Rotina Skincare: Guia Completo de Cuidados e Dicas

Hello, amores!


Sabemos que para manter nossa pele saudável são necessárias limpeza e hidratação constantes, fora uma série de outros cuidados que garantem à pele brilho, maciez e jovialidade por mais tempo. Mas, para ter um resultado satisfatório, meninas, é preciso que esses cuidados aconteçam de uma forma ordenada através da rotina skincare. 


Se para algumas pessoas seguir uma rotina de cuidados com a pele parece algo super simples, para outras esse processo gera uma série de dúvidas, seja em relação à ordem ou a quais produtos usar. E foi pensando nisso que preparamos um guia completo de cuidados e dicas para que a sua skin tenha uma atenção toda especial no momento de auto-cuidado! 


Então, bora lá conhecer a melhor rotina de cuidados para deixar essa pele MARAVILHOSA?

 

Foto: Rotina de Skin care incrível 

O que é Rotina Skincare?

Caso vocês não saibam, uma rotina skincare nada mais é do que uma série de cuidados com a sua skin, seguindo uma rotina diária, semanal e/ou mensal. Eles são feitos através da aplicação de produtos para a pele, seguindo uma ordem específica.


Com o auxílio de um dermatologista da sua preferência, você pode ir longe com a extensa variedade de produtos que existem no mercado de cosméticos. Para pessoas como eu e vocês, que seguimos a linha natural e cruelty free, as opções são inúmeras (como frutas, ervas e óleos essenciais) e super em conta.


Em todo o caso é importante frisar, meninas, que para saber como montar uma rotina skincare, não importa a frequência ou os ingredientes, você deve identificar qual se adapta melhor às suas necessidades. E detalhe: para que ela tenha efeito você precisa fornecer condições para isso, seguindo uma dieta equilibrada e bebendo bastante líquido, afinal, o cuidado começa de dentro para fora, não é mesmo?

Rotina Skincare: Passo a Passo

Caso esteja perguntando se você “pode fazer skincare todo dia?”, eu te digo que: SIM, VOCÊ PODE! Entretanto, a rotina será influenciada pelo seu tipo de pele, pela sua idade e pelo tempo que você tem disponível para realizar as etapas do tratamento (do básico ao mais profundo). Independente desses fatores, uma rotina skincare deve seguir a seguinte ordem de aplicação:

1ª Etapa: Limpeza com sabonete ou Gel de Limpeza

É o primeiro passo para começar seus cuidados. A etapa tem a função de limpar os poros e regular a oleosidade. Ela vai preparar a pele para que receba melhor os ingredientes das próximas etapas da rotina skincare, potencializando suas ações. 

2ª Etapa: Aplicação de Tonificante ou Água-Micelar

Após limpar sua skin utilize um tônico ou água micelar para solidificar a sua limpeza. Essa etapa é importante, porque ainda que você tenha utilizado seu sabonete ou gel de limpeza, sempre ficam impurezas que somente esses produtinhos conseguem limpar de forma profunda. E, além disso, têm como função equilibrar a taxa de pH da pele que pode ter sido alterada pelas impurezas encontradas nos poros. 

3ª Etapa: Hidratação

O hidratante a ser utilizado tem como função nutrir e proteger a pele das agressões externas, como a poluição e demais sujeiras. Para que ele seja absorvido, massageie bem o rosto com movimentos circulares e dê pequenas "beliscadinhas" ao final.

 

Foto: Hidratação para o rosto Le Fruit Cosmetics 

Etapa Extra: Tratamentos Específicos 

Esta etapa difere de pessoa para pessoa. Algumas não aderem a esta etapa, outras utilizam diferentes produtos para diferentes tratamentos como creme para os olhos, antioxidantes, anti acnes e/ou antirrugas. Caso seja usuária de alguns desses produtinhos, esse é o momento de aplicá-los!

Etapa Final: Proteção contra raios solares

Para finalizar a sua rotina skincare, aplique o protetor solar. É essencial que se adote o hábito de passá-lo todos os diasmesmo se estiver em locais fechados, porque além de evitar o envelhecimento precoce, ele irá proteger ainda mais a sua pele de danos externos.

Rotina Skincare à Noite

Apesar de não parecer, o skincare noturno é o mais importante da sua rotina diária, porque é no final do dia que você reúne todas as sujeiras acumuladas, além da maquiagem. Para essa etapa da rotina skincare, basta seguir a ordem normal de aplicação, porém, após aplicar o tônico ou a água micelar, finalize a rotina com algum produto que irá acalmar a sua pele. 


Para isso, você pode optar pelo uso de máscaras faciais ou creme hidratantes. Esses produtos irão repor a hidratação e os nutrientes adquiridos pela manhã, além de potencializar os efeitos calmantes. Então, já sabem, não é pra dormir sem antes eliminar todas as impurezas da pele, meninas!

 

Foto: Máscaras faciais Le Fruit Cosmetics 

Rotina Skincare Semanal 

Para as rotinas semanais a esfoliação da pele é a mais indicada para complementar seu skincare diário. A esfoliação deve ser feita com cautela, pois é um tratamento que pode agredir a pele. Apesar disso, ela é importante porque auxilia no processo de limpeza da pele, removendo as células mortas e desobstruindo os poros. 


Dicas de Produtos Naturais para Rotina Skincare

Agora que já falamos sobre como montar a sua rotina e quais as suas opções de frequência, preparamos para vocês algumas dicas de rotina skincare com produtos naturais para cada tipo de pele. E o melhor, com os produtos Le Fruit, que são totalmente veganos e sem teste com animais! Bora lá aprender mais com essas dicas, amores?

Rotina Skincare Pele Normal

A pele normal costuma ter níveis de água e óleo equilibrados como características principais. Logo, a tendência é que não fique ressecada ou oleosa. Para esse tipo de pele, a rotina é:


  • limpar a pele com sabonete ou gel de limpeza suave, de forma a não agredir a pele 
  • remover as demais sujeirinhas, utilizando água micelar ou tônico
  • utilizar o Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que hidrata a pele normal sem aumentar sua oleosidade ou ressecamento e é livre de conservantes sintéticos, parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos.
  • caso seja manhã, aplicar um protetor solar de no mínimo FPS 30

Rotina Skincare Pele Oleosa e com Acne

As peles oleosas requerem um cuidado mais elaborado, pois dependendo do produto a ser utilizado, poderá piorar o quadro de oleosidade e estimular o crescimento de acnes. Com a rotina skincare para pele oleosa você irá controlar a produção de sebo e evitar o surgimento de cravos e acnes ao utilizar produtos com argila verde. Para esse tipo de pele, a rotina é:


  • limpar a pele com sabonete de argila verde que é próprio para peles oleosas. 
  • aplicar água micelar ou tônico para remover resquícios de óleo e demais sujeirinhas
  • em dias alternados, utilizar a Máscara Facial de Argila Verde óleo essencial de Hortelã Le Fuit, que tem como função regular a produção de sebo, equilibrar a oleosidade e suavizar os poros, além de contribuir para a limpeza da pele
  • após aplicar a máscara, utilizar o Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que é próprio para qualquer tipo de pele
  • caso seja manhã, aplicar um protetor solar de no mínimo FPS 30 que tenha uma tecnologia que controle a oleosidade

Rotina Skincare Pele Mista

Pessoas que têm a pele mista são aquelas que apresentam oleosidade somente na zona T (testa, nariz e queixo). Para esse tipo de pele, a rotina é:

  • limpar a pele com sabonete de argila verde, com atenção especial à zona T
  • aplicar água micelar ou tônico para remover resquícios de óleo e demais sujeirinhas
  • em dias alternados, utilize a Máscara Facial de Argila Verde óleo essencial de Hortelã Le Fuit na zona T, onde há oleosidade
  • após aplicar a máscara, utilizar o Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que é próprio para qualquer tipo de pele
  • caso seja manhã, aplicar um protetor solar de no mínimo FPS 30 que tenha uma tecnologia que controle a oleosidade

Rotina Skincare Pele Sensível

A pele seca ou sensível é a pele que tem a tendência de perder água, não produzir a quantidade ideal de oleosidade e apresentar marcas de expressão pela falta de hidratação. Seu agravamento geralmente está associado a fatores externos como a poluição e estresse, causando hipersensibilidade, ressecamento e avermelhamento. A rotina skincare para pele sensível é:

  • limpar a pele com sabonete ou gel de limpeza suave, de forma a não agredir a pele já sensível
  • remover as demais sujeirinhas, utilizando água micelar ou tônico
  • uma vez por semana, utilizar a Máscara Facial de Argila Rosa com óleo essencial de Gerânio que devolve a hidratação natural da pele e suaviza as linhas de expressão
  • utilizar com abundância o Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que hidrata a pele sensível sem aumentar seu ressecamento.
  • caso seja manhã, aplicar um protetor solar com FPS acima de 50 com função hidratante, pois a pele seca necessita de mais proteção solar

Gostaram do nosso guia amores? Qual rotina skincare é a mais adequada pra sua pele? Conta pra gente nos comentários e até o próximo artigo!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .