Retenção de Líquido: Saiba Como Evitar – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Retenção de Líquido: Saiba Como Evitar

Olá, meninas!


Existe um fenômeno de acúmulo de água no corpo que pode ser bastante incômodo para as pessoas, principalmente para nós, mulheres: a retenção de líquido. Ele acontece de forma que o nosso corpo aparente estar pesado e bastante inchado.


Pensando nisso, que neste artigo vou ensinar a vocês algumas maneiras de evitar a retenção de líquidos e o que fazer para desinchar o nosso corpo (ou partes dele) quando isso acontecer! Bora lá?

 

O Que Pode Causar Inchaço no Corpo?

Para entender a retenção de líquido, amores, é preciso recordar que o nosso corpo é composto principalmente de água. Quando o nível de hidratação não está equilibrado, nosso corpo tende a se agarrar a essa água. 


E é aí que entra a retenção de líquido, como é popularmente conhecido o edema. Ele ocorre quando parte do líquido armazenado nas corrente sanguíneas é liberado para os tecidos do nosso organismo. É por isso que essa retenção de água faz com que nos sintamos mais pesados do que o normal e menos ágeis ou ativos.


Ela pode ser percebida por meio do inchaço de uma ou mais partes do corpo, sendo mais frequente de acontecer no rosto, barriga, pernas, braços e costas. Além disso, é comum que na retenção de líquido exista diminuição da quantidade de urina produzida e liberada por dia.


Apesar de ser comum de acontecer durante o período menstrual e a gravidez, a retenção de líquidos pode acontecer devido a outros fatores como:


  • alimentação rica em sal
  • diminuição da quantidade de líquidos consumidos diariamente
  • permanecer muito tempo parado na mesma posição
  • uso de alguns medicamentos, incluindo os anticoncepcionais
  • períodos de grande variação hormonal
  • problemas nos rins
  • doenças do fígado
  • problemas cardíacos
  • alterações no funcionamento da tireoide

Além destes sintomas, a retenção de líquidos pode estar acompanhada por outros como alteração dos batimentos cardíacos, queda de cabelo e fraqueza excessiva, por exemplo.

Como Diminuir a Retenção de Líquidos

Normalmente, meninas, o corpo retorna naturalmente ao estado de equilíbrio, mas há casos em que o quadro não se inverte, sendo necessário auxílio médico. 


O médico poderá pedir alguns exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas, assim como uma avaliação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana. Às vezes, é preciso realizar exames para avaliar as veias e artérias próximas ao local mais afetado pelo inchaço.


Para cada tipo de inchaço deve haver uma causa, que requer um tratamento específico. Por isso, somente o médico poderá determinar quais a melhor opção (seja medicamentos diuréticos ou outros meios) devemos seguir para saber o que fazer para diminuir a retenção de líquidos.

O Que é Bom para Desinchar o Corpo?

Para além do auxílio medicinal, amores, existem alternativas básicas e fáceis de se manejar ou adquirir, para o trato da retenção de líquidos. As principais são:

Manter os pés Elevados

Elevar os pés pode ajudar a mover a água para cima e para longe das extremidades inferiores.

Usar Meias de Compressão ou Leggings

As meias de compressão estão se tornando mais populares e fáceis de encontrar. Eles estão disponíveis em lojas de roupas esportivas e muitos sites online. As meias de compressão são feitas para se ajustarem bem. 


Eles podem até se sentir um pouco desconfortáveis ​​no início. O objetivo do aparelho de compressão é apertar as pernas e evitar o acúmulo de líquido.

Beber Bastante Líquido

Por incrível que pareça, beber bastante água é uma excelente medida para eliminar o excesso de líquidos que tem causado o inchaço. Isso porque a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema.

Atividades Físicas

O importante é nos manter em movimentos, meninas. Atividades como andar de bicicleta e caminhar ajudam no alargamento dos vasos sanguíneos. Dessa forma, ele bombeia toda a água ou qualquer outro líquido e fazem com que o excesso seja eliminado pela urina.

Drenagem Linfática

A drenagem linfática pode ser uma ótima estratégia para eliminar o excesso de líquidos do corpo. Pode ser realizada com equipamentos eletrônicos próprios para drenagem linfática mecânica e através de massagem.


A massagem deve ser feita de forma suave e com movimentos bem marcados, para que tenham efeito esperado, ou seja, reduzir o inchaço e melhorar a circulação em todo o sistema linfático. Após a massagem, em locais como spas e clínicas de estéticas, a argila verde é utilizada como uma ferramenta para combater a celulite e flacidez, também causadas pelo líquido em excesso.


Por seu efeito anti-inflamatório e descongestionante, a argila verde diminui a retenção de líquidos, promovendo uma melhora no aspecto da celulite na pele.

Alimentos Para Reduzir a Retenção de Líquidos

Não posso deixar de mencionar, amores, que uma alimentação saudável e nutritiva é uma das principais maneiras de amenizar e/ou evitar o aparecimento do inchaço. Procurem comer mais vegetais, como verduras, legumes e frutas, grãos integrais, oleaginosas e proteínas magras; tudo bem natural. Para isso:


1- Siga uma dieta pobre em sal: tente limitar a ingestão de sódio a não mais do que 2.300 miligramas por dia. Isso significa fazer compras no perímetro do supermercado e não comer alimentos processados ​​e embalados. Experimente adicionar especiarias em vez de sal para dar sabor a vegetais e proteínas magras.


2- Adicione alimentos ricos em potássio e magnésio: eles ajudarão a equilibrar seus níveis de sódio. As opções incluem: bananas, abacates, tomates, batatas doces, vegetais com folhas (como espinafre); etc.

Chás para Reduzir a Retenção de Líquidos

Não só os alimentos são uma importante ferramenta para a melhora na retenção de líquidos, mas também o consumo de alguns chás específicos.


Existem algumas plantas que parecem ter uma ação diurética mais forte, que é capaz de estimular o corpo a eliminar a retenção de líquidos, ajudando a desinchar. Entre eles eu posso citar:


  • chá de hibisco
  • chá de funcho
  • chá verde
  • chá de cavalinha
  • chá de salsinha
  • chá de dente-de-leão

Mas fiquem espertas, amores: é muito importante evitar seu uso por mais de 7 dias, principalmente sem orientação de um profissional, já que alguns podem aumentar a eliminação de minerais importantes na urina, podendo causar desequilíbrios no organismo.



E aí? Gostaram de saber mais sobre como evitar e diminuir o inchaço da retenção de líquidos? Quais são as maneiras que vocês lidam com esse incômodo? Compartilhem com a gente aqui nos comentários e até a próxima!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.