Shampoo Vegano: 7 Verdades que Você Deveria Saber

Hello, amores!


Já disse para vocês neste artigo que a quantidade de ingredientes tóxicos nos produtos convencionais é imensa, prejudicando bastante a nossa saúde e impactando negativamente o planeta. Por isso, muitas pessoas optam pelo consumo consciente utilizando produtos naturais e veganos, que são mais saudáveis e promovem o equilíbrio do meio ambiente. 


Pensando nesses consumidores — como eu e vocês, meninas — muitos produtores de cosméticos desenvolveram uma grande variedade de produtos que atendessem a demanda. Um deles é o Shampoo Vegano. 

O Que é um Shampoo Vegano?

Antes de contar as 7 verdades, primeiro tenho que explicar o que seria um Shampoo Vegano. Como qualquer produto deste estilo, ele é um cosmético que não possui ingredientes de origem animal (como leite, mel, colágeno, dentre outros), da mesma forma que na etapa de produção, e também não utiliza os bichinhos como cobaias para teste ou qualquer forma de abuso. Por isso ele faz parte dos produtos cruelty free.

7 Verdades Sobre o Shampoo Vegano

Para convencer vocês a incluir esse produtinho mara na sua rotina de cuidados, vou contar 7 verdades que vocês deveriam saber sobre ele, quais são os seus benefícios e como fazer o seu próprio shampoo de maneira prática e simples. Então bora lá, meninas?

1 - Shampoo Vegano não é agressivo como o Convencional

O shampoo convencional apresenta sulfatos (que produz espuma) e parabenos em sua fórmula, ingredientes super tóxicos para nossa saúde se usados a longo prazo. 


Já os Shampoos Veganos contêm ativos sintéticos e/ou naturais, como óleos essenciais, manteigas, extratos, sais minerais — entre outros derivados de insumos vegetais —, que são naturalmente anti-agressivos para os fios e couro cabeludo. Todos eles têm efeitos adstringentes suaves que deixam suas madeixas bonitas e tonificadas, oferecendo menos riscos de crises alérgicas e outras patologias.


Apesar de semelhante ao shampoo convencional na textura, os Shampoos Veganos podem produzir menos ou nenhuma espuma. Esse fator não atrapalha a finalidade de limpeza dos fios e couro cabeludo, pois são os componentes com propriedades adstringentes os responsáveis pela limpeza e não a espuma. 

2 - Existem Shampoos Veganos para todos os tipos de Cabelos

Por conter variados ativos naturais e/ou sintéticos, é claro que traria consigo muitos benefícios quando utilizado. Porém, para que a gente aproveite de todos esses benefícios, meninas, devemos primeiro identificar qual é o Shampoo Vegano mais apropriado para o nosso tipo de cabelo. 


Pessoas com cabelos crespos ou cacheados, por exemplo, podem utilizar shampoos à base de vinagre de maçã. Além de proteger, ele vai potencializar a rigidez dos fios, que são mais frágeis que cabelos lisos. 

3 - Nem todo Shampoo Vegano é 100% Orgânico ou Natural

É comum que muitas pessoas acreditem que todo Shampoo Vegano seja 100% natural e orgânico, porém não é bem assim, amores. 


Para entender melhor, produtos orgânicos são aqueles formados por matérias-primas naturais, cultivadas ou produzidas através da sustentabilidade (livres de quaisquer tipos de agentes químicos). Já produtos naturais são aqueles formados por 95% de ingredientes com matérias-primas de origem natural e 5% de matérias-primas sintéticas e/ou orgânicas. 


Ainda que existam Shampoos Veganos com ingredientes formados de insumos naturais e orgânicos, há também aqueles que são cruelty free, mas são 100% formados por ativos sintéticos. 

Foto: Cuidados com os cabelos 

4 - Existe um jeito infalível de saber se um shampoo é Vegano, Natural e Orgânico

Para que vocês não sejam enganadas pelo Greenwashing Marketing, é necessário prestar atenção às embalagens dos Shampoos. Todos eles devem apresentar os selos e as certificações ambientais que fazem deles produtos formulados com ingredientes não testados em animais, livres de agrotóxicos e provenientes da natureza.


Alguns destes selos são o Cruelty Free and Vegan, Not Tested on Animals e o USDA Organic fornecidos por ONG’s como a PETA (People for Ethical Treatment of Animals) e a Vegan Socied. Então fiquem atentas, ok?

5 - Existem Shampoos Veganos em Barra

Sim, vocês não leram errado. Eles existem e são maravilhosos! Os shampoos em barra são a preferência de muitas pessoas, porque alguns deles não necessitam de embalagem, o que é muito melhor para o meio ambiente. 


Por serem sólidos seus ingredientes são mais concentrados do que os shampoos líquidos, por isso são produtos bastante rentáveis e duram bastante: uma barra de 100 gramas, por exemplo, pode render até 40 lavagens. Outro fator interessante desse produtinho mara, é que pode ser utilizado como sabonete corporal. Mil e uma utilidades, não é mesmo?

6 - Qualquer Pessoa pode usar um Shampoo Vegano

Qualquer pessoa, mesmo não sendo vegetariana ou vegana, pode utilizar um Shampoo Vegano. É, no final, uma questão de escolha. Mais do que uma forma saudável de cuidar dos cabelos, consumir Shampoos desse estilo é uma forma altruísta de manter o equilíbrio do meio ambiente.

7 - É um jeito simples de ajudar a Causa Ambiental

Ao escolher um Shampoo Vegano que seja natural, orgânico e cruelty free, você estará fazendo do planeta um lugar melhor para se viver, ao mesmo tempo em que usará um produto de qualidade no tratamento das suas madeixas. 


Você irá contribuir, ainda que indiretamente, para que não haja a criação de animais destinados a testes e outras explorações, para a diminuição do impacto socioambiental e para o fomento da sustentabilidade e preservação da natureza. Tudo isso por comprar/optar usar um shampoo. Isso é bom demais né, amores?

Como Fazer Shampoo Vegano?

Existem várias formas de preparar seu próprio Shampoo Vegano caseiro. Além de uma opção saudável, os ingredientes são super baratos e fáceis de manejar.  Então, bora lá aprender como preparar algumas receitinhas dessa MARAVILHA de shampoo?

Shampoo Vegano Caseiro de Cascas de Juá com Hibisco

Esse Shampoo é totalmente à base de ingredientes naturais. As cascas da árvore de Juá (ou juazeiro) têm propriedades saponinas, que produzem espuma e limpam os resíduos dos cabelos. Além disso, são anti-oleaginosas e também tonificam o cabelo. Já o hibisco é um tonificante natural que auxilia no crescimento. Para essa receita você vai precisar de:


  • 500 mL de água
  • 20 gramas de lascas de juá (ou juazeiro)
  • folhas (ao gosto) da erva de hibisco

Ferva as lascas de juá por cerca de 20 minutos. Após isso, adicione as folhas de hibisco e aguarde o líquido esfriar. Coe, insira-o em um frasco (de preferência limpo e esterilizado) e leve-o para a geladeira para que se mantenha conservado. No momento de lavar os cabelos, vocês podem adicionar algum óleo essencial que se adéque ao seu tipo de cabelo.

Shampoo Vegano Caseiro de Abacate com Bicarbonato

Essa misturinha tem um bônus, amores: serve também como condicionador. Super versátil, né? O abacate limpa e hidrata os fios, auxiliando no fortalecimento das fibras capilares. Já o bicarbonato quebra os efeitos oleaginosos do abacate por ser capaz de absorver resíduos e demais gorduras dos fios. Para preparar essa receitinha você irá precisar de:


  • 400 mL de água
  • uma xícara de bicarbonato de sódio
  • ¼ de xícara de abacate

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até que fique com uma textura bem homogênea, como uma pasta. Aplique nos cabelos e massageie por 3 minutos, para que ela possa agir. Em seguida, enxágue em abundância para retirar todo o resquício da mistura. A notícia boa é que ela serve para todos os tipos de cabelo, meninas.

Outros Produtos Veganos

Como eu já disse para vocês no começo deste artigo, o leque de opções para cosméticos veganos é imenso e repleto de benefícios. E para os cuidados com a nossa skin não é diferente, amores! Nós da Le Fruit somos a prova viva de que é possível ter uma rotina de cuidados com a pele utilizando produtos veganos, naturais e cruelty free. E temos muito orgulho disso!


Conheça agora a linha de produtos da família Le Fruit:


Hidratante de Hibisco e Framboesa Le Fruit

Foto: Hidratante de Hibisco e Framboesa Le Fruit 


Desodorante Spray de Uva Verde Le Fruit

Foto: Desodorante de Uva Verde sem gênero, Le Fruit Cosmetics 


Máscaras Faciais de Argila Le Fruit (Rosa, Dourada e Verde)

 

Foto: Máscaras Faciais Le Fruit Cosmetics 


Nossos produtinhos são totalmente naturais e veganos, ou seja, formulados à base de insumos vegetais e livres de Substâncias Sintéticas, Parabenos, Alumínio, Ftalatos, Petrolados, Propileno Glicol e BHT. 


E aí, amores? Já usaram Shampoos Veganos na sua rotina de cuidados? Como foi a experiência de vocês? Contem pra gente aqui nos comentários e até o próximo artigo!

1 comentário

  • voces fabricam também shampoos para venda?

    ida monteiro

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .