base de alumínio e álcool, eles também contêm outros aditivos, como:


  • Conservantes
  • Fragrâncias (geralmente sintéticas)
  • Petrolatos
  • Parabenos
  • Entre outros

Ainda que não existam evidências científicas concretas, o alumínio e/ou qualquer outro ingrediente encontrado em desodorantes antitranspirantes, podem ser absorvidos pela pele e levar a problemas de saúde mais sérios como câncer.

Desodorante Natural Funciona?

Diante de todas essas informações, se vocês ainda se perguntam “por que usar desodorante natural?”, saibam que por um motivo chave para a manutenção da saúde da cútis: seus ingredientes naturais.


Os benefícios de se aplicar na pele um desodorante natural sem alumínio na pele são inúmeras, meninas. Um desodorante natural para axilas é feito com ingredientes compatíveis com a química do nosso corpo, com propriedades desinfetantes, anti-inflamatórias e antibacterianas. 


Embora desodorantes naturais possam ajudar a reduzir o odor nas axilas (muitas vezes contando com os agradáveis aromas dos óleos essenciais de frutas e ervas), não esperem que eles realmente reduzam o suor como um antitranspirante. 


Normalmente neles contêm ingredientes que podem ajudar a absorver a umidade, mas a finalidade não é essa e sim, combater o mau cheiro. E já disse aqui neste artigo que isso não é uma coisa ruim! O suor é natural e bastante saudável para a hidratação da nossa pele.

Transição para Desodorante Natural

Caso você esteja pensando em se livrar de vez dos desodorantes e antitranspirantes convencionais, é entrar no período de transição para um desodorante natural. E digo por experiência própria que é super simples!


Para isso, o primeiro passo é se desintoxicar dos efeitos e substâncias que os desodorantes antitranspirantes deixaram na sua pele e organismo. E a notícia boa, meninas, é que depois de se desintoxicarem, o suor nas axilas vai diminuir. E isso vai contribuir para que as bactérias presentes nessa região não se multipliquem e produzam o temível mau cheiro. 


Durante esse período existem uma série de dicas que vocês podem conferir no artigo Como foi minha transição para desodorante natural? que vão facilitar e muito a jornada para uma vida mais saudável e ecologicamente responsável!

Desodorante Natural Le Fruit

Aqui na Le Fruit temos o Desodorante Sport Menta, formulado com extrato de Menta e estéres de xilitol de origem vegetal, molécula 100% biodegradável. Ele é uma excelente opção para praticantes de esportes e para pessoas com suor excessivo porque garante uma ação prolongada.


Para quem quer clarear as axilas, temos o Desodorante Nutritivo Maracujá que, além do extrato de maracujá, apresenta ingredientes como gengibre e niacinamida B3 que atuam no processo natural de recuperação e uniformização da tonalidade natural da pele. Dessa forma ele consegue manter suas axilas secas, protegidas e livres do mau odor.


Por fim, temos também o Desodorante Natural Uva Verde, que além de um aroma delicioso, hidrata a pele das axilas, é anti-inflamatório e elimina bactérias que causam o mau odor. Tudo com a secagem rápida! 


E a boa notícia, meninas é que todos os nossos desodorantes não possuem tóxicos como o temível Alumínio, Conservantes Sintéticos, Parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos. Ou seja, desodorantes naturais que funcionam e são 100% saudáveis!

 

Mão feminina segurando Desodorante Uva Verde




Gostaram do tema de hoje, meninas? O que mais vocês têm dúvidas a respeito de desodorantes naturais? Me contem aqui nos comentários ou em nossas redes sociais. Até o próximo artigo!


Beijos, Isa. <3

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.