Descubra como Funciona a Terapia com Florais


Hello, amores!


Muitas pessoas buscam um caminho diferente — e menos nocivo — para tratar de doenças, sejam elas físicas ou psicológicas. Eu, por exemplo, sempre preferi tomar chás a remédios e consultar um homeopata, ao invés de um médico tradicional. Esses hábitos fazem parte da Medicina Alternativa, que engloba diversas áreas, como a Medicina Natural.


Uma variação bem famosa deste tipo de medicina, meninas, é a Terapia com Florais, um processo terapêutico totalmente natural, feito a base de flores e plantas. Ficaram curiosas para saber mais? Então, continuem lendo o texto para entender melhor sobre como ela funciona, quais são seus benefícios e quem pode fazer o seu uso. Bora lá?

 

O Que é Terapia com Florais?

A Terapia com Florais foi criada pelo médico e bacteriologista britânico Edward Bach, em 1930. Segundo alguns relatos, o médico se sentia insatisfeito com o fato de que na medicina tradicional, não se levava em conta as pessoas em sua totalidade, somente importava a doença em si. 


Ele acreditava que as nossas emoções estão diretamente ligadas ao nosso estado físico. Por isso, seus diagnósticos eram sempre voltados às emoções dos pacientes e nunca a seus estados físicos. Após anos de estudos sobre as diversas espécies de plantas e flores, o médico encontrou nelas o tipo de tratamento ideal aos seus princípios. 


E assim, desenvolveu a Terapia com Florais: um sistema floral de essências, voltado para realinhar as emoções e, por consequência, promover a saúde física das pessoas. Em resumo, é um método complementar ao tratamento de pessoas que sofrem de traumas emocionais, auxiliando no equilíbrio entre mente e corpo.

Para Que Serve a Terapia com Florais?

A partir de suas descobertas, o médico escreveu o livro “Remédios Florais do Dr. Bach: Cura-Te a Ti Mesmo”. Nele, Dr. Bach catalogou 38 essências, divididas em 7 grupos de estados mentais (nomeados pelo próprio médico). Cada uma delas servem para equilibrar um estado emocional específico ou uma determinada característica do paciente. São elas:

1- Grupo do Medo

Aspen: Medo do desconhecido.

Cherry Plum: Medo de perder o controle.

Mimulus: Medo de coisas conhecidas e timidez.

Rock Rose: Terror e medo paralisante.

Red Chestnut: Excesso de preocupação pelo bem estar de seus seres queridos.

2- Grupo da Falta de Interesse pelo Presente

Clematis: Sonhar com o futuro, mas sem focar no presente.

Chestnut Bud: Incapacidade de aprender com seus próprios erros.

Honeysuckle: Viver no passado.

Mustard: Tristeza profunda e sem motivo aparente.

Olive: Exaustão após esforço mental ou físico.

Wild Rose: Sensação de andar à deriva, apático e resignado.

White Chestnut: Pensamentos indesejados e incontroláveis, conflitos mentais.

3- Grupo da Insegurança e Indecisão

Cerato: Falta de confiança em tomar as próprias decisões.

Hornbeam: Preguiça. Fadiga física ou mental.

Gentian: Desânimo por uma contrariedade.

Gorse: Desespero.

Scleranthus: Dificuldade de optar entre várias possibilidades.

Wild Oat: Dúvidas sobre que direção tomar na vida.

4- Grupo da Solidão

Impatiens: Impaciência.

Heather: Egocentrismo.

Water Violet: Para equilibrar personalidades orgulhosas, reservadas e distantes.

5- Grupo da Hipersensibilidade às Influências e Opiniões

Agrimony: Tortura mental, apesar de aparentar alegria.

Centaury: Dificuldade em dizer não.

Holly: Ódio, inveja e ciúme.

Walnut: Proteção de influências indesejadas e em caso de mudança.

6- Grupo do Desespero e Desalento

Crab Apple: Remédio para limpeza e para o sentimento de auto-rejeição por desagrado.

Elm: Sensação de sobrecarga por excesso de responsabilidade.

Larch: Sensação de fracasso e falta de confiança.

Oak: Excesso de rigidez/cobrança consigo mesmo.

Pine: Culpa.

Star of Bethlehem: Choque.

Sweet Chestnut: Angústia mental extrema. Quando todas as hipóteses parecem esgotadas e a pessoa não vê luz ao fundo do túnel.

Willow: Auto comiseração e ressentimento

7-) Grupo da Preocupação

Beech: Intolerância.

Chicory: Egoísmo e possessividade.

Rock Water: Auto negação e repressão por rigidez.

Vervain: Excesso de entusiasmo e falta de autodisciplina.

Vine: Excesso de autoridade, despotismo.


Até hoje, meninas, existem terapeutas em todo o mundo que permanecem pesquisando novas essências (com distintas espécies de plantas) e testando seus efeitos nas emoções humanas. 

Produção dos Florais

Cada uma dessas essências são extraídas de flores silvestres (sem contato com ambientes urbanos ou de alta agitação), através do método solar ou de fervura.


No primeiro método, flor, folhas e caule são depositados em um vasilhame de vidro ou cristal. Após enchê-lo de água, o produtor deve deixá-lo ao sol durante aproximadamente 4 horas, para que a essência natural se misture com a água gradualmente. Já no método de fervura, o conteúdo é depositado em uma panela de vidro ou esmaltada. Após enchê-la de água, o produtor deverá ferver o conteúdo por 30 minutos e esperar esfriar. 


Em ambos os métodos, as essências são misturadas com Brandy (que é o conhaque de vinho) ou cachaça orgânica, para que se conserve. Esse processo se repete mais três vezes, até que o líquido chegue ao ponto do Floral. 


A forma mais segura para ingestão dos Florais é diretamente em Farmácias homeopáticas que possuem um controle de qualidade das flores e demais matérias primas. 

Como Funciona a Terapia Com Florais?

É bem fácil! Em primeiro lugar, vocês devem procurar um profissional qualificado — no caso, um terapeuta floral ou holístico. Após uma conversa detalhada sobre o seu perfil e aspectos de vida, o terapeuta registra as suas informações e indicará quais essências florais você deve manipular para o tratamento do seu problema. 


Geralmente, você deve ingerir (diretamente na boca) de  3 a 5 gotas, quatro vezes ao dia. A ação do floral varia de pessoa para pessoa, pois depende de sua personalidade, grau do problema e idade. Há casos em que efeito do floral acontece em horas, em outros, duram dias até que comece.


É muito importante que o tratamento da Terapia com Florais seja feito com o acompanhamento de um profissional que seja certificado. O funcionamento deste tratamento se dá, não só pelos ativos da essência de cada flor, mas também pela sensibilidade e técnicas de psicologia por parte dos terapeutas.

Quem Pode Tomar Florais?

Caso vocês estejam se perguntando para quem é recomendado o uso dos florais, saibam que não existe nenhuma restrição de idade… e nem de espécie! O tratamento pode ser utilizado em bebês, crianças pequenas e até animais com problemas comportamentais ou que sofrem de algum trauma. 


Isso só é possível, meninas, porque os florais são produzidos com ingredientes totalmente naturais, que não são viciantes e nem apresentam indícios de efeitos colaterais.

Benefícios da Terapia com Florais

Como já mencionei, a Terapia com Florais é um complemento no tratamento de transtornos emocionais, impactando positivamente na cura de doenças físicas e psicossomáticas. 


Mas para além disso, ela é uma excelente ferramenta para ajudar a administrar as pressões do dia-a-dia e aproveitar melhor a vida. Dentre os seus inúmeros benefícios, eu ainda posso citar o auxílio no tratamento/cura de:


  • ansiedade, depressão e insônia
  • regulação da menopausa e ciclo menstrual
  • concentração e foco
  • síndrome do pânico
  • TOC (transtorno obsessivo compulsivo)
  • síndrome do pânico
  • dificuldade em comunicação e socialização
  • situações traumáticas
  • alergias de pele
  • hiperatividade e déficit de atenção

Existem muitos críticos quanto a funcionalidade da Terapia com Florais ou das demais medicinas alternativas. Mas a boa notícia, amores, é que esse tratamento é reconhecido por seus benefícios, não só pelo Ministério da Saúde do Brasil, como também pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No caso dessas entidades, esse método se enquadra como uma Prática Integrativa e Complementar (PIC). Ou seja, podem confiar!

Outras formas Naturais para cuidar da Saúde

E não é somente na Terapia com Florais que são utilizados os sumos de plantas e flores para o cuidado com a saúde e o bem estar pessoal. São vários os produtos naturais no mercado, incluindo os cosméticos. Muitos deles, além de naturais são veganos e sem maus tratos aos animais!

Foto: Cuidados com a pele Le Fruit 

 

Os produtos da Le Fruit Cosmetics, por exemplo, são todos baseados no poder das frutas! Além de vários outros componentes de flores e plantas, tem produção totalmente vegana e cruelty free! Se quiserem conhecer mais dessas preciosidades, amores, cliquem aqui!

 

 


E aí, meninas? Gostaram de conhecer mais sobre a Terapia com Florais? Quais as essências mais combinam com você? Contem pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .