5 Motivos para Começar a Praticar o Amor Próprio

Olá meninas!


Como vocês estão?


Hoje eu quero falar sobre um assunto muito (mas muito) importante: o amor próprio. Afinal, sem ele é impossível atingir a plena realização pessoal, em todos os âmbitos da vida.


Caso vocês já estejam nos acompanhando há algum tempo, aqui ou através do instagram da @lefruitcosmetic, devem ter percebido como nos preocupamos com a autoestima, com o bem-estar e com o amor próprio de cada uma das nossas seguidoras e consumidoras. Isso porque, os dias se tornam mais difíceis quando não nos valorizamos, prejudicando nossa confiança, nossa saúde mental e física. 


Foi pensando nisso que criamos e enviamos, em cada pedido, o Monitoramento de Amor Próprio Le Fruit, onde é possível escrever desejos e hábitos novos que desejamos cumprir durante o mês e anotar quando os realizamos. Esse simples ato faz uma diferença enorme no dia a dia, mudando a forma como nos percebemos, como nos cuidamos e como nos valorizamos. 


Contudo, caso alguma de vocês seja nova por aqui e ainda não adotou práticas de amor próprio, eu a convido a continuar a leitura e conhecer 5 motivos para começar hoje mesmo! Bora lá,meninas?!


O que é o amor próprio?


Antes de tudo, meninas, é preciso que nós entendamos o que é o amor próprio para, depois, conseguir compreender o motivo pelo qual ele é tão importante. Assim, saibam que o amor próprio é o carinho, a consideração e a aceitação que temos por nosso corpo, por nossa aparência, por nós mesmas. Da mesma forma, o amor próprio é aquele autocuidado que temos pelo nosso corpo, nossa mente e nossos sentimentos.


Só por isso já dá para saber como ele é tão importante, não é mesmo?!


5 motivos para começar a praticar o amor próprio


Por meio das práticas de amor próprio, meninas, nós conseguimos abandonar costumes e hábitos que, muitas vezes, não percebemos que fazemos e que são nocivos para nós. Entre os benefícios, podemos citar:


  1. Desenvolve a aceitação de vulnerabilidades e de erros;
  2. Começa a conhecer melhor a si mesma e o que sente;
  3. Valoriza a si mesma, seu corpo, sua mente e seus sentimentos;
  4. Aprende a dizer não quando necessário, tanto para pessoas quanto para situações do cotidiano;
  5. Se coloca em primeiro lugar, de forma a não procurar a aceitação ou a aprovação de outras pessoas, mas busca o seu próprio e único bem estar.

Como desenvolver o amor próprio?


Agora que vocês já conhecem algumas vantagens de praticar o amor próprio, fica a pergunta: “como ter mais amor próprio?”. Para isso, meninas, algumas atitudes do dia a dia fazem toda a diferença. Como:


Aprenda a perdoar a si mesma


O primeiro passo para ter mais amor próprio e autoestima é entender que ninguém é perfeito e acerta sempre. Nós erramos e isso é natural. Por isso, meninas, é essencial aprender a perdoar a si mesma, seus erros e suas vulnerabilidades.


Não se compare com outras pessoas


Comparações são prejudiciais em todos os setores da nossa vida. Assim, a dica é não se comparar com outras pessoas, seja no desenvolvimento de uma carreira profissional, nos relacionamentos amorosos ou na aparência física. Entenda que você é única e maravilhosa!


Priorize os seus sentimentos e o seu bem-estar


Quando deixamos de fazer ou praticar atos que nós queremos, acabamos ficando tristes e frustrados. Colocar-se em primeiro lugar, seja em objetivos ou em pequenos rituais do dia a dia, fará com que você fique bem consigo mesma e proporcionará uma sensação de prazer e de felicidade. 


Dessa forma, meninas, não se guiem pelos gostos e pensamentos dos outros, mas se coloquem em primeiro lugar.


Respeite os seus limites


Conhecer os nossos limites e respeitá-los é essencial para evitar desgastes mentais, emocionais e físicos. Não se cobrem muito, meninas, conheçam o seu corpo e os seus limites. Respeitando-os vocês serão mais felizes e plenas.


Crie seus rituais de autocuidado


Cuidar de si mesma é essencial para ter uma boa autoestima e aumentar o amor próprio. Assim, descubram quais atividades vocês mais gostam e estabeleçam uma rotina de cuidados. Uma dica é a prática de Pilates Solo que, como o nome já diz, vocês podem realizar sozinhas em casa.


Além disso, as rotinas de cuidados com a pele podem auxiliar muito, pois vocês cuidarão da saúde da skin e se sentirão lindas e amadas por si mesmas. Para ajudar quem está começando e não sabe como cuidar da cútis, eu separei dicas incríveis no meu post especial sobre Rotina de Cuidados com a Pele: Passo a Passo Simples.


O que a falta de amor próprio pode causar?


Mesmo que as práticas para aumentar o amor próprio pareçam simples, durante o dia a dia, podem ser bem difíceis de realizar. E, quando deixadas completamente de lado, a falta de amor próprio pode causar vários problemas para a pessoa, desde autoestima baixa, prejudicando a autoconfiança e causando problemas físicos e mentais nas pessoas, como a depressão.


Portanto, meninas, é importantíssimo começar a praticar o amor próprio, valorizando e curtindo a si mesmas. Desejam conferir mais informações sobre como aumentar a autoestima e como cuidar de si mesmas? Então, confiram outras 5 dicas incríveis que nós separamos para vocês:


Benefícios do Autocuidado: O que é e Como Praticar Esse Hábito?

Autoestima Baixa: Cuide-se com Algumas Dicas Leves

Saúde da Mulher: Conheça Dicas e Cuidados

Conheça 3 Técnicas de Respiração Para Aliviar Ansiedade e o Estresse

O que é Mindfulness? Conheça os Benefícios e Aprenda


Espero que cada um desses textos ajudem vocês a melhorarem seus relacionamentos consigo mesmas, mudem a forma como vocês se veem e ajudem a aumentar o amor próprio!


Beijos, Isa!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .