Marketing Verde: O que é e Porque Você Precisa Aplicar Agora

Hello amores!

Hoje queremos falar sobre um conceito que está cada vez mais em alta, o marketing verde. Você pode estar se perguntando como isso impacta a sua vida, né amore?! Mas, nós que amamos as frutinhas, os animais e nos preocupamos com o meio ambiente devemos ter o conhecimento desse assunto para não sermos enganadas pelas empresas que se dizem sustentáveis, porém, na prática não são.


Vocês já devem saber como a Le Fruit nasceu do desejo, e necessidade, de conhecer as substâncias que são aplicadas em nossos corpos, da busca pelo natural e pelos produtos que fossem realmente benéficos para as demandas de cada uma de nós. Assim, visamos sempre o melhor para nossas consumidoras e para o meio ambiente. Procuramos sempre deixar claro quais os ingrediente usados em nossos produtinhos e incentivamos o reaproveitamento das embalagens.


E, é por isso que, além dos selos de Cruelty-free, Vegan e Paraben Free, a Le Fruit possui o selo Eureciclo. Caso você não saiba o que é isso, ele consiste em um modelo de compensação ambiental para logística reversa, de forma em que uma massa de resíduos, equivalente ao que colocamos no mercado recebe o destino ambientalmente correto.

 

Foto: Selos Le Fruit Cosmetics 


Com isso, você já deve ter percebido que falamos muito sobre como somos 100% naturais e eco-friendly. Isso, é o que chamamos de marketing verde. Agora, amore, você que busca uma beleza natural, consegue perceber o motivo pelo qual é tão importante ter o conhecimento deste conceito?


Tudo isso pode parecer um pouco complexo, mas nada de pânico meninas! Nós preparamos o artigo de hoje especialmente para te explicar o que é e alguns exemplos de marketing verde. Bora lá amores?!


Marketing Verde

Vocês devem estar mais familiarizadas com o conceito do que é marketing, né amores. Ele entrega valor aos produtos para satisfazer as necessidades das pessoas. Quando falamos em marketing verde, as ações elas estão mais focadas ao benefícios que trarão ao meio ambiente, desde a elaboração dos produtinhos ou em suas divulgações. Mas, vamos a uma definição mais clara.


O que é marketing verde?

Conhecido também como marketing ambiental ou ecomarketing, o marketing verde é uma estratégia de marketing focada nos benefícios e nos diferenciais dos produtos quando se fala em meio ambiente. Assim, há muita ênfase na sustentabilidade e na postura da empresa em relação aos impactos que a fabricação e distribuição dos produtos pode causar na natureza, diminuindo ao máximo os impactos negativos de uma produção desenfreada. 


Agora, se você quer uma definição rápida e fácil do que é o marketing verde, pode-se dizer que as empresas comunicam aos seus clientes que possuem uma consciência ecológica e praticam isso no seu dia a dia de forma efetiva, o marketing verde fará parte do propósito da empresa. 

Foto: Hidratante de Hibisco e Framboesa 



Como surgiu o marketing verde?

Há registros de que essa “onda” do marketing verde tenha surgido próximo a década de 60, amores. Mas, especialistas no assunto, como a Rock Content, afirmam que o ecomarketing se firmou a partir da década de 90, quando as tendências dos consumidores em buscar produtos eco-friendly começou a ser percebida.


Os primeiros locais que sentiram os impactos nas vendas de empresas que se diziam amigas da natureza, foram Europa e Estados Unidos da América. Ali, os consumidores começaram a ter uma consciência ecológica maior. E, foi justamente com filiais desses países que o conceito de marketing verde chegou ao Brasil.


Quatro pilares do marketing verde

Agora que nós já sabemos os conceitos do marketing verde, podemos falar um pouco mais profundamente sobre as ações e os princípios que as empresas que desejam ser chamadas assim devem seguir. Com isso, amores, vocês poderão entender e perceber quando uma empresa é realmente eco-friendly ou quando estão fazendo as propagandas greenwashing para que nós compremos produtos enganadas. Vamos lá, amores?  O que é Greenwashing? Você precisa saber agora. 


Para ser considerada e estar em conformidade com o ecomarketing, é preciso que as empresas sigam os seguintes princípios, que são considerados os quatro pilares do marketing verde:


  • Ecologicamente correto;
  • Economicamente viável;
  • Socialmente justo;
  • Culturalmente aceito.

Ao colocar em prática esses conceitos, o resultado será a combinação dos aspectos que são conhecidos popularmente como 3R (reduzir, reciclar e reutilizar) e 4S (seguro, sustentável, satisfatório e pró-sociedade).


Se você está se perguntando como identificar uma empresa assim, em meio a tantas que desejam passar aos consumidores a sensação de serem amigas do meio ambiente, uma boa dica amore é ficar atenta aos selos dos produtos. Quando uma empresa segue essas diretrizes, ela poderá ter selos ambientais, como é o caso da Le Fruit, com o selo Eureciclo.

Vantagens do marketing verde

Agora que você entende o que é, como surgiu o marketing verde e os pilares que guiam as práticas, chegou a hora de pensarmos esse conceito em execução e seus impactos na sociedade.


Quando as empresas adotam essas medidas de marketing verde, elas estão cuidando e preservando os recursos naturais do nosso meio ambiente. Consequentemente, todas as vezes que os consumidores compram algum produto de empresas ecologicamente corretas, seja nos mercados, em lojas físicas ou virtuais ou, em farmácias, eles, também, estão cooperando com a natureza.


Isso porque, compraram produtos com embalagens reutilizáveis, diminuindo o número de embalagens plásticas, por exemplo, que estão na natureza ou lixões se decompondo. Além disso, escolhendo produtos de empresas que são ecologicamente conscientes e por preceito possuem práticas de produção com baixo consumo de água ou de emissão de gás na atmosfera, o consumidor está incentivando essas diminuições e uma mudança na forma de atuação das indústrias em geral.


Tudo isso, sem contar amores que as práticas do marketing verde, por si só, trazem muitos benefícios para a nossa sociedade. Afinal, estudos apontam que o Brasil produz mais de 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, com embalagens reutilizáveis, por exemplo, esse cenário pode ter uma grande mudança.


Iniciativas de marketing verde

Agora, amore, se você não conhece muito bem os benefícios e como são as iniciativas de empresas que adotam o marketing verde, separamos alguns exemplos. Assim, você poderá ver como essas práticas são altamente vantajosas para preservar o nosso planeta:


  • Economia de água;
  • Reciclagem de resíduos e incentivo aos consumidores;
  • Separação do lixo da empresa e incentivo aos colaboradores a realizar o mesmo;
  • Embalagens reutilizáveis;
  • Divulgação de formas de reutilização das embalagens do seu produto, como nós fazemos aqui na Le Fruit.

E então amores, vocês também buscam sempre comprar produtos de empresa ecologicamente sustentáveis e naturais? Conta para nós nos comentários!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .