Máscara Facial Caseira [7 Receitas Práticas e Eficientes]

Hello, amores!


Em tempos de quarentena, temos de nos virar para manter nosso autocuidado. A reclusão e o trabalho em casa podem ser bem estressantes e isso reflete no corpo, incluindo mudanças na nossa pele. Uma das maneiras de cuidar de nós mesmas nesse período de incertezas é fazendo o uso de máscaras faciais para o cuidado com a pele. 


Pensando nisso, meninas, preparamos 7 dicas de receitas práticas e eficientes de máscara facial caseira para você aproveitar esse tempo da melhor forma possível. Com isso, você irá colocar o skincare na sua lista de afazeres diários, garantindo a sua hidratação e beleza de maneira totalmente natural! 


Então, bora lá cuidar da nossa pele de forma caseira?

 

Foto: Máscara Facial para os cuidados com a pele.

Máscara Facial Caseira

Nós já sabemos que as Máscaras Faciais são uma forma efetiva de curto prazo para resolver alguns problemas da pele como manchas, ressecamentos e as terríveis acnes. Existem muitos produtos no mercado (lenços, cremes ou pó), formulados por ativos químicos de alta concentração que garantem o efeito desejado. A boa notícia, amores, é que não existem somente as máscaras industrializadas.


Além delas, é possível que vocês mesmas façam sua máscara facial diretamente de casa. E o melhor: totalmente natural e sem gastar muito! Com uma máscara facial caseira, é possível utilizar alimentos e demais artigos naturais como fortes aliados na limpeza, hidratação e esfoliação da sua pele. Mas quais o principais passos para fazer e utilizar a máscara facial caseira?

Como Fazer Máscara Facial Caseira

Primeiramente, meninas, vocês devem se atentar que antes de utilizar dos benefícios da máscara facial caseira, é preciso limpar a pele do rosto. Com a limpeza, você consegue remover as sujeiras acumuladas e a oleosidade em excesso, causadas pela poluição ou por maquiagem. Esse passo é importante, porque permite que as células se regenerem e a ação da máscara seja potencializada. Nesse artigo, por exemplo, oferecemos algumas dicas para limpar a pele do rosto da melhor forma!

 

Outro ponto que merece atenção é saber identificar e conhecer qual tipo de pele você tem, para que a máscara facial caseira funcione de maneira correta. Dentre elas, estão:


  • pele normal (nem muito oleosa, nem muito seca)
  • pele seca (incapaz de reter água em um volume necessário)
  • pele oleosa (com alta produção de sebo)
  • pele mista (zona T oleosa e normal/seca nas bochechas)

Portanto, é preciso ter atenção redobrada em quais produtos você irá utilizar. Caso contrário, uma reação a estes ingredientes pode piorar a situação da sua pele. E não queremos isso, não é, meninas? Agora que vocês já sabem das duas condições primordiais, vamos conhecer as 7 receitinhas naturais para fazer a máscara facial.

Receitas de Máscara Facial Caseira 

Sob a supervisão de um dermatologista, produzir a própria máscara facial é a melhor alternativa quem escolhe consumir produtos naturais e não industrializados. Além de um ato saudável, é super divertido de manejar todos esses ingredientes e ver o resultado no final.

Receita 1: Máscara Facial Caseira Vegana

Como o próprio nome já diz, não há nada de origem animal nessa receitinha, meninas. Ela tem o objetivo de contribuir para a limpeza dos poros e controle da oleosidade, podendo ser usada para todos os tipos de pele. Para preparar essa receita, você vai precisar de:


  • abacate
  • limão

Após realizar a limpeza do rosto, corte o limão ao meio e o esprema em uma vasilha. Adicione uma colher de sopa de abacate e misture bem o conteúdo, até que vire uma espécie de pasta. Quando atingir essa consistência, aplique ela no rosto e espere por 15 minutos, para que infiltre na pele. Depois é só lavar com água morna.

Receita 2: Máscara Facial Caseira Detox

A dica da vez é utilizar a infusão da erva Camellia sinensis, mais conhecida como Chá Verde. Essa receita tem como finalidade desintoxicar a sua pele para evitar a formação de espinhas, reduzir a inflamação e o ressecamento da sua skin. Para preparar essa receita, você vai precisar de:



Prepare o chá de ervas até que tenha a coloração bem esverdeada. Adicione duas colheres de chá de ágar-ágar e misture bem, até que esteja espesso. Aplique de dentro para fora do rosto, esticando bem a pele. Deixe a mistura atuar por 15 minutos, depois enxágue com água fria para que os poros se fechem. Também funciona para todos os tipos de peles.

Receita 3: Máscara Facial Caseira Esfoliante

Se a sua pele é seca ou mista e você quer um hidratação profunda, que a deixe macia e uniforme, a escolha deve ser pela mistura esfoliante de café e melado de cana! 


A junção desses dois ingredientes não é uma escolha casual, meninas: o café tem princípios dermatológicos (como a vitamina B, esteróis e polifenóis), que fazem dele um ótimo estimulante da elastina e do colágeno. Já o melado de cana, serve para absorver e limpar os poros, diminuindo possíveis inflamações na pele. Para essa receitinha, você vai precisar de:


  • uma colher de chá de café
  • uma colher de melado de cana

Em um recipiente, misture os dois ingredientes até que formem uma espécie de pasta. Aos poucos, aplique a mistura em movimentos circulares para que, além de massagear, esta infiltre bem na pele. Espere agir por cinco minutos e enxágue com água fria para selar os poros.

Receita 4: Máscara Facial Caseira Hidratante

Apesar de parecer uma receita culinária, meninas, utilize maçã, leite, canela e abóbora para uma super hidratação facial em qualquer tipo de pele. A abóbora combate os danos causados pelo sol, além de clarear a pele, já a maçã potencializa as propriedades da abóbora, além de conter enzimas esfoliantes. A canela irá estimular o sistema circulatório, enquanto o leite abre os poros e limpa a skin ao dissolver as células mortas. Para essa receita, você vai precisar de:


  • uma xícara de leite
  • meia maçã sem casca
  • um quarto de xícara de abóbora e
  • um pau de canela

Coloque a abóbora, a canela e a maçã em um liquidificador, até atingir uma consistência líquida. Após isso, misture o leite e aplique na pele. Deixe agir por 15 minutos e retire o conteúdo com água morna.

Máscara Facial com Argila Natural

Para além dos itens alimentícios, existe um ingrediente MARAVILHOSO que consegue turbinar seu tratamento através de máscaras faciais: a argila! Ela é considerada um cosmético natural, pois contém elementos benéficos para o cuidado da pele como o magnésio, o ferro e o alumínio , que tonificam e purificam a pele. E não há somente um tipo de argila na natureza, meninas, são várias e com cores distintas. 


Ao fazer uma máscara facial caseira com argila, cada cor é voltada para um tipo de pele. Para entender melhor como funcionam, preparamos as seguintes receitas utilizando as máscaras faciais da Le Fruit como exemplo.

Receita 4: Máscara Facial Caseira com Argila Verde

A argila verde é indicada para aquelas pessoas que têm a pele oleosa, com a presença de acnes. Ela tem propriedades descongestionantes, calmantes e cicatrizantes, pois é rica em sais minerais como ferro e magnésio, que são capazes de sugar e absorver a oleosidade da pele e todo o conteúdo inflamado no interior das acnes.


Ao utilizar a Máscara Facial de Argila Verde da Le Fruit, vocês ainda podem contar com ingredientes como o extrato de camomila e de uva, que tem um efeito relaxante, e do extrato de pepino e óleo essencial de hortelã, que traz frescor durante a ação da máscara. Aplique-a no rosto, espere cerca de 20 minutos e enxágue. 

 

Foto: Máscara Facial de Argila Verde 

Receita 5: Máscara Facial Caseira com Argila Rosa

Pessoas que têm a pele seca ou normal devem usar a máscara facial caseira com argila rosa para o tratamento adequado. Isso porque essa argila devolve a hidratação natural da pele e suaviza as linhas de expressão. Ela possui efeito suavizante, anti-inflamatório, emoliente e desinfetante, por isso ela acalma as inflamações da pele ao mesmo tempo, em que suaviza as rosáceas.


Além dos benefícios da argila rosa, ao utilizar a Máscara Facial de Argila Rosa da Le Fruit,  vocês poderão usufruir de outros ingredientes como o óleo essencial de gerânio, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e os extratos de camomila e pepino, que acalmam e suavizam a pele. Aplique-a no rosto, espere cerca de 20 minutos e enxágue.

 

Foto: Máscara Facial de Argila Rosa 

Receita 6: Máscara Facial Caseira com Argila Dourada

A máscara de argila dourada é indicada para todos os tipos de pele, pois ela ameniza as manchinhas do rosto e fortalece a skin. Isso só é possível porque a máscara facial caseira com argila dourada é rica em dióxido de silício, que é um estimulador nato do colágeno  e retarda o envelhecimento.


Com a Máscara Facial de Argila Dourada da Le Fruit, além de vocês aproveitarem dos benefícios da argila dourada, há também os efeitos do óleo essencial de Ylang Ylang, que potencializa o efeito anti-inflamatório e antisséptico da máscara. Além disso, há a presença dos extratos de uva, camomila e pepino, que como as outras máscaras, dão frescor à pele. Aplique-a no rosto, espere cerca de 20 minutos e enxágue.

Foto: Máscara Facial de Argila Dourada 


O grande diferencial das Máscaras de Argila Le Fruit, amores, está no seu modo de usar: já vêm PRONTÍSSIMAS! São super práticas, porque pulam aquela etapa um tanto complicada do preparo da argila: basta abrir a embalagem e aplicar na pele! Não é o MÁXIMO?!


Gostaram das nossas dicas, meninas? Contem pra gente quais máscaras vocês irão usar e bora deixar essas peles maravilhosas nessa quarentena! 

1 comentário

  • Adorei! Minha pele é muito seca e na maioria das vezes as receitas e indicações de produtos são para as peles oleosas e mistas. Obrigada me achei nas dicas postas aqui. 🙏🏻

    Sueli Almeida

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .