Saúde da Mulher: Conheça Dicas e Cuidados

Olá meninas!


No mês de março, mais precisamente no dia 8, nós celebramos a mulher e todas as suas facetas: como mãe, como filha, como tia, como dona de casa, como trabalhadora, como empreendedora ou desempenhando qualquer tarefa que ela desejar.  E, que figura é a mulher, não é mesmo? Sempre lutando por igualdades, direitos e cuidando de quem ela ama. 


Contudo, no meio de tantas tarefas, é preciso que nós, mulheres, tenhamos tempo para cuidar de nós mesmas, tempo para cuidar da nossa pele, da nossa mente e da nossa saúde física. Por isso, hoje  eu quero trazer uma reflexão e dar algumas dicas de cuidados essenciais para a saúde e bem-estar de todas nós, mulheres.


Como a mulher deve cuidar da sua saúde?

A primeira coisa que nós precisamos entender quando falamos em saúde da mulher é que: o organismo feminino possui suas particularidades. Ou seja, nosso corpo é diferente do corpo masculino, por isso precisa de atenção e cuidados específicos. 

Assim, para que a mulher consiga cuidar da sua saúde, é importante que ela conheça a si mesma, entenda como o seu organismo funciona, quais fatores externos a prejudicam, mantenha uma rotina de autocuidado e quando perceber qualquer mudança procure um especialista.


Agora, quando falamos em rotina de cuidados, não estou só falando da saúde da pele, mas do organismo como um todo. E eu vou explicar para vocês quais os cuidados essenciais com o organismo.


O que devemos fazer para cuidar da nossa saúde?


Se vocês já conhecem os seus organismos, sabem que existem vários fatores que acabam influenciando o seu funcionamento. Um exemplo é a alimentação, existem certos alimentos que podem melhorar a taxa de ferro ou ser uma fonte maior de vitaminas. Por isso, seguir uma dieta mais rica em frutas e verduras pode auxiliar no desempenho do corpo, aumentando a imunidade e evitando o desenvolvimento de certas doenças. Mas, existem outros cuidados essenciais para a nossa saúde, como:


Consumo de água

Caso vocês acompanhem o nosso instagram (@lefruitcosmetic), já sabem que eu sou uma defensora do consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia (a mesma quantia indicada pelo Ministério da Saúde). Isso porque a água é fundamental para o funcionamento dos órgãos, como intestino e rins, por exemplo. Além disso, esse líquido precioso mantém a plena atividade das células e do metabolismo.


Conseguiram entender a importância desse cuidado diário? Então, bora separar a garrafinha de água.


Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos pode ser uma provação para muitas pessoas, isso porque é difícil separar um tempo, todos os dias, para tal atividade. Contudo, movimentar o corpo é um cuidado essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Afinal, durante a prática deixamos a mente livre, liberamos os hormônios do estresse, melhoramos a circulação sanguínea e a respiração. Além de tonificar o corpo…


Uma ótima dica para cuidar tanto do corpo quanto da mente é a prática de pilates solo. E o melhor: vocês podem realizar em um local quieto e tranquilo ,dentro de casa mesmo.  Vocês vão amar os benefícios.


Cuidados mentais

Quem já ouviu essa frase: “quando a mente não está bem, o corpo não fica bem”?. É a mais pura verdade, meninas. Dessa forma, identificar os sintomas de doenças psicológicas precocemente e procurar ajuda especializada é imprescindível para manter o nosso organismo bem e ficar em paz. Não se deixem levar por preconceitos, não há nada de errado em conversar com terapeutas, psicólogos ou psiquiatras. Depressão e ansiedade são doenças como quaisquer outras e esses profissionais poderão ajudar vocês a melhorar.


Quais cuidados devem ter com o corpo feminino?

Como já mencionado, meninas, o corpo feminino precisa de certos cuidados específicos, como a realização de exames periódicos para evitar o desenvolvimento de certas doenças e, também, para diagnosticar no início, aumentando as chances de cura. Portanto, é essencial manter as visitas regulares aos médicos e realizar os exames preventivos anuais, como os para detectar um câncer de mama, de colo de útero ou de pele.


Qual a importância de cuidar da pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano e, da mesma forma que os demais, precisa de cuidados específicos. Na mulher, a skin costuma ser mais fina e mais seca, por isso, em muitos casos, é necessário utilizar sabonetes mais suaves e cremes hidratantes mais poderosos. Afinal, tanto no corpo quanto no rosto, nós mulheres tendemos apresentar a flacidez mais precocemente, quando comparado aos homens. A boa notícia é que existem formas de prevenir e de retardar esse envelhecimento cutâneo com alguns cuidados diários com a pele. Bora aprender, meninas?!


Limpar bem a pele

Higienizar bem a pele, principalmente durante a noite, é essencial para manter o aspecto saudável, mas isso não é novidade para ninguém, né meninas?! Assim, lembrem-se de nunca dormir com a cútis suja ou sem remover a maquiagem.


Protetor solar sempre

O protetor solar é um item indispensável para quem deseja cuidar da saúde da pele. A radiação pode aumentar as chances de desenvolver um câncer de pele, formar lesões ou manchas na cútis, além de aumentar a formação de radicais livres e acelerar a perda de colágeno, aumentando a flacidez. 


Ninguém deseja isso, né meninas?! Então, que tal investir 5 minutinhos em vocês mesmas e aplicar o protetor solar, principalmente, na pele do rosto independente se irão sair de casa ou não?!


Máscaras de tratamento

Todos os dias a nossa pele perde água e nutrientes e o uso de máscaras de tratamento, também, são essenciais para repor e hidratar a pele. Como a nossa Máscara Facial Iluminadora Ylang-Ylang, que remove as impurezas da pele e possui ingredientes naturais que irão amenizar as manchinhas do rosto e estimular o colágeno natural da pele.


E então, meninas, como vocês estão cuidando da saúde física e mental de vocês? Vocês conseguem separar momentos diários só para isso? Deixem um comentário e vamos trocar dicas de rituais de autocuidado!

Beijos, Isa!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .