Glicerina Bidestilada: Descubra Como Usar da Forma Correta

Olá meninas!


Quando nós vamos ler algum rótulo de produto, por diversas vezes, encontramos entre as fórmulas a substância glicerina. E ela pode estar em diferentes versões, como glicerina vegetal ou glicerina bidestilada. Mas afinal, o que é e pra que serve essa substância? Qual a diferença entre as suas versões?


Nesse artigo, vou explicar pra vocês o que é, para que servem as suas outras versões e o quanto a glicerina pode deixar a nossa pele MARAVILHOSA! Bora lá?

Glicerina bidestilada: o que é?

Antes de explicar o que é a glicerina bidestilada, é preciso explicar sobre a glicerina. Como falei com vocês aqui neste artigo, a glicerina na realidade é conhecida cientificamente como glicol, um álcool de açúcar. É uma substância líquida incolor, viscosa e sem cheiro, que pode ser extraída de fonte animal, vegetal ou sintetizada.


A glicerina pode é utilizada em diversas indústrias comerciais, entre elas, a indústria alimentícia, farmacêutica, de fertilizantes e, é claro, a de cosméticos (para a nossa alegria!). Das versões da glicerina, existem a glicerina vegetal e a glicerina bidestilada. Porém, muitas pessoas tendem a confundir as duas na hora de escolher qual utilizar, mas calma, amores, que vou explicar quais são essas diferenças.

Glicerina bidestilada vegetal

Para entender melhor, a glicerina vegetal é também conhecida como glicerol. Essa substância é um carboidrato derivado de óleos vegetais, como o óleo de coco. Como o glicol, é um líquido incolor viscoso altamente solúvel em água.


Já a glicerina bidestilada, pode ser de origem animal. Isso porque muitas indústrias de sabão usam a gordura animal (sebo bovino e suíno) como base da produção de sabão e a glicerina, por sua vez, é subproduto desse processo (é retirada do sabão para ser comercializada).


Ou seja, amores, para nós que utilizamos de produtinhos vegetais, veganos e crulty free, é imprescindível verificar a origem da glicerina bidestilada. Caso queiram utilizar essa versão, a  dica é apostar sempre na vegetal! 

Glicerina bidestilada para que serve

A glicerina bidestilada serve para diversas finalidades. Isso porque ela possui ação emolientes, lubrificantes, umectantes, hidratantes e higroscópicas que contribuem para absorção da água, seja através dos cabelos ou da pele, promovendo hidratação e maciez. Por isso, ela pode ser encontrada em:



  • em condicionadores e shampoos
  • em pastas e cremes, tanto para o cabelo como pele
  • esfoliantes
  • hidratantes
  • limpadores de maquiagem de alto desempenho
  • loções e perfumes
  • maquiagens
  • protetores solares
  • sabonetes glicerinados e sabonetes líquidos e sabonetes íntimos

Aqui na Le Fruit, a glicerina de origem vegetal faz parte da maioria de nossos produtos pelas suas características calmantes, emolientes e, principalmente, hidratantes. Nosso Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, por exemplo, tem a glicerina como um de seus ingredientes principais. 


Ele pode ser utilizado por qualquer tipo de pele e tanto no rosto quanto em todo o corpo. Além disso, é totalmente natural: é livre de conservantes sintéticos, parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos. Uma maravilha, não é mesmo? 

Glicerina bidestilada como usar

A boa notícia, amores, é que a glicerina bidestilada vegetal, por ser um produto neutro e suave, pode ser utilizada por qualquer tipo de pele e cabelos.

Glicerina bidestilada no cabelo

Nos cabelos, a glicerina possui efeitos hidratantes nos cabelos e maciez, desde que usada corretamente. 


Ela extrai a umidade do ar, levando-a para os fios. Proporciona ainda uma ‘barreira’ ao redor dos fios, mantendo assim, a umidade no interior deles. Além dos benefícios hidratantes, a glicerina também contribui para fortalecer o cabelo, diminuindo a quebra e a formação de pontas duplas e ressecadas.


Veja abaixo o passo a passo para fazer uma hidratação com glicerina para o cabelo. O que você vai usar:


  • 2 colheres de sopa de alguma máscara de hidratação capilar
  • 1 colher de sopa de glicerina bidestilada vegetal
  • 1 borrifador com água
  • 1 touca de banho
  • 1 leave-in de base vegetal (de sua preferência)

Em um recipiente limpo, misture a colher de sopa de glicerina com as duas colheres de sopa da máscara de hidratação que você escolheu. Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a mistura mecha por mecha, do sentido da raiz até as pontas. Não aplique na raiz.


Para potencializar a hidratação, você pode usar um borrifador para borrifar água por todo o cabelo. Coloque uma touca de banho e deixe agir. Para que a umidade do ar seja melhor absorvida pelos fios, prenda os cabelos e coloque uma touca de banho. Depois, deixe a mistura agir no seu cabelo por cerca de 20 minutos à meia hora.


Passado esse tempo, enxágue o cabelo. Para finalizar essa hidratação, aplique um leave-in de sua preferência por todo o cabelo e deixe que ele seque naturalmente.

Glicerina bidestilada na pele

A glicerina ajuda a deixar a pele mais macia e, por consequência, pode deixar a aparência mais jovem. Ainda, um estudo realizado em 2003, na Dinamarca, mostrou que a elasticidade da pele melhorou bastante depois de uma aplicação de apenas 10 minutos de glicerina. Dessa forma, a glicerina já tem sido usada em produtos para ativar o tônus da pele, ajudando a reduzir rugas e sinais da idade.


E assim como a propriedade de hidratar os cabelos, a glicerina vegetal também hidrata o corpo, desde que seja usada na concentração adequada. Mas é importante saber, meninas, que não é aconselhável usar a glicerina diretamente na pele, pois ela pode aumentar a perda de água. Por isso, a glicerina deve ser combinada a outros ingredientes como emolientes e/ou óleos.


Como um ótimo exemplo, vou ensinar a vocês uma receitinha MARA de glicerina bidestilada com aloe e vera, perfeita para esfoliar a pele e remover as células mortas, além de hidratar na medida certa, sem deixá-la oleosa. Para fazer você vai precisar:


  • uma folha de babosa
  • aveia em pó
  • uma colher de chá de glicerina vegetal bidestilada

Pegue uma folha de babosa e retire o gel com a ajuda de uma colher. Em um recipiente misture o gel com duas colheres de sopa de aveia em pó e uma colher de chá de glicerina. Mexa até obter uma pasta cremosa. Aplique a mistura com uma fina camada e deixe agir na pele por 10 minutos. No final, lave abundantemente com água fria.


E aí, amores? Gostaram de saber mais sobre a glicerina bidestilada? Conhecem alguma outra receita com esse produtinho mara? Compartilhem com a gente nos comentários e até o próximo artigo!

2 comentários

  • mqEsYyfGOuc

    bomqQVcHfiwnh
  • nPhmRctJFzDOSgpr

    dPycEbYwurMAnLC

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .