O que é Greenwashing? Você Precisa Saber Agora – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

O que é Greenwashing? Você Precisa Saber Agora

Hello amores!


Como vocês sabem, nós da Le Fruit nos preocupamos muito com o meio ambiente, respeitamos os animais e, principalmente, gostamos de saber o que estamos usando em nosso corpo. Afinal, cada um dos nossos produtinhos são vegan, cruelty-free, e naturais. Sem falar das embalagens que foram pensadas para que cada pessoinha que fizesse uso, pudesse reaproveitá-las.


Porém, infelizmente, há várias empresas, que não possuem essa mesma preocupação com o meio ambiente e tentam ludibriar os consumidores por meio de estratégias de marketing, dizendo-se sustentáveis, que cuidam do meio ambiente e que possuem em suas formulações, apenas, ingredientes naturais. 


Pensando nisso, hoje quero falar sobre Greenwashing. Esse termo está relacionado, justamente, às estratégias de promover discursos, anúncios, ações ou propagandas com esse viés de ser ecologicamente sustentável. Pode parecer um assunto não usual, mas é necessário que pensemos em nosso mundo e no quanto a exploração desenfreada dos recursos pode ser prejudicial. Além, de termos consciência dos químicos que estamos usando em nosso corpo.


Então, amores, bora entender sobre Greenwashing e cuidar do nosso planeta?! Afinal, são as pequenas ações que mudam o mundo.





O que é greenwashing?

Greenwashing é um termo inglês. Seu significado está atrelado ao meio ambiente e ao conceito que ele prega. 


“Green” significa em português “verde”, por sua vez, “washing” significa “lavar ou limpar”. Assim, Greenwashing significa lavagem verde. Pode parecer algo positivo, mas não é, muito pelo contrário. Isso porque empresas que realizam essa prática não estão realmente preocupadas com boas práticas de sustentabilidade.


O conceito dessa palavra está atrelado ao apelo de marketing em passar ao consumidor uma falsa sensação sobre cuidado com o meio ambiente, mas sem demonstrar ou explicar a quem compra as formas como a empresa e os produtos estão beneficiando o meio ambiente, ou melhor deixando de poluir o nosso planeta.


Isso às vezes  acontece quando vemos em campanhas publicitárias o uso da cor verde e o apelo ao “natural” nas embalagens dos produtos, mas quando olhamos para os componentes dos produtos como hidratantes ou maquiagem, por exemplo, há ativos sintéticos e que muitas vezes são tóxicos para a nossa saúde. Assim, amores, infelizmente, muitas pessoas compram pensando que estão usando produtos naturais e que ainda estão  ajudando o meio ambiente, quando na verdade estão sendo enganados pelas empresas greenwashing.


O que é greenwashing ecológico?

As notícias, os estudos e as pesquisas científicas mostram que os impactos da produção de lixo e do gasto dos recursos naturais do meio ambiente, é cada vez mais preocupante. Com a maior divulgação desses estudos, o comportamento do consumidor mudou e muitas pessoas tomaram consciência da importância do resguardo e conservação do nosso planeta e procuram diminuir a sua produção de lixo. Algo muito importante, né amores?! Afinal, precisamos cuidar do nosso planeta.


O problema, é que por conta dessa maior conscientização das pessoas, há empresas que realizam o que chamamos de greenwashing ecológico. Por meio de estratégias de marketing, elas afirmam que seus produtos são sustentáveis e ecologicamente corretos, eco-friendly. Isso pode ser observado tanto nas embalagens que usam cores que remetem a ecologia, quanto nas frases usadas por eles para divulgar os produtos. Porém, na prática isso não ocorre.


O que é greenwashing empresarial?

Agora que sabemos o que significa e o que é o greenwashing ecológico, você amore, que se preocupa com a saúde do nosso planeta, deve estar se perguntando como é e o que leva uma empresa a ser considerada greenwashing empresarial. São muitas informações, mas calma que nós te explicamos. Continue a leitura e conheça os fatores para que, assim, nós não sejamos mais enganadas, né amores!


Greenwashing empresarial ocorre quando uma empresa usa informações falsas para ocultar o uso de substâncias nocivas à natureza na composição de produtos, quando utilizam-se de dados ou referências ambíguos para ocultar as características verdadeiras ou quando usam selos parecidos com os verdadeiros, criando uma falsa ideia de que são certificados como eco-friendly ou cruelty-free, para enganar os consumidores.


Como identificar uma empresa greenwashing?

Você já comprou algo ou escolheu um produto pela causa, mas acabou sendo enganada? A resposta é difícil de responder, né amores?! Afinal, muitas vezes o greenwashing marketing é tão bem feito, que nós não conseguimos identificar. Mas, para que isso nunca mais aconteça com vocês confiram essas dicas que separamos sobre como identificar uma empresa greenwashing!

Atenção aos selos

Uma das maneiras mais fáceis de identificar quando uma empresa está tentando nos enganar, dizendo-se ecologicamente correta, é conhecer os selos e certificações ambientais. Então, muita atenção aos selos meninas!

Pesquise a forma de produção

É muito comum que as empresas digam que seu produto é “100% natural”, mas não informam os ingredientes de forma fácil e clara, além dos meios utilizados para a produção. Por isso, amores, não acreditem só no que leem. Pesquisem e, se possível, questionem a empresa sobre como é o processo de elaboração do produto e quais os meios e os ingredientes usados.



Marketing verde

Agora, amores, não podemos confundir greenwashing, com marketing verde. Diferente do greenwashing, que usa de propagandas enganosas para ocultar ou enganar os consumidores, o marketing verde, que também é conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing, são ações de marketing focadas nos benefícios dos produtos, do processo de produção ou da forma em que a empresa age em relação à natureza.


Assim, o marketing verde possui um viés de mostrar a empresa como amiga do meio ambiente, com consciência ecológica e sustentável. Existem várias formas de realizar o marketing verde e não há nada de errado nisso, afinal, quanto mais ações pelo meio ambiente melhor, não acham meninas?! E, nós até gostamos de saber que os produtos que compramos são de empresas responsáveis. O problema é quando ações de greenwashing deturpam nosso julgamento e acabamos comprando produtos sem saber a verdade. Porém, agora que nós sabemos o que é e como identificar, nada de comprar produtos enganadas, né amores?!


E então amores, vocês também buscam sempre comprar produtos de empresa ecologicamente sustentáveis e naturais? Já foram enganadas pelo greenwashing? Conta para nós nos comentários!



0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.