Autoestima Baixa: Cuide-se com Algumas Dicas Leves

Hello amores!


Vocês já acordaram e não se sentiram feliz ou bonita? Duvidaram de vocês mesmas estética e profissionalmente? Eu já… esses são alguns sintomas da baixa autoestima, condição séria que pode trazer vários problemas para a nossa vida, afinal, prejudica nossa confiança, nossa saúde mental e física. 


Contudo, a boa notícia é que alguns cuidados podem nos ajudar a melhorar e aumentar a nossa autoestima. São práticas simples, como o cuidar da nossa pele, mas que causam grandes impactos. Então, se você está passando por isso, ou conhece alguma amiga que está, continue a leitura e confira algumas dicas leves. Bora lá?!


O que é a baixa estima?


Antes de falarmos sobre as dicas e como levantar a estima, é preciso entender o que ela é e como age em nós…


A psicologia trata a autoestima, seja baixa ou alta,  como uma avaliação subjetiva de como a pessoa se vê e como percebe o seu papel no mundo. O seu desenvolvimento é um processo que envolve muitos fatores da nossa vida, como nossas emoções e as nossas crenças, mas, também, pode ser afetada por algumas doenças como a depressão e a ansiedade.


O que causa baixa autoestima?


Por ser uma avaliação subjetiva, vários fatores podem desencadear uma baixa autoestima. Entre os mais comuns estão:

  • Traumas físicos e emocionais;
  • Rejeições;
  • Abandono;
  • Críticas severas;
  • Doenças como depressão, ansiedade e obesidade;
  • Estresse e pressão no trabalho;
  • Problemas cardiovasculares.

Como identificar se você está com autoestima baixa?


A baixa autoestima pode apresentar vários sinais, como não se sentir feliz e satisfeita consigo mesma, mencionados no início do texto. Porém, é possível ficar atenta a alguns sinais para descobrir se você está com a autoestima baixa. Como:

  • Falta de confiança em si mesma e em sua aparência;
  • Se sente inferior e incapaz;
  • Não consegue fazer planos e estabelecer metas para o futuro;
  • Se compara com as outras pessoas;
  • Está sempre pensando nas opiniões das outras pessoas;
  • Possui um grande medo de rejeição, por isso é timídia.

Autoestima baixa frases


Além dos sinais e dos sentimentos, é possível identificar quando estamos com a autoestima baixa quando algumas frases são comuns em nosso vocabulário, como:


  • “Desculpe-me”: Quando nossa autoestima está baixa, tendemos a nos desculpar mesmo quando não fizemos nada para merecer pedido assim;
  • “Foi sorte”: ao receber um elogio por algo que conquistamos ou realizamos bem, nossa falta de confiança nos faz crer que tivemos sorte e não merecemos tal reconhecimento;
  • “O que vão pensar de mim?”: a insegurança e a intolerância aos conflitos fazem com que as pessoas com autoestima baixa se preocupem muito com a opinião de outras pessoas;
  • “Estou em dúvida, não sei o que escolher”: a insegurança e a falta de confiança fazem com que as pessoas não consigam tomar decisões, sejam elas pequenas ou grandes.

O que fazer quando a autoestima está baixa?


Quando eu percebo que a minha autoestima está baixa, o melhor para mim é cuidar de mim mesma. Seja com a minha rotina de autocuidado em casa, com a prática de atividades como a meditação ou separando um tempo para me curtir e relaxar. Afinal, cada vez mais eu percebo como controlar as emoções e não se cobrar tanto são exercícios básicos e essenciais para viver bem e feliz.


Todavia, eu sei como esse processo pode ser difícil e, para te ajudar, eu separei algumas dicas de como melhorar a autoestima. Confira:


Dicas para quem está com autoestima baixa


  • Cuide de você mesma

A primeira dica, que eu sempre dou, para aumentar a autoestima é cuidar de si mesma. Tenha uma rotina de cuidados e invista em você mesma. São pequenas práticas, como a aplicação de um hidratante, fazer as unhas ou hidratar o cabelo, mas que terão um efeito enorme na sua confiança e na forma como você se vê.


Contudo, por conta da pandemia não conseguimos ir ao salão e, por isso, é preciso ter os nossos momentos especiais em casa. Se você não sabe por onde começar, eu te ensino 5 Dicas de Cuidados Pessoais Para Você Aderir na Quarentena.


  • Saiba regular as suas emoções

Para uma boa autoestima é importantíssimo saber lidar e conhecer as próprias emoções. Afinal, se sentir inseguro é normal, mas é preciso entender quando esse sentimento está exagerado para conseguir confiar mais em si mesma. 


Nesse sentido, as emoções, muitas vezes, não permitem que enxerguemos as situações de uma forma mais ampla e a regulação emocional é, justamente, a capacidade de lidarmos com situações que provocam grande intensidade emocional, controlando-as. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e entenda!


  • Cuide da sua alimentação

Você já ouviu a seguinte frase: “você é o que você come”? Essa é uma frase muito popular, mas cheia de aplicações, afinal, nós sabemos como a nossa pele e o nosso corpo reagem aos alimentos consumidos, não é mesmo meninas?! Mas, as nossas emoções também!


Assim, manter uma alimentação equilibrada é importantíssimo para aumentar a autoestima. Afinal, há alguns alimentos que ajudam a diminuir os níveis do hormônio cortisol em nosso corpo, reduzindo, também, os níveis de estresse e melhorando a qualidade do nosso sono. Percebe como cuidar da alimentação é imprescindível?!

Foto: Alimentação saudável 
  • Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são ótimos em todos os aspectos da nossa vida. Dessa forma, quando falamos em autoestima, não é diferente. Afinal, as atividades ajudam a regular o metabolismo do corpo e a manter o peso ideal, o que auxiliará no aumento da confiança e, consequentemente, na melhora da autoestima.


Entre os exercícios que eu já indiquei para vocês estão o Yoga Restaurativo e o Yoga Nidra, duas técnicas INCRÍVEIS que beneficia tanto o nosso corpo quanto a nossa mente, com um relaxamento intenso.


E então, meninas, como está a autoestima de vocês? Todos os dias eu tento não me cobrar muito, aprender a dizer não, cuidar de mim mesma e não me comparar aos demais. E vocês, quais os maiores desafios que a sua estima enfrenta? Vamos compartilhar histórias e forças uma para as outras!

 

Foto: Rituais de autocuidado com Le Fruit 

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .