Home Office Saudável: Dicas de boas práticas

Olá meninas!


A pandemia alterou fortemente a minha rotina… e a de vocês? Estão trabalhando em casa? Eu confesso que me desdobro entre home office e a sede da Le Fruit, então eu sei como o home office pode ser desafiador e, pior, não muito saudável as vezes.


Afinal, duas coisas podem acontecer: nos distraímos facilmente e não conseguimos trabalhar ou não trabalhamos tanto que chegamos a nos sobrecarregar. Para que isso não ocorra, eu separei algumas dicas importantíssimas para que você tenha crie um ambiente agradável e tenha home office saudável. Bora conferir, amores?!


Home office produtivo


Como eu já comentei, meninas, a produtividade é uma das principais preocupações quando falamos em home office… Para ajudar vocês a manterem uma rotina e conseguirem cumprir as metas, eu separei algumas dicas. Confira:


Dicas para um home office produtivo

Separe um local para trabalho


Eu sei que a tentação é grande, mas nada de trabalhar na cama ou sentada no sofá. Além de prejudicar, e muito, a sua postura, ainda te deixará mais propensa à preguiça. Assim, a dica é separar um cantinho da sua casa, com uma mesa e uma cadeira confortável, onde você poderá focar nas tarefas do seu dia.


Tome um bom café da manhã


Outra tentação constante do home office que vocês precisam vencer, amores, é acordar em cima da hora e logo começar a trabalhar. Contudo, começar o dia com tempo para tomar um café tranquilo pode fazer uma grande diferença na rotina de trabalho. 


Por isso, programem o despertador para o horário que seria necessário para vocês se deslocarem para o local de trabalho. Assim, vocês terão tempo para preparar um belo café da manhã. Afinal, nada melhor do que começar o dia bem alimentada e com tempo para a rotina de cuidados com a pele, não é mesmo?!

Foto: Alimentação balanceada no home office 

Troque de roupa!


Com as primeiras duas dicas ficou claro que vocês precisam manter uma rotina, não é garotas?! E, isso inclui não trabalhar usando o seu pijama, mesmo que seja muito tentador…


Eu digo isso, meninas, pois o nosso cérebro, automaticamente,  associa essas roupas com o nosso período de descanso e pode interferir muito produtividade durante o expediente. Isso não quer dizer que vocês precisam colocar um terninho e um salto alto, vocês podem usar roupas confortáveis, mas precisam lembrar de trocar o pijama!


Faça pausas e respeite os horários


Muito antes da pandemia, muitas pessoas já trabalham em casa, contudo não são todas as pessoas que conseguiam se adaptar, afinal é preciso muita atenção e disciplina. Estando em casa, é muito fácil se distrair ou trabalhar demais. Para evitar que isso ocorra, respeitar o horário de trabalho é essencial, lembrando de fazer pausas para tomar água e se alongar também ajudarão a ter uma rotina de home office saudável.


Cuidados com a saúde no home office


Além dos cuidados e dicas para trabalhar home office e ter uma rotina produtiva, é preciso ter uma atenção especial com a saúde física e mental. Para isso, amores, eu separei algumas dicas de autocuidado. Confira:


Como lidar com home office

Foto: Rotina de cuidados no home office 

Evite comer fora de hora


As visitas constantes à geladeira podem ser um problema neste momento de reclusão. Por isso, amores, mantenham as suas refeições nos horários corretos, com uma alimentação equilibrada, evitando o consumo de alimentos gordurosos e de guloseimas cheias de açúcar, lembrando sempre de manter os horários corretos para café da manhã, almoço e janta. Esse cuidado com os alimentos consumidos e com os horários é importantíssimo para manter sua disposição e cuidar da sua saúde.

Faça uma pausa e se alongue


Mais uma vez, meninas, a dica das pausas aparece por aqui. Isso porque fazer intervalos é importantíssimo para o seu desempenho trabalhando em casa. Pode parecer absurdo, mas é a mais pura verdade… 


Para provar para vocês, deixe-me fazer uma pergunta: Quando vocês trabalham na sede da empresa, vocês ficavam toda a jornada de trabalho mergulhadas na tela do computador? Eu aposto que não. Por isso, as pausas são importantíssimas, pois permitem que vocês não fiquem tão cansadas e que observem as tarefas a serem resolvidas com outros olhares. Afinal, quem nunca quem uma pausa, se afastou de uma tarefa, e teve um start para resolução de um problema a ser resolvido?!


Mas, além de ser ótimo para que o trabalho flua, as pausas são ótimas maneiras de prevenir dores no corpo. Por isso, lembre-se de colocar o celular para despertar e separar uns minutinhos da sua rotina para levantar da cadeira e alongar o corpo… 


Observe a iluminação do ambiente


A iluminação é outro fator importantíssimo quando falamos em home office. A luz muito fraca pode forçar o seu olho e uma iluminação muito forte pode causar a famosa “vista cansada” e, mais tarde, poderá provocar problemas para a visão de vocês, meninas. Por isso, apostar em uma iluminação natural é essencial. 


Agora, se o único espaço que vocês tiverem em casa não receber muita luz natural, a dica é ajustar a iluminação, de forma a equilibrar a luz do ambiente com a da tela. 


Pratique exercícios regularmente


Por estar todos os dias em casa é essencial manter a prática de exercícios físicos, afinal vocês estarão cuidando do corpo e da mente. Mas, se vocês estiverem pensando como realizar isso, já que estarão em casa, saibam que com a pandemia diversos profissionais da área da educação física começaram a postar treinos leves que se pode fazer em casa sem precisar comprar ou utilizar equipamentos. 


Uma ótima opção de exercício o pilates solo, que possui inúmeros benefícios para o corpo, como alívio de dores musculares, e para a mente, com o relaxamento e melhora da concentração.


E então meninas, essas dicas foram úteis para vocês? Como está sendo trabalhar em casa? Compartilhem conosco nos comentários e vamos trocar experiências! 


Agora, se vocês sentiram que estão para baixo e precisam cuidar mais de si mesmas, confiram 5 Dicas de Cuidados Pessoais Para Você Aderir na Quarentena!


Espero que todas estejam bem!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .