A Importância de Regular as Emoções na Pandemia Atual

Hello, amores!


Eu imagino que algumas de vocês, como eu, estão em casa há alguns meses enfrentando a reclusão da quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus. Como é uma situação atípica, ela pode agravar a nossa saúde física e mental,caso não consigamos ter uma regulação emocional para lidar com todas as dificuldades e preocupações. 


Pensando nisso, resolvi dar a vocês algumas dicas MARA de autocuidado que podem ser aplicadas durante esses tempos de crise e ajudar no controle de nossas emoções, afinal, tudo tem um lado positivo e, como diz o ditado, “se a vida te der um limão, faça uma limonada”. Bora lá?

Regulação Emocional e Pandemia Atual

Com a pandemia atual, a maior parte das pessoas se viu obrigada a evitar locais de grandes aglomerações e permanecer em casa, adaptando seus afazeres diários.


Por causa desse cenário, o medo das consequências e a incerteza de como (ou quando) isso irá acabar, podem causar altos níveis de ansiedade e estresse às pessoas (e que já sofre de transtornos psíquicos, têm seus sintomas intensificados). Com isso, o sistema imunológico sofre baixa, resultando na manifestação de sintomas físicos como: 


  • problemas na pele 
  • dores de cabeça 
  • problemas para dormir
  • taquicardia
  • sobrepeso
  • e outros 

Analisando todas essas questões, como podemos enfrentar a pandemia da melhor forma? Mantendo a nossa regulação emocional, meninas.

O que é Regulação Emocional?

A regulação emocional, ou auto regulação emocional, é a capacidade de lidarmos com situações que provocam grande intensidade emocional, controlando as nossas emoções de forma equilibrada. 


Podemos aumentar, diminuir ou manter as nossas emoções (refletidas em nossas respostas fisiológicas, comportamentos e sentimentos) ao aceitar e compreendê-las de acordo com o contexto/situação em que vivemos. 

Técnicas para Regular as Emoções

Aprendemos a regular as nossas emoções em nossa infância e adolescência (período de formação da nossa identidade). Por isso, as nossas emoções nos fazem únicos. Ainda assim, passamos toda a nossa vida em constante esforço para que nossas emoções estejam em equilíbrio e, muitas vezes, não temos sucesso.


Emoções como a raiva e o medo são muito difíceis administrar e podem prejudicar a nossa qualidade de vida. Por isso, para treinar o nosso controle, é preciso aprender técnicas para regular nossas emoções. Algumas delas são:


  • Autoavalie suas ações: 
  • De forma constante (seja semanal ou mensal), avalie as suas ações. A ideia desta técnica é identificar o que fizemos para que surjamfalhas e acertos a partir das nossas ações. Dessa forma, estimulamos o nosso autoconhecimento e a nossa autoestima, de forma a saber lidar com diferenças, exigências e críticas.


  • Estimule a sua criatividade:
  • Umas das principais técnicas no controle emocional expressar as nossas emoções através da arte: seja na escrita, na pintura, na imagem ou na música. Ao estimular a criatividade como forma de expressão, você deve analisar as suas emoções constantemente, levando ao equilíbrio emocional.


  • Crie situações imaginárias:
  • Se coloque em situações imaginárias em que você provavelmente se sentiria vulnerável ou sensível. Escreva, desenhe ou imagine esta situação. Essa técnica serve para que você identifique os seus gatilhos e o que você pode fazer para diminuir ou controlar essas emoções negativas.


  • Meditação:
  • Existe uma técnica indiana de meditação chamada Vipassana, que significa “ver as coisas como elas são”. Ela tem como objetivo ver a si mesmo de uma maneira física e mental, como se você saísse de seu corpo. 


    Vá a um lugar tranquilo e feche os olhos. Preste atenção na sua respiração em como o seu corpo se comporta. Faça esse exercício todos os dias. Pode parecer complicado, mas com bastante prática esse estado meditativo pode ser muito eficiente para o autocontrole emocional.

    Utilize-as na Pandemia

    Levando essas técnicas para o caso atual, amores, é preciso ter em mente que o vírus já está entre nós e não há maneira de ignorarmos essa realidade. Mesmo que o fato de nos preocuparmos com as notícias seja coerente para nos mantermos informados, consumi-las de forma exagerada poderá dificultar a nossa regulação emocional. 


    Por isso, aceite o seu medo da situação, mas não se torne refém dele! Além disso:


    • avalie as suas ações em relação a sua busca por segurança e cuidado;
    • encontre uma atividade que te faça liberar/compartilhar os seus receios e medos (pode ser em um diário, um desenho ou até mesmo, na forma de música! A ideia é se expressar!)
    • caso tenha medo ou receio de algo nessa quarentena, procure visualizar uma situação hipotética e encontre o caminho para a solução;
    • Já disse para vocês neste artigo que a reclusão e o trabalho em casa podem ser bem estressantes. Por isso, procure ter um momento de meditação durante seus dias de confinamento, para realinhar os seus sentimentos e se manter bem zen!

    Atividades Para Regular as Emoções

    Tendo em mente todas as técnicas para regular as emoções, nessa quarentena, é preciso nos manter ocupadas com várias atividades, sejam profissionais ou pessoais. O importante, meninas, é que o nosso foco esteja bem longe do medo e aflição que a pandemia nos causa!

     

    Foto: Fazer atividades que te dão prazer 

    Tenha uma Rotina

    Procure levar a quarentena da forma mais natural (e normal) possível. A sua rotina, [sem vírgula]deve seguir os mesmos moldes da vida pré-coronavírus, para que o impacto das mudanças seja suave. A ideia é encarar a quarentena apenas como um momento diferente, porque isso faz parte do processo de aceitar a situação, amores.

    Faça Atividades que Você Goste

    Ler, assistir a filmes/séries, cozinhar, jogar videogame, dançar... ou seja, investir um tempo do dia para fazer atividades prazerosas, é uma ótima maneira de manter a nossa regulação emocional.

    Aprenda algo Novo

    Como o tempo livre é bastante extenso, aprender algo novo pode ser uma ótima opção de ocupar o seu tempo, afinal, você estará investindo no seu desenvolvimento pessoal! 

    Culinária

    Já que muitos fast foods e restaurantes estão fechados, aprenda algumas receitas e economize um dinheirinho! É uma atividade terapêutica e deliciosa!

    Jardinagem

    Que tal adotar uma plantinha? Nessa quarentena, muitas pessoas estão pegando gosto por aprender a cultivar diversas plantinhas (sejam elas para consumo ou para enfeite). Além de ser ótimo para o meio ambiente, é uma atividade super prazerosa!

    Cursos

    Com certeza existe algum curso/atividade que você queria muito fazer/aprender, mas que não tinha tempo antes da pandemia. Então, esse é o momento ideal para se aprofundar em conhecimento (afinal, todos são online, não é mesmo?)

    Mantenha contato com pessoas queridas

    A solidão e/ou o isolamento podem ser agravantes em nossa regulação emocional. Portanto, abuse das redes sociais, das chamadas de vídeos/voz e das mensagens! Lembrem-se que o isolamento é apenas físico e cultivar os nossos relacionamentos é uma excelente forma de manter o equilíbrio da nossa saúde mental.

    Cuide da sua saúde

    Nesse momento de pandemia, é fundamental cuidarmos da nossa higiene, a fim de evitar possíveis infecções. Mas é claro, sem exageros (nada de estocar álcool em gel ou máscaras descartáveis!) e seguindo todas as determinações dos profissionais da saúde. Dessa forma, é possível ter uma regulação emocional equilibrada. Além disso: 

    Faça Exercícios Físicos

    É comprovado que a prática de exercícios físicos é bastante benéfica para a nossa saúde mental. Essa é a hora que você poderá colocar a sua criatividade em dia na hora de fazer exercícios: uma dança em frente à TV, arrastar os móveis, subir e descer as escadas. As possibilidades são imensas!

    Mantenha uma rotina Skincare

    Autocuidado não está relacionado somente aos cuidados com o nosso corpo, mas também com a nossa saúde mental. Apesar disso, a atenção ao nosso físico com o skincare também é muito importante, pois além de benéfico para a saúde, é um ato de autoconhecimento, manutenção da nossa autoestima e amor próprio. Para isso, eu recomendo a vocês toda a linha de produtos Le Fruit (totalmente naturais, veganos e cruelty free), que vão garantir que a sua pele fique LINDA e SAUDÁVEL!

    Foto: Ter momentos de autocuidado é incrível para deixar a cabeça leve

    Mantenha ou procure suporte psicológico

    Ainda que existam técnicas para a regulação emocional, em alguns casos, a dificuldade/medo/sofrimento são grandes, por isso é necessária a busca por ajuda psicológica. É importante que, caso não esteja em tratamento, procure um profissional de sua confiança.



    E aí, meninas? O que vocês têm feito para regular as emoções durante essa pandemia? Conta pra gente nos comentários e até o próximo artigo!

    Deixe um comentário

    Nome .
    .
    Mensagem .