Acne e o Ciclo Menstrual: Como os Hormônios Afetam a Pele – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Acne e o Ciclo Menstrual: Como os Hormônios Afetam a Pele

Olá, meninas!


Amem ou odeiem, se existe um fenômeno natural que nos acompanha  por grande parte de nossas vidas, é a nossa menstruação. E se engana quem pensa que a TPM é o único sintoma dessa nossa companheira: a acne e o ciclo menstrual são totalmente interligadas! Mas porque? Por causa dos nossos hormônios!


Nesse artigo, vou mostrar para vocês como lidar da melhor forma com todos os efeitos hormonais da menstruação (incluindo as temíveis acnes) e claro, com algumas dicas maravilhosas (e naturais) para manter a saúde física e mental em dia! Bora lá?

Qual Fase do Ciclo Menstrual dá Espinha?

Para saber em que momento as espinhas aparecem durante o ciclo menstrual, é preciso entender primeiro o porque elas aparecem, amores. 


A nossa pele é considerada um dos maiores e mais importantes órgãos do corpo. Ela funciona como uma espécie de ''barreira física protetora'', que regula nossa temperatura e por meio da eliminação de fluidos como suor e óleos. 


Naturalmente ela vai mudando conforme envelhecemos e passamos por diferentes fases, podendo alterar devido ao clima, doenças ou outras condições de saúde. Umas dessas mudanças ocorrem durante a puberdade (onde começamos a ter o nosso ciclo menstrual) — principalmente na pele do rosto. E isso acontece, devido a produção de hormônios. 

O que Causa Acne Hormonal?

E, assim como os hormônios desencadeiam o desenvolvimento da acne durante a puberdade, os hormônios também desempenham um grande papel nas acnes que ocorrem antes do ciclo menstrual. 


Nesse período, meninas, a produção de hormônios varia bastante. Mas como cada um deles funciona?

Testosterona e Estrogênio

Embora pensemos na testosterona como um hormônio ''masculino'', as mulheres também a produzem, apenas em níveis mais baixos do que os homens. A testosterona tem sido apontada como um fator no desenvolvimento da acne, pois faz com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo (ou óleo).


Para a maioria, as acnes aparecem cerca de uma semana a 10 dias antes do início do período. Este é o momento em que o estrogênio está em seu nível mais baixo. Os níveis de testosterona permanecem razoavelmente constantes ao longo do mês, de modo que, à medida que o estrogênio diminui, a testosterona fica relativamente mais alta.

Progesterona

O hormônio progesterona também desempenha um papel na acne pré-menstrual.

Os níveis de progesterona aumentam durante a segunda metade do seu ciclo. Pode deixar sua pele mais oleosa e fazer com que os poros fiquem fechados, prendendo sujeira e óleo.


Isso cria uma situação perfeita perfeita para acnes: sua pele é mais oleosa e esse óleo pode ficar preso nos poros inchados com mais facilidade. Pode haver outros fatores em ação também, e mais estudos ainda estão sendo feitos sobre exatamente como o ciclo menstrual afeta a acne e a pele em geral.

Como Melhorar a Pele na TPM?

Mas afinal,''como tratar acne hormonal?'' vocês se perguntam. Para a acne do período pré-menstrual (e durante) existem tratamentos específicos, com medicamentos que devem ser prescritos por um médico de confiança. Alguns deles são:


  • Pílulas anticoncepcionais: os anticoncepcionais orais são usados ​​há muito tempo para reduzir o aparecimento de acne, provavelmente porque ajudam a regular as flutuações hormonais.

  • Peróxido de benzoíla: este medicamento comum para acne também funciona bem em fugas hormonais. O peróxido de benzoíla prescrito é uma opção, caso necessitem de algo mais forte.

  • Retinóides tópicos: este é outro medicamento de prescrição que funciona muito bem, pois ajudam a manter os poros limpos e podem reduzir linhas finas e rugas também.

  • Espironolactona: este regulador hormonal pode ser uma opção para controlar as acnes hormonais. A espironolactona é um medicamento de prescrição que podemos tomar por via oral.

Mas no geral, meninas, elas devem ser tratadas da mesma maneira que devemos tratar a nossa pele: com o skincare diário e outros artifícios para evitar o aparecimento de acnes! Digo isso, pois, um dos aspectos mais frustrantes da acne menstrual é que geralmente ela sempre volta, por isso, se precaver é a melhor opção. Para isso:


  • evitem produtos irritantes, como protetores solares gordurosos, cosméticos, óleos e corretivos.
  • protejam a pele da fricção de coisas como colares, tiras ou capacetes apertados.
  • limitem a exposição aos raios ultravioleta, ficando fora do sol quando possível e usando hidratantes não oleosos. Sugiro a vocês o Hidratante Antioxidante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics.
  • lavem o rosto de manhã, à noite e após atividades que causem suor.
  • usem produtos para acne conforme as instruções (aplicar muito irá irritar e ressecar a pele)

Além disso, para que vocês se preparem para o próximo ciclo, se atentem para seguir uma dieta saudável, livre de açúcar e gordurosos. Regular seus níveis de açúcar no sangue comendo alimentos com baixo índice glicêmico (IG) pode ajudar com a acne hormonal. Dentre esses alimentos, estão:


  • alimentos e bebidas açucarados
  • pão branco
  • outros alimentos altamente processados

Muitos desses mesmos alimentos têm sido associados ao aumento da inflamação, que também desempenha um papel na acne. Se possível, tentem limitar a ingestão desses alimentos. Mas atenção: vocês não precisam evitá-los completamente, mas reduzi-los poderá dar aquele up que a pele esteja necessitando. Não custa nada, não é mesmo?

Como Tratar Acne Hormonal de Forma Natural? 

Um excelente remédio para eliminar as espinhas do rosto é controlar a oleosidade da pele utilizando produtos naturais que consigam desinflamar as espinhas e desobstruir os poros. Dentre algumas opções estão:

Máscara de Arroz

Um excelente remédio caseiro para reduzir as espinhas é aplicar, diariamente, uma máscara caseira preparada com arroz e melado de cana porque estes ingredientes desinflamam e clareiam a pele, mantendo uma boa hidratação. Para essa receita vocês irão precisar de:


  • 2 colheres de arroz cozido e ''empapado''
  • 1 colher (sopa) de melado de cana

Ferva o arroz em bastante água, sem adicionar temperos, até ficar com aspecto empapado. Acrescente, para cada 2 colheres de sopa de papa de arroz, uma colher de sopa de mel. Triture no liquidificador, para que fique pastoso e fácil de aplicar. Essa máscara de arroz pode ser aplicada no rosto ou nas costas e deve atuar por cerca de 15 a 20 minutos. Lavar o rosto com sabonete líquido hidratante e água fria a seguir.

Chá de Confrei

O chá de confrei (Symphytum officinalis) possui propriedades cicatrizantes, adstringentes e anti-inflamatórias sendo ótimo aliado no combate às espinhas que surgem no rosto e no corpo. Você irão precisar de:


  • 4 colheres (de sopa) de folhas secas de confrei
  • 1/2 litro de água

Insira os ingredientes numa panela e deixem ferver por 5 minutos, tape e coe a seguir. Coloquem o chá num recipiente de vidro limpo com tampa e guardem a solução na geladeira por até 3 dias. 


Para utilizar o chá, é preciso que vocês lavem o rosto com um sabonete antisséptico e depois de secar, umedeça um pedacinho de algodão no chá de confrei. Apliquem nas espinhas do rosto, colo, braços ou costas e deixem secar naturalmente. Apliquem essa solução 2 vezes ao dia, de manhã e à noite

Máscara de Argila

O uso de sabonetes e produtos naturais como argila verde, são uma excelente ferramenta que pode ajudar na manutenção e redução da oleosidade. Por isso, sugiro a vocês utilizarem a nossa Máscara Facial Purificante Hortelã,  que regula e equilibra a oleosidade sem agredir a pele.


E aí, amores? Gostaram de saber mais sobre a relação entre acne e o ciclo menstrual? Compartilhem com a gente quais são os seus costumes para lidar com este incômodo! Até o próximo artigo! <3

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.