Gerânio Óleo Essencial: Como Usar na Sua Pele

Olá meninas! 


Eu gosto de sempre reiterar para vocês o quão fortalecedor é para a nossa saúde, consumir produtos de origem e formulação 100% natural. Uma das maneiras de se acessar aos inúmeros benefícios destes produtos, é através dos óleos essenciais extraídos de uma infinidade de vegetais.


Para esse artigo, vou apresentar para vocês o óleo essencial de gerânio, todas as suas funções e benefícios; e claro, como usar esse material em nossa pele e mantê-la sempre nutrida e saudável! Bora lá?

Óleo Essencial de Gerânio

O Gerânio é um arbusto perene nativo da África do Sul, Zimbábue e Moçambique que possui pequenas flores rosa e folhas pontiagudas. Seu óleo essencial é extraído por destilação das folhas, flores e caules da planta, sendo que, das muitas variedades desta planta, a mais utilizada para fazer o óleo essencial é da espécie Pelargonium graveolens.


disse uma vez a vocês que o uso dos óleos existe há milhares de anos. Até hoje eles fazem parte de práticas espirituais, terapias holísticas (como a aromaterapia) e demais cuidados naturais de cura e limpeza. Dependendo de qual vegetal ele for extraído, meninas, terá diferentes funções tanto para a nossa mente quanto para o nosso corpo. 


Eles podem ser encontrados nas composições de vários produtos ou in natura. Mas um importante detalhe quanto ao seu manejo: todos os óleos essenciais devem ser aplicados com o auxílio de veículos carreadores para que sejam diluídos. Estes veículos podem ser: 


  • água
  • óleos vegetais (como de azeite, de castanha, semente de uva, entre outros)
  • cremes hidratantes
  •  gel (de aloe vera)
  • argilas (para máscara)

O óleo essencial de gerânio, especificamente, é um líquido amarelo alaranjado com textura oleosa e aroma balsâmico doce.

Gerânio Óleo Essencial Benefícios

Eu posso afirmar com tranquilidade, meninas, que o óleo de gerânio possui substâncias com as propriedades ideais para um efetivo tratamento da pele, meninas. Dentre os inúmeros benefícios desse insumo natural, estão:

Ajudar a Reduzir Rugas

O óleo de rosa de gerânio é conhecido por seu uso dermatológico no tratamento do envelhecimento, rugas e / ou pele seca. Ajuda a minimizar o aparecimento de rugas, prorcionando firmeza a pele do rosto e reduzindo os efeitos do envelhecimento.

Combater Infecções

Estudos têm mostrado que o óleo de gerânio tem poderosos recursos antibacterianos e antifúngicos, essas propriedades encontradas neste óleo podem ajudar a proteger nosso corpo contra infecções.

Ser um Desodorante Natural

O óleo de gerânio é um óleo circulatório, o que significa que sai do corpo através da transpiração.


Como esse óleo tem propriedades antibacterianas, ele ajuda a eliminar odores corporais e pode ser usado como desodorante natural. 

Melhorar a Saúde da Pele

Com suas propriedades antibacterianas e anti inflamatórias, o óleo de gerânio pode melhorar a saúde da pele. Ajuda a combater a acne, dermatites, entre outras imperfeições da pele. 

Ser Cura

Ajuda a acelerar a cicatrização de feridas, ativando a coagulação do sangue.


Além de ajudar a eliminar o aparecimento de cicatrizes e manchas e a melhorar a circulação sanguínea logo abaixo da superfície da pele.

Gerânio Óleo Essencial Para que Serve?

Além de suas funções cosmetológicas, meninas,o óleo essencial de gerânio serve para auxiliar em tratamentos medicinais. Um ótimo exemplo, é seu uso na diminuição de comorbidades da TPM, como as dores de cabeça, irritação, cólicas, dores nas mamas, enjoos e, principalmente, oscilações de humor. 


Caso seja utilizado junto ao óleo de menta, o óleo essencial de gerânio pode ajudar a controlar todo tipo de vício, como cigarro, álcool e drogas. Ele também é um excelente vetor nos processos de emagrecimento, principalmente se a pessoa tiver uma alimentação saudável e balanceada, atrelada à prática da atividade física.

Outro importante setor em que se utiliza bastante do óleo essencial de gerânio, é em terapias holísticas como a Aromaterapia. Utilizando um difusor ou aromatizador, o aroma adocicado o óleo essencial de gerânio irá trabalhar com suas propriedades antioxidantes, bactericidas, anti-inflamatórias, antissépticas e adstringentes.

Porque Usar Óleos Essenciais na Pele?

De maneira geral, amores, usar óleos essenciais na pele é uma excelente maneira de se experimentar os benefícios dos óleos essenciais para o corpo. 

Quando utilizados corretamente, os óleos essenciais podem ser extremamente benéficos para a pele, suavizantes para o corpo, úteis em massagens e podem ser usados de uma série de maneiras na vida cotidiana. 

A aplicação tópica é única porque permite que o usuário se concentre em áreas específicas do corpo para alcançar um efeito desejado. Além dos benefícios direcionados, muitas formas de aplicação tópica podem proporcionar suporte em geral para todo o corpo. 

Além disso, os óleos essenciais são úteis para reduzir a aparência de imperfeições da pele, suavizar a pele irritada, purificar a pele oleosa, ajudar a reduzir a aparência de rugas e linhas finas, promover uma pele facial de aparência saudável, ajudar a reduzir a aparência de manchas e muito mais.

Cosméticos Naturais com Gerânio

Por conter um aroma adocicado e floral, o óleo essencial de gerânio é utilizado em uma infinidade de produtos cosméticos, (como argilas faciais, hidratantes, cremes, shampoos), pois são substâncias lipídicas solúveis, o que lhes permite penetrar na pele com facilidade.

Nós aqui da Le Fruit, temos como exemplo a nossa Máscara Facial Suavizante Gerânio, que tem como função estimular a cútis e evitar a formação das temidas linhas de expressão. Ela combina a ação do óleo essencial de gerânio, com as argilas vermelha e branca, promovendo a oxigenação das células, melhorando a hidratação, aumentando a elasticidade, estimulando a microcirculação e, assim, suavizando as marcas e rugas.


E aí, amores? Gostaram de saber mais sobre o óleo essencial de gerânio? Caso tenham alguma experiência com essa maravilha natural, compartilhem com a gente aqui nos comentários! Beijos e até o próximo artigo!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .