Umectação da Pele: Para que Serve e Como fazer?

Olá, meninas!

Uma etapa SUPER importante durante a rotina skincare é o momento de hidratação. Porém, para que o seu hidratante funcione bem, é preciso saber qual o seu tipo de pele e qual a melhor forma de hidratação. Dentre as diferentes alternativas, uma das mais eficazes é a umectação da pele.


Neste artigo, vou explicar a vocês como funciona o processo de umectação, a sua importância para a hidratação da pele e claro, darei algumas dicas de receitas e produtos para deixar a sua pele sempre saudável e hidratada! Vamos lámeninas?

Processos de Hidratação

Como já sabemos, a hidratação da nossa pele é essencial para todas as atividades metabólicas e fisiológicas do organismo. 


Caso percamos uma grande quantidade de água, podemos colocar em risco a integridade do nosso corpo com a desidratação, que pode ser momentânea ou persistente. Neste último caso, o restabelecimento ou controle da hidratação se torna ainda mais difícil de ser realizado. As alterações da desidratação em nossa skin podem causar:


  • aspereza
  • descamação
  • vermelhidão
  • acnes
  • dermatites e feridas 

E aí que entram os hidratantes, meninas! Estes produtos são considerados uma das classes mais importantes dos cosméticos, pois apresentam uma ação preventiva contra alguns danos na pele, principalmente, contra o envelhecimento precoce. 


Felizmente, existem certos mecanismos de hidratação cutânea que contam com a adição de algumas substâncias ativas nas formulações, auxiliando no processo de proteção e reidratação da pele: a hidratação por oclusão e, por fim, por umectação


Na hidratação por oclusão, os ativos presentes no cosmético conseguem promover uma redução da evaporação da água no estrato córneo (a camada mais externa da pele), composta por células achatadas e mortas, que funcionam como uma barreira protetora.


Além disso, ele é capaz de manter a umidade das camadas mais profundas, graças a presença de óleos, e também possui a capacidade de retardar a evaporação da água. 


Assim a desidratação da pele é impedida, pois retarda ainda mais o processo de evaporação da água. Os produtos que utilizam tal mecanismo, formam uma barreira protetora, à base de lipídios, pois, assim como água e óleo não se misturam, lipídio e água também não.


Então, dessa forma, a água fica instalada entre a pele e a camada lipídica, não conseguindo evaporar. Portanto, os cosméticos com emulsões cremosas e com óleos vegetais na composição promovem uma hidratação por oclusão. Esse método é indicado para pessoas com a pele seca. Mas, e a umectação?

O que é Umectação?

Já a hidratação por umectação, as substâncias do produto retém a umidade do ar e assim podem utilizá-la para a hidratação da pele, promovendo então a emulsão natural da pele.


Nesses cosméticos, as substâncias apresentam caráter mais solúvel em água e têm formulações mais leves (como os gliceróis e o D-pantenol). Além desses, o colágeno também é um ingrediente bem recorrente na composição de tais produtos.


Ele é muito importante, pois em sua cadeia há muitos radicais de prolina e hidroxiprolina, que por formarem uma estrutura macromolecular, não são absorvidos pela pele, ou seja, ela continua hidratando o tecido epitelial. Além disso, esse processo pode ocorrer de dois modos, atuando em níveis diferentes, na superfície da pele ou por meio de mecanismos intracelulares.


É também possível combinar a umectação com a hidratação por oclusão, na chamada hidratação ativa (emulsão). Neste caso, o processo possui uma fase lipídica, responsável por promover a oclusão, e uma fase aquosa com ingredientes higroscópicos, capazes de proporcionar a hidratação.


Os emulsificantes nada mais são que um ingrediente para fazer a união do óleo em água ou vice-versa. Eles ajudam a deixar o cosmético homogêneo, seja pelo processo quente ou frio. Na composição desses cosméticos, são encontrados aminoácidos, uréia e ácido hialurônico, considerados hidratantes biológicos. As peles que mais se beneficiam desse tipo de ação são as normais e secas.

Para que Serve a Umectação?

A hidratação por umectação em específico, serve para quaisquer tipos de pele, mas, principalmente, para pessoas que têm a pele oleosa, devido ao seu caráter hidrossolúvel.


Ainda assim, para que o efeito seja eficiente, é necessário que a umidade relativa do ar esteja adequada.

Como Fazer Umectação

Como já mencionei anteriormente, é imprescindível que para fazer a hidratação correta, é necessário que você conheça o seu tipo de pele. Utilizar formulações que não se adequam ao seu perfil pode anular os benefícios ou agravar desconfortos, como oleosidade,  ressecamentos e outras patologias dermatológicas.


Para conhecer o seu tipo de pele, você pode visitar um especialista e fazer uma avaliação com exames físicos e aparelhos desenvolvidos para esta finalidade. Assim, você terá informações corretas para fazer as melhores escolhas.


No caso da Umectação (e/ou Ativação), produtos com esse poder de ação costumam estar presentes em itens de skincare mais aquosos, em versões de gel e sérum. Devem ser espalhados com movimentos circulares, firmes e constantes, mas sem aplicar uma força exagerada. Geralmente, estes itens são utilizados após o processo de limpeza, com o rosto seco, de preferência.


Saiba como se beneficiar completamente da umectação, seguindo o passo a passo correto da rotina skincare, no artigo Rotina Skincare: Guia Completo de Cuidados e Dicas.

Como Fazer Umectação Caseira

É possível utilizar umectantes caseiros (e emulsificantes, para a hidratação ativa) com ingredientes totalmente naturais e em conta. Dentre os vários exemplos, deparei duas receitinhas rápidas para vocês:

Sérum Umectante Para Pele Oleosa (Hidratação Umectante)

Se você sofre com espinhas, cravos e a produção excessiva de óleo, isso significa que sua pele é oleosa, portanto, a umectação é o ideal para você. Seu sérum hidratante umectante deve possuir óleos antiacne, anti sépticos e antibacterianos. Por isso você irá precisar de:


  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas ou de semente de uva
  • 10 gotas de óleo essencial de limão, tea tree (melaleuca) e hortelã

Misture o óleo (de amêndoas ou semente de uva, que contém ácido hialurônico). Depois adicione os óleos essenciais de sua preferência). Tape o frasco e agite. Por fim, deixe descansar por 24 horas e utilize-o por até 6 meses.

Cera Emulsificante de Carnaúba (Hidratante Ativo)

Cera de Carnaúba é uma cera (também comestível) feita de Carnaúba, espécie de palmeira brasileira. Ela pode ser usada para endurecer e dar consistência aos cosméticos. Além de uma infinidade de usos, essa cera é 100% natural e vegana. 


Ela irá funcionar como um filme protetor que retêm a umidade e protege a pele. Pode ser derretida em banho-maria, até atingir seu estado líquido ou em micro-ondas derretendo gradualmente para evitar que queime. Mas atenção: ela endurece com facilidade. Seu ponto de fusão é de 80 a 86. 

Hidratante Umectante Natural

Caso você não tenha tempo (e nem queira) se aventurar pelos produtos caseiros, você pode usufruir de um hidratante umectante totalmente natural, vegano e  cruelty free. Eu estou falando do nosso Umectante Antioxidante Facial da Le Fruit!


Sua fórmula foi pensada para oferecer um cuidado diário de nutrição e hidratação da pele. Nele, você irá encontrar substâncias como o ácido hialurônico, o fitoesqualano e ativos prébioticos, que garantirão a hidratação, viço e proteção adequadas para a sua skin. Ou seja, um show de hidratação!


E aí, meninas? Gostaram de saber mais sobre o processo de hidratação por umectação? Qual é o seu tipo ideal de hidratante? Compartilhem com a gente aqui nos comentários ou em nossas redes sociais


Beijos, Isa. <3

3 comentários

  • You have a wonderful product! Are you interested in selling your products to large retailers and e-commerce stores nationwide? Please Watch our quick video for what we do!

    https://vimeo.com/452028059

    Also, if you need to sell off any excess or closeout inventory. Please give me a call to discuss. Thanks

    www.MatthewJCrawley.com

    Matt Crawley
    Co-Founder
    Mount Pleasant, SC USA
    Phone: 843-325-9524
    Sales@matthewjcrawley.com
    https://www.MatthewJCrawley.com

    Matt Crawley
  • Olá, tudo bem, eu tenho a pele oleosa, é já fiz diversos tratamentos com dermatologistas, sofre de poros abertos, melhoro um pouco mas ainda tem o que faço pra amenizar..

    Amanda Bastos Monteio Magalhães
  • Olá Le Fruit Cosmeticos! Comece a fazer seus Cosméticos Artesanais, com Investimento baixíssimo e GANHE +7 BÔNUS EXCLUSIVOS, incluindo Certificado e Lista de Fornecedores de Matéria-prima!
    Acesse esse link agora http://mon.net.br/1i2yj3

    João

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .