Rotina de Cuidados com a Pele: Passo a Passo Simples

Hello amores!


Hoje nós queremos falar de um tópico importantíssimo quando se deseja ter uma pele MARAVILHOSA: a rotina de cuidados com a pele! Começar e manter os cuidados diários não é algo fácil, mas os resultados fazem toda a diferença no visual e aspecto da nossa skin.


A preguiça pode ser uma grande inimiga da nossa skincare. Afinal, o trabalho, a casa, a família, os amigos… são tantos os compromissos que exigem a nossa dedicação que às vezes preferimos sentar cinco minutos, sem fazer nada, do que aplicar os cuidados. Mas, devemos lembrar que ela é um ato de amor a nós mesmas e não uma obrigação! 


Para ajudar nesse processo, separamos dicas simples que podem ser realizadas em casa, sem complicações, que vão dar um up na aparência da pele! Então, bora ao passo a passo meninas?!

Foto: Rotina de cuidados com a pele = auto amor

Rotina de cuidados com a pele durante o dia

Independente se sua pele for oleosa, mista ou seca, a rotina de cuidados durante o dia ajuda a tratar as necessidades, eliminar os incômodos e preparar a face para enfrentar o dia - principalmente se forem aplicados durante a manhã, logo ao acordar. Mas, falar é fácil, as dúvidas surgem mesmo na hora da prática, né amores? Vamos ao passo a passo:

1 - Comece com a limpeza

O primeiro passo de qualquer rotina de cuidados com a pele é a limpeza. E, se você vai aplicar essa rotina na pele durante o dia, a higienização é mais essencial ainda, pois ajuda a remover a oleosidade e as impurezas que acumularam durante o sono, além de desobstruir os poros e preparar a pele para receber os demais produtos.


Assim, escolha o sabonete específico para  o seu tipo de pele e aplique no rosto, massageando enquanto espalha. Enxágue.

2 - Aplique antioxidantes

Depois de cuidar da limpeza, aplique um antioxidante na face, como vitamina C, E ou ácido hialurônico . Esses produtos têm propriedades que reforçam as defesas naturais e previne danos na pele, geralmente causados pela poluição ou exposição à radiação solar.

3 - Use seu creme de tratamento

O terceiro passo da rotina de cuidados da pele durante o dia é o uso do seu creme de tratamento, seja para hidratar, controlar de acnes e espinhas ou para amenizar as rugas e manchas na pele. 

4 - Não esqueça do protetor solar

Faça chuva ou faça sol, é o filtro solar deve ser aplicado todos os dias. Afinal, ele é um escudo contra os raios solares. Aplique o protetor solar por todo o seu rosto, com movimentos delicados e suaves.

5 - Hidratante labial

Você sabia que os lábios são muito sensíveis e precisam de cuidados? É verdade amores! E por isso, o último passo da rotina de cuidados da pele durante o dia é o uso do hidratante labial. Com esse carinho especial na boca, você terá lábios hidratados e macios, além de deixá-los com um brilho especial, pois pode reaplicar sempre que necessário. Tudo de bom, não é mesmo?!

Rotina de cuidados com a pele a noite

Mesmo que você tenha realizado os passos durante o dia, não pode esquecer de manter a rotina de cuidados com a pele a noite. Afinal, remover todas as impurezas e maquiagens da pele é essencial para uma pele PERFEITA. Dessa forma, a primeira dica noturna, também, é a limpeza da pele. Confira:

1 - Remova a maquiagem

Estamos cansadas de saber que dormir com maquiagem é terrível para a saúde e beleza da nossa pele, não é mesmo?! Então, o primeiro passo da rotina noturna é aplicar demaquilantes ou água micelar para limpar a pele.

2 - Lave o rosto


Mesmo que pareça que seu rosto já está limpo, após aplicar o demaquilante ou a água micelar, é importante lavar o rosto com o sabonete próprio para seu tipo de pele. Uma dica é aplicar o produto com as mãos em movimentos suaves.

3 - Aplique um tônico facial

Muitas pessoas não entendem a função do tônico na pele e por isso acabam não o incluindo na rotina de cuidados com a pele durante a noite. Porém, eles são ótimos, pois ajudam a normalizar o pH e eliminam resíduos que o demaquilante e sabonete não conseguiram remover, como restos de maquiagem ou o filtro solar.

Assim, a limpeza é mais profunda e não agride a pele, pois possuem, normalmente, sua base em água, deixando os poros desobstruídos, evitando infecções e o desenvolvimentos dos terríveis cravos e espinhas. Além disso, os tônicos ajudam a preparar a pele para a aplicação dos cremes hidratantes. São muitos benefícios para deixar esse produto de fora, né amores?!

Se você tem dúvida sobre a aplicação do produto, molhe um algodão com o tônico e aplique na pele, sem arrastá-lo na pele.

4 - Use máscaras faciais para acalmar a pele

Até chegar ao fim do dia a pele já passou por muitas situações e “sentiu” todas as nossas emoções. Para ajudar a acalmar ou desinchar a cútis, uma dica é aplicar máscaras faciais. Elas não precisam ser usadas todas noites, mas ótimas aliadas na hora de manter a saúde da pele, como a máscara argila rosa com óleo essencial de Gerânio, que devolve a hidratação natural da pele e suaviza as linhas de expressão ou a máscara de argila dourada com óleo essencial de Ylang Ylang, que ameniza as manchinhas do rosto e estimula o colágeno natural. E se você possui a pele oleosa, sabe que a máscara de argila verde pode fazer milagres para amenizar a situação.

Foto: Texturas - Argila Verde, Dourada e Rosa 

 

5 - Finalize com o creme de hidratação

A hidratação é essencial para evitar o envelhecimento precoce da pele, pois ele devolve a água perdida ao longo do dia. Assim, finalize a rotina de cuidados com a pele noturna com o uso do creme de ideal para o seu tipo de pele e complemente com o anti-idade.

 

Foto: Hidratante de Hibisco e Framboesa com antioxidantes naturais 


Rotina de cuidados com a pele 30 anos

Após os 30 anos, a pele começa a mudar por conta da perda da elasticidade, do colágeno e da hidratação natural. E, mesmo que não consigamos evitar completamente o envelhecimento há alguns cuidados que podem prevenir e manter a firmeza da pele por mais tempo. Entre os cuidados especiais está o uso dos produtos certos e manter a rotina de cuidados com a pele. Confira:

 

  • Lave o rosto todos os dias, pela manhã e noite;
  • Nunca durma com a maquiagem aplicada. Se sua pele estiver mais sensível, use lenços umedecidos para removê-la;
  • Use cremes hidratantes e anti-idade, eles deixam a pele mais firme, brilhante e saudável;
  • Aplique máscaras faciais;
  • Sempre lembre de usar o protetor solar.

 

Foto: Hidratante Facial e Corporal de Hibisco e Framboesa com ativos botânicos 

Quer saber mais sobre os cuidados com a pele depois dos 30? Leia nosso post especial sobre a pele madura!

Rotina de cuidados com a pele oleosa e com acne

Quem tem a pele oleosa e com acne sabe como a limpeza e rotina de cuidados é essencial para amenizar, controlar e em alguns casos até acabar com o aparecimento de cravos e espinhas. Nesses casos, o cuidado precisa ser ainda maior e se você tiver tempo, deve ser repetido até três vezes ao dia. Confira:

Rotina de cuidados com a pele com acne (pela manhã)

  • Assim como nas demais rotinas de cuidados, o primeiro passo é lavar o rosto com um sabonete próprio para pele oleosa e com acne;
  • Com a pele limpa, aplique um dermocosmético antiacne;
  • Lembre de aplicar um protetor solar, com no mínimo fator FPS 30, e textura oil free e toque seco;
  • Depois disso, sua pele está pronta para receber a maquiagem e enfrentar a manhã!

Rotina de cuidados com a pele com acne (à tarde)

 Caso você consiga reservar um tempo para cuidar da pele, reaplique o filtro solar e use um spray para controle de oleosidade. Uma dica é procurar produtos que possam ser usados depois da maquiagem, assim você poderá continuar o dia livre da oleosidade.

Rotina de cuidados com a pele com acne (à noite)

 Remova a maquiagem da pele com água micelar;

  • Lave o rosto com um sabonete próprio para o seu tipo de pele, para remover o excesso de oleosidade e os restos de maquiagem que podem ter permanecido;
  • Lembre de aplicar um hidratante facial, específico para o seu tipo de pele e sua pele está pronta para descansar. 

 Rotina de cuidados com a pele natural

Ter uma pele natural, com a premissa do uso de produtos puros e orgânicos, também exige cuidados. Os cosméticos podem ser encontrados em lojas especializadas ou você mesma pode produzi-los, mas é sempre importante lembrar de manter sua rotina de cuidados com a pele natural, para que ela esteja sempre linda. 

  • O primeiro passo é utilizar o seu sabonete natural para a limpeza da pele;
  • Depois lembre de utilizar um tonificante, pois ele auxilia na hidratação, na limpeza e a equilibrar o pH da pele. Se você não sabe qual utilizar, há as opções de águas termais (que carregam os minerais do solo de onde foram retiradas) e águas florais (extraídas durante a destilação dos vegetais e possuem as suas característica);
  • Por último, aplique o hidratante de sua preferência. Há produtos veganos como o nosso Hidratante Hibisco e Framboesa, que é natural e cruelty- free, livre de conservantes sintéticos, parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos.

Qual a ordem dos produtos para o rosto?

Para algumas mulheres a rotina de cuidados para a pele pode ser algo fácil, mas para outras pode ser algo difícil de compreender e colocar em prática. Se você está nesta última categoria, não precisa ficar preocupada, pois nós vamos te ajudar!

Durante o passo a passo das rotinas, nós incluímos a ordem em que os produtos devem ser utilizados no rosto, mas se você ainda tem alguma dúvida, continua a leitura amore, pois vamos explicar a importância de cada um dos produtos. Bora lá?!

1. Sabonete ou gel de limpeza

Como você pôde notar, o primeiro passo de todas as rotinas sempre é a limpeza com sabonetes ou géis. Isso ocorre pois quando a pele está bem higienizada, ela absorve de uma maneira melhor os ativos e nutrientes presentes nos demais produtos que serão aplicados;

2. Tonificante ou água micelar

Tanto o tônico quanto a água micelar ajudam a remover as impurezas da pele que possam ter permanecido na pele, mesmo após a limpeza com sabonete. Por isso, o segundo passo é a utilização de um desses produtos, de forma a ter uma limpeza ainda mais profunda. Além disso, o tonificante possui propriedades que ajudam a regular o pH da pele, que pode estar alterada por conta das agressões externas ou do próprio sabonete usado. São muitos benefícios para deixar de fora, né meninas?!

3. Hidratante

    Com a pele limpa, o próximo passo é aplicar o hidratante ideal para o seu tipo de pele;

    4. Tratamentos

      Após receber o creme hidratante, a sua pele está pronta para a aplicação dos produtos como antioxidante, anti acne, olheiras ou antirrugas. Se você utiliza algum cosmético para a área dos olhos, eles devem ser os primeiros a serem aplicados e os demais em seguida. Geralmente, os antioxidantes são usados na rotina pela manhã e antirrugas pela noite;

      5. Protetor solar

        Mesmo que muito falado, sempre é bom ressaltar: o protetor solar é a última etapa da rotina de cuidados com a pele, mas é muito importante. Não esqueça de utilizá-lo, afinal, ele protege a pele contra a ação do sol, prevenindo o envelhecimento precoce.

        Outra dica para você que está em dúvida sobre qual produto aplicar primeiro, é priorizar os mais líquidos, que em contato com a pele são absorvidos de uma forma melhor e em seguida os mais densos e cremosos, como hidratante e protetor solar, pois por serem mais consistentes, formam uma camada que impedem que a pele absorva soluções mais leves.

        Produtos para cuidados com a pele

        Escolher os produtos certos para a sua rotina de cuidados diários é outra problemática, né amores?! Afinal, existem inúmeras opções de produtos e fórmulas disponíveis para compra. Mas, um conselho é que você descubra o seu tipo de pele - seja oleosa, mista, normal ou seca - e opte por produtos que se encaixem no seu perfil. Afinal, produtos para tipos diferentes de skin podem causar mais prejuízos como desequilibrar mais a pele, causando oleosidade ou ressecamento.

        Então meninas, vocês se identificaram? Essas dicas foram úteis para vocês? Deixe um comentário e compartilhe conosco um pouco sobre a sua rotina de cuidados com a pele!

        1 comentário

        • Nesse mesmo post, específicamente no início e no final, vcs trocaram a ordem da aplicação do hidratante, antes vinha após a vit c por exemplo, e no final na ordem de produtos, vcs colocaram antes.

          Ana

        Deixe um comentário

        Nome .
        .
        Mensagem .