Antioxidante para Pele: para que serve e melhores opções – Le Fruit

Por Le Fruit Cosmetics

Antioxidantes para Pele: confira as melhores opções

mulher segurando produtos Le Fruit

Que envelhecer é um processo natural da vida, todas nós sabemos. Não há como enfrentar o tempo, não é mesmo? Ainda assim, há fatores que aceleram esse processo e, muitas vezes, por eventos incontroláveis ou negligência da nossa parte. A ótima notícia, é que existem formas de evitarmos que o envelhecimento precoce aconteça, com a ajuda dos ativos antioxidantes.

Ficaram curiosas para saber mais? Nesse artigo, irei mostrar a vocês o que são os antioxidantes para pele, para que servem e como incluí-los na rotina de beleza diária. Bora lá?

Antioxidante: o que é e para que serve?

mulher segurando produto próximo ao rosto

Para entendermos o que são e para que servem os antioxidantes, é preciso saber o que significam os radicais livres. Eles são processos metabólicos naturais do organismo, produzidos em forma de moléculas que, quando produzidos em excesso, ameaçam a estabilidade do nosso corpo e atacam as estruturas celulares sadias dos tecidos epiteliais.

São essas destruições que provocam mudanças na pele como a formação de rugas, o ressecamento, a perda da elasticidade e a descoloração. Dos estimuladores da ação dos radicais livres, podemos citar:

  • consumo de álcool;
  • estresse;
  • pesticidas;
  • poluição ambiental;
  • radiação Infravermelha;
  • radiação ultravioleta causada pelo sol;
  • tabagismo.

Para prevenir todos esses processos desagradáveis causados pelo envelhecimento precoce, chegam as ações dos ativos antioxidantes. Ao todo, existem dois tipos de antioxidantes: os enzimáticos, encontrados em nosso organismo e os não enzimáticos, produzidos por nosso corpo por meio da alimentação.

As moléculas antioxidantes do tipo enzimáticas tendem a diminuir com o passar dos anos, o que significa o processo natural de envelhecer, amores. Por isso, necessitamos de uma dieta rica em alimentos com antioxidantes não-enzimáticos.

Para saber mais sobre ela, que tal dar uma olhadinha no meu artigo sobre os benefícios da alimentação saudável para a pele?

Além de adicionar esse tipo de substância na sua rotina de skincare, o uso de hidratante e protetor solar é essencial para garantir os melhores resultados no combate ao envelhecimento. Inclusive, aplicar eles antes de passar o protetor potencializa o efeito do produto contra os raios ultravioletas e seus efeitos nocivos. Para esse uso, a vitamina C é a queridinha dos dermatologistas.

Como eles agem na pele?

Pensem nos antioxidantes como uma espécie de “super-heróis” do nosso corpo, meninas! Essas substâncias agem diretamente na quantidade excessiva de radicais livres — essa sobra também pode ser chamada de estresse oxidativo — neutralizando a quantidade dessas moléculas e/ou reparando as lesões causadas pelas mesmas.

Mas, como em todo bom filme do gênero, os radicais livres não são totalmente prejudiciais e também têm o seu papel. Além de ajudar nas defesas do organismo contra possíveis infecções, eles ainda auxiliam na transformação das células gordurosas em músculos. Tanto antioxidante, quanto radicais livres, devem estar em equilíbrio para o bom funcionamento de nosso organismo.

Por isso, não devemos tentar eliminá-los completamente e sim deixar eles em quantidades boas para o nosso corpo. Então vamos dar uma olhadinha em alguns dos melhores antioxidantes para incluirmos no nosso dia a dia!

Quais são os melhores antioxidantes?

mulher com máscara facial

Os antioxidantes naturais (ou antioxidantes não-enzimáticos) são aqueles produzidos pelo nosso corpo por meio do estímulo de substâncias encontradas em alimentos antioxidantes (como vegetais e sais minerais). Então, montar uma boa dieta é fundamental para contribuir com essa produção de ativos naturalmente em nosso organismo.

Em uma alimentação com frutas e verduras variadas é possível ingerir algumas dessas substâncias benéficas ao nosso corpo e deixar a pele ainda mais bonita. Entre a extensa variedade existente na natureza, estão:

Licopeno e Beta-Caroteno

Também chamados de corantes naturais, eles atuam retirando oxigênio dos radicais livres, reduzindo a incidência de estresse oxidativo. Alimentos que contém esses antioxidantes são os vegetais verde-escuros e alimentos alaranjados, amarelos ou vermelhos.

No caso do beta-caroteno, ele já é um ativo muito conhecido de quem ama se bronzear, pois ajuda na produção de melanina, deixando aquele bronze maravilhoso. O principal alimento que pode ser escolhido para aumentar a quantidade desses elementos no corpo é a cenoura, então pode caprichar na sua adição na salada.

Flavonoides

São ativos antioxidantes produzidos por vegetais, que auxiliam no combate a radiação solar e doenças cancerígenas. Pode ser encontrado em bebidas como café, vinho tinto e cerveja; e em frutas de coloração avermelhada.

Além dos benefícios externos, os flavonoides ajudam no ajuste dos níveis de colesterol, redução do risco de aparecimento de doenças crônicas e sintomas da menopausa.

Retinol (vitamina A)

É extremamente importante para a pele. O seu consumo dá firmeza aos nossos tecidos, auxiliando na renovação celular, na produção de colágeno e de elastina. Sua ingestão também atua na redução das rugas e outras linhas de expressão, trazendo uma aparência mais jovem.

Pode ser encontrado em alimentos como o óleo de peixe, a gema do ovo e o fígado.

Ácido Ascórbico (Vitamina C)

mulher com framboesa na mão

Este poderoso ativo antioxidante, auxilia no crescimento e saúde das células do organismo. Ele contribui também estimulando a maior produção de colágeno e deixando a sua pele mais firme e iluminada, uniformizando o tom e, assim, reduzindo as manchas.

Pode ser encontrado em várias frutas cítricas, algumas mais conhecidas e outras menos, tais como:

  • Caju;
  • Limão;
  • Laranja;
  • Ameixa;
  • Framboesa;
  • Pêssego;
  • Morango.

Tocoferóis (Vitamina E)

É um excelente antioxidante, que ainda tem efeito anti-inflamatório e emoliente. Essa vitamina também age como um lubrificante e hidratante natural, auxiliando na cicatrização e diminuição de rugas. Ela pode ser absorvida por meio da alimentação de oleaginosas, folhas verdes, cereais, entre outros.

Selênio

Auxilia na formação da tireóide (de forma normal). Ele atua junto da vitamina E no combate aos radicais livres e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, cooperando até mesmo na prevenção de doenças como o câncer. É encontrado nas oleaginosas e outros alimentos provenientes do solo.

Niacinamida (vitamina B3)

Essa substância possui uma ótima propriedade anti-inflamatória e auxilia no combate da acne, diminuição de manchas, controle da dilatação de poros e redução de linhas de expressão como as rugas. Esse nutriente é muito utilizado na fortificação de alguns grãos como: a farinha de trigo e cereais matinais à base de milho.

Goji Berry

A fruta de origem chinesa já se tornou uma queridinha das brasileiras, afinal, sua lista de benefícios é enorme! Ela atua na hidratação e restaura a sua barreira cutânea, além de possuir ótimas propriedades contra o envelhecimento e uma potente ação anti-inflamatória.

Ela pode ser uma grande aliada na sua skincare, graças a sua alta capacidade antioxidante!

Importância dos cuidados com a pele

Ainda que a alimentação seja uma excelente e importantíssima alternativa na prevenção do envelhecimento, os antioxidantes podem ser consumidos por meio de suplementos vitamínicos e/ou uso tópico de cosméticos.

Para vocês terem noção, meninas, alguns estudos comprovam que os antioxidantes trabalham melhor quando atuam juntos, adicionando benefícios aos mecanismos naturais de defesa. Por isso, para preparar a pele para uma melhor absorção dessas substâncias é preciso realizar uma boa rotina de cuidados dermatológicos.

Para saber o passo a passo, acesse o conteúdo sobre rotina de skincare e confira um guia completo de cuidados. Depois de algumas etapas da rotina de cuidados é possível utilizar uma série de produtos que contenham ativos antioxidantes, como os diversos estilos de séruns e cremes hidratantes disponíveis no mercado.

mulher segurando produto Le Fruit próximo ao rosto

Se você gostou desse conteúdo, que tal continuar navegando aqui em nosso blog e conferir nossos outros posts? São diversos temas super importantes para conhecer e aprender tudo sobre cuidados pessoais.

Por hoje foi isso amigas, beijos e até a próxima!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.