Yoga Restaurativo: O Que é e Quais São os Benefícios? – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Yoga Restaurativo: O Que é e Quais São os Benefícios?

Hello amores!


Como vocês estão? A pandemia não está sendo um período fácil, não é mesmo?! O nosso dia a dia já era corrido com muitas tarefas que necessitavam a nossa atenção e, nesse momento, também precisamos lidar com as preocupações e estresse por conta do novo coronavírus… 


Há um tempo atrás eu mostrei para vocês os benefícios e como preparar um Banho de Ervas, que é ótimo para ajudar a diminuir o estresse do dia a dia. Mas, como eu amo trocar dicas, não poderia deixar de falar sobre a maravilhosa técnica de Yoga Restaurativo. Então, se vocês estão precisando relaxar e diminuir o estresse a agitação do dia a dia, continue a leitura que eu vou te explicar direitinho o que é e como começar a praticar essa técnica diretamente da sua casa! Bora lá?!


Yoga restaurativo o que é?

Praticar exercícios físicos faz bem tanto para a nossa saúde física quanto psicológica, não há como negar. Quando falamos em yoga os benefícios dobram, afinal, essa técnica, que é milenar, é muito conhecida pelos efeitos relaxantes no corpo. E, para potencializar ainda mais esse efeito, foi desenvolvido o Yoga Restaurativo que, através de exercícios realizados na posição deitada, visa relaxar o corpo e a mente de quem a está praticando, proporcionando mais equilíbrio e mais tranquilidade.


Yoga restaurativo benefícios

Além de auxiliar o nosso corpo e mente a relaxar, a técnica de yoga restaurativo pode trazer muitos benefícios, amores. Para te ajudar e te incentivar a iniciar essa prática, eu listei alguns deles:


Benefícios da yoga para o corpo

  • Melhora da flexibilidade e a postura;
  • Auxilia a equilibrar o sistema nervoso do nosso organismo;
  • Fortifica o sistema imunológico;
  • Desenvolve e aperfeiçoa o condicionamento físico;
  • Ajuda no processo de emagrecimento;
  • Diminui as dores no corpo;
  • Equilibra os batimentos cardíacos.



São muitos os benefícios da yoga para a saúde, não é mesmo meninas?! Porém, se vocês ainda não estão convencidas, continuem a leitura que eu vou listar algumas vantagens de fazer yoga.

Foto: Benefícios do Yoga para corpo e mente 


Vantagens de fazer yoga

Se o yoga restaurativo já traz muitos benefícios para a saúde do nosso corpo, imagina se nós incluirmos a meditação durante a prática. Tudo de bom, né meninas?! Afinal, essa união consegue conduzir a nossa mente a um intenso estado de paz e relaxamento.


Contudo, meninas,  não restar dúvidas, vou listar algumas vantagens de unir a yoga e a meditação:


Aumento da concentração e coordenação motora

Ao meditar durante o yoga restaurativo, nós conseguimos focar no momento, melhorando a nossa concentração, nossa memória e nossa coordenação motora. Sem falar, meninas, que ajuda a focar em pensamentos positivos para o restante do dia.


Potencializa a respiração, evitando impurezas

A respiração é parte importante dos exercícios de yoga, estimulando a inspiração pelo nariz e expiração pela boca. Assim, nós potencializamos nossa capacidade respiratória, melhorando o processo, diminuindo as impurezas que entram em nosso organismo.


Desenvolve a musculatura do corpo

Dependendo do nível dos exercícios e posições adotadas, meninas, a yoga, também, auxilia no desenvolvimento e fortalecimento dos nossos músculos. Uma maravilha, não acham?!


Melhora o seu humor

Além de provocar o relaxamento físico e mental, estudos indicam que praticar exercícios, como a yoga, melhoram o humor de quem as pratica. Isso porque ajuda a elevar os níveis de serotonina (atua como regulador do sono, do apetite, da temperatura do corpo, dos movimentos, etc.) e diminui o nível de cortisol (hormônio que pode trazer várias complicações para o organismo quando presente em excesso) no sangue.


Aumenta a sua autoestima

Como eu sempre digo, amores, devemos separar uns momentos do nosso dia a dia para cuidar de nós mesmas. E, praticar a yoga é uma forma de autocuidado! Afinal, auxilia a melhorar nosso condicionamento e nos deixa mais feliz e satisfeitas.


Yoga Restaurativo posturas

Eu mencionei no início do artigo, amores, que as posturas do yoga restaurativos são quase sempre deitadas. Isso ocorre para que, nessas posições, nós fiquemos muito confortáveis e o relaxamento seja o maior possível. Entre as opções de posições temos:


Matsyasana (Postura do peixe com suporte)

Essa posição é muito simples meninas, mas será necessário dois cobertores enrolados. O primeiro passo é estender o seu tapete para yoga, depois posicione um cobertor sob a cabeça e outro sob a região da escápula (porção póstero-superior do tórax). Após isso, deixe os braços abertos ao lado do corpo e permaneça nesta posição por aproximadamente 7 minutos.


Shavasana (postura do cadáver/relaxamento)

Se a postura do peixe é fácil e relaxante, dá para imaginar quão relaxante é a postura do cadáver, também chamada de postura do relaxamento. Aqui, garotas, a dificuldade mesmo é não adormecer, pois devemos deitar, com os braços e pernas aberto e relaxar, por cerca de cinco muitos. Uma delícia meninas…


Balasana (postura da criança)


Para esta posição vocês também precisarão de um cobertor amores, ou de um suporte. Vocês devem colocar sobre o tapete de yoga. Após isso, sente com os joelhos dobrados e bem separados, descanse a barriga, o peito e uma bochecha no cobertor e relaxe por um período de cinco a sete minutos. Lembre de deixar a sua mente limpa e respirar profundamente. Você vai amar!

Yoga restaurativo na quarentena

A quarentena causada pelo coronavírus modificou muito os hábitos e ainda estamos tentando nos adaptar às mudanças necessárias. O problema é que isso não é fácil para todas as pessoas, nós entendemos, afinal, também precisamos nos acostumar com essa nova realidade. Assim, enquanto torcemos pela normalização, precisamos cuidar de nós mesmas, da nossa saúde mental e física e o yoga restaurativo é uma ótima opção, pois além de poder ser praticada em um canto da sua casa, traz muitos benefícios.


Então, amores, que tal aderir ao yoga restaurativo e cuidar de si mesma?! Você já tentou ou está praticando outras atividades físicas em sua casa durante este período de quarentena? Conta para nós nos comentários, você sabe como nós amamos trocar dicas e experiências!





0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.