Pele Sensível: Quais Cuidados Você Deve Ter?

Olá, meninas!


Muitas pessoas podem não saber, mas todos nós nascemos com tipos de pele diferentes, que se dividem entre: secas, oleosas, mistas ou normais. Ainda assim, apesar do tipo de pele, existem uma série de fatores (internos ou externos) que afetam nossa pele, deixando-a em um estado específico, como a pele sensível ou sensibilizada.

Nesse artigo, vou explicar a vocês o que é a pele sensível, quais são as causas desse estado e o que fazer para evitar ou tratar essa condição da nossa skin, que pode ser bem incomoda. Então, bora lá?

O Que É a Pele Sensível?

De uma maneira mais específica, meninas, a pele sensível se refere a uma variedade de condições: desde doenças genéticas (como rosácea e eczema), até alergias graves. 

Ainda que muitas pessoas possam ter uma reação cutânea a um produto ou ingrediente que deixam a pele sensibilizada (ou seja, reações são temporárias), outras têm esses e outros problemas, de forma persistente, por isso, são classificadas como tendo a pele sensível. Dentre os tipos de sensibilidade persistente, estão patologias como:

  • Dermatite de contato
  • Urticária de contato
  • Rosácea
  • Prurido
  • Eczema
  • Fotodermatoses
  • Mastocitoses cutâneas
  • Síndrome carcinóide

As pessoas que apresentam uma pele sensível (geralmente aquelas que têm a pele seca), não toleram a maior parte de produtos como maquiagem, certos cremes, calor ou frio excessivos, etc. Isso tudo porque têm um complexo mecanismo na cútis, que promove uma resposta imune visível quando temos contato com esses agentes externos. O que é muito incomodo. 

Já que está com a pele sensibilizada, por sua vez, pode ocorrer, por exemplo, após procedimentos de tratamentos dermatológicos, exposição a frio excessivo, desidratação, uso de substâncias irritantes e algumas doenças de pele. É importante lembrar que isso pode ocorrer com qualquer tipo de pele, meninas.

Pele Sensível: Características

A pele sensível pode apresentar uma série de características, dependendo do grau e tipo de sintoma da pessoa. Entre eles estão:

  • ardência 
  • coceira 
  • queimação
  • vermelhidão 
  • secura 
  • descamação 
  • inchaços 
  • urticária

Geralmente, as queixas de pele sensível e/ou sensibilizada se concentram mais na região do rosto, o que não quer dizer que estes sintomas não apareçam em outras partes do corpo: é comum observar que os sintomas aparecem nas regiões mais sensíveis como as axilas, virilhas e genitais por causa da pele mais fina.

Pele Sensível: Como Cuidar?

A dica na hora de lidar como uma pele sensível ou sensibilizada é, antes de mais nada, procurar o(a) seu(sua) dermatologista de confiança. É ele(a) quem irá analisar os sintomas e indicar a melhor forma de tratamento para o estado (e nível) de sensibilidade da sua pele.

Em todo o caso, de forma geral, algumas ações são frequentes nos cuidados de prevenção e tratamento. Pessoas com pele sensível devem evitar o uso de produtos que contenham fragrâncias e corantes muito fortes. Produtos com sulfatos, esfoliantes (como ácido glicólico), salicílico, retinoides, dentre outras substâncias tóxicas, também devem ser evitados.

Lembre-se, se sua pele ficar vermelha, desconfortável, seca, tensa ou geralmente desconfortável quando exposta a qualquer um dos gatilhos, vão ver um dermatologista certificado

Eles provavelmente farão um teste de contato, que pode ajudar a determinar os ingredientes exatos que exacerbam seus sintomas, e serão os mais bem equipados para aconselhá-lo sobre como cuidar da pele sensível.


Produtos Para Pele Sensível

Antes de mais nada, meninas, se atentem  a maneira como vocês podem estar fazendo o skincare — especificamente, a etapa de limpeza. 

Tentem não esfregar ou lavar com muita frequência, pois são fatores que irritam a pele sensível e causa ressecamento excessivo. E claro, utilizem sempre um produto de limpeza voltado para peles sensíveis.

Hidratante Para Pele Sensível

Para um hidratante para pele sensível, escolham um produto suave e que mantenha (e nutra) a barreira da pele. Deem preferência para umectantes e/ou emolientes que retenham e selem a umidade. Aqui na Le Fruit, temos uma opção para o corpo e outra específica para a pele do rosto.

O nosso Hidratante Corporal Antioxidante Hibisco e Framboesa. Além de conter extratos vegetais que mantém a hidratação da pele e são poderosos anti-inflamatórios, ele é super prático de aplicar! 

Já o nosso hidratante facial perfeito para peles sensíveis, é o Umectante Antioxidante Facial que oferece cuidado diário com fórmula nutritiva e textura rica, indicado  para minimizar as marcas da idade. Entre os seus ingredientes estão os prebióticos essenciais, substâncias que combatem o ressecamento, a vermelhidão e a coceira da pele.

Desodorante Para Pele Sensível

O melhor desodorante para a pele sensível é aquele que seja 100% natural em sua formulação. E dentre uma infinidade de opções, eu indico a vocês o Desodorante Natural Uva Verde

Com um aroma super gostoso de uva verde, ele é anti-inflamatório, elimina bactérias que causam o mau odor, além de hidratar a pele das axilas. Fora todas esses benefícios, esse produto não possui químicos como Conservantes Sintéticos, Alumínio, Parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos.

Extra: Máscara Facial Para Pele Sensível

Um ingrediente bastante eficiente para o cuidado da pele sensível é a argila rosa, conhecida por ser eficaz e, ao mesmo tempo, delicada, limpando e hidratando simultaneamente. 

Por isso, temos a Máscara Facial Suavizante Gerânio, que utiliza todo o poder de ação da argila rosa em conjunto as propriedades antioxidantes do óleo essencial de gerânio. Não é o máximo?

 

E aí, meninas? Gostaram de saber mais sobre o que é de fato a pele sensível e as causas da sua sensibilidade? Vocês tem alguma dúvida ou experiência que queiram compartilhar? Só comentar aqui embaixo ou nas nossas redes sociais! Até o próximo artigo!


Beijos, Isa! <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .