Benefícios de Produtos com Ativos Antioxidantes para a Pele

Hello, amores!


Que envelhecer é um processo natural da vida, todas nós sabemos. Não há como enfrentar o tempo, não é mesmo? Ainda assim, há fatores que aceleram esse processo e, muitas vezes, por eventos incontroláveis ou negligência da nossa parte. A ótima notícia, é que existem formas de evitarmos que o envelhecimento precoce aconteça, com a ajuda dos ativos antioxidantes. 


Ficaram curiosas para saber mais? Nesse artigo, irei mostrar a vocês o que são essas substâncias, para que servem e como incluí-las na rotina de beleza diária. Bora lá?

 

Foto: Ativos antioxidantes em cosméticos 

Antioxidante: o que é e para que serve? 

Para entendermos o que são e para que servem os antioxidantes, é preciso saber o que significam os radicais livres. Eles são processos metabólicos naturais do organismo, produzidos em forma de moléculas que, quando produzidos em excesso, ameaçam a estabilidade do nosso corpo e atacam as estruturas celulares sadias dos tecidos epiteliais. 


São essas destruições que provocam mudanças na pele como a formação de rugas, o ressecamento, a perda da elasticidade e a descoloração. Dos estimuladores da ação dos radicais livres, podemos citar:


  • consumo de álcool
  • estresse
  • pesticidas
  • poluição ambiental
  • radiação Infravermelha
  • radiação ultravioleta causada pelo sol
  • tabagismo

Para prevenir todos esses processos desagradáveis causados pelo envelhecimento precoce, estão as ações dos ativos antioxidantes. Ao todo, existem dois tipos de antioxidantes: os enzimáticos, encontrados em nosso organismo e os não enzimáticos, produzidos por nosso corpo, através da alimentação.


As moléculas antioxidantes do tipo enzimáticas tendem a diminuir com o passar dos anos, que significa o processo natural de envelhecer, amores. Por isso, necessitamos de uma dieta rica em alimentos com antioxidantes não-enzimáticos. Para saber mais sobre ela, leia o meu artigo Aprenda os Benefícios da Alimentação Saudável para a Pele.

E como agem na pele?

Pensem nos antioxidantes, como uma espécie de “super heróis” do nosso corpo, meninas! Essas substâncias agem diretamente na quantidade em excesso de radicais livres, neutralizando a quantidade dessas moléculas e/ou reparando as lesões causadas pelas mesmas.


Mas, como em todo bom filme, os radicais livres não são totalmente prejudiciais e também têm o seu papel. Além de ajudar nas defesas do organismo contra possíveis infecções, eles também auxiliam na transformação das células gordurosas em músculos. Tanto antioxidante, quanto radicais livres, devem estar em equilíbrio para o bom funcionamento de nosso organismo.

Quais são os melhores antioxidantes?

Os antioxidantes naturais (ou antioxidantes não-enzimáticos) são aqueles produzidos pelo nosso corpo, através do estímulo de substâncias encontradas em alimentos antioxidantes ( como vegetais e sais minerais). Entre a extensa variedade existente na natureza, estão:

Licopeno e Beta-Caroteno

Também chamados de corantes naturais. Atuam retirando oxigênio dos radicais livres, reduzindo a incidência de estresse oxidativo. Alimentos que contém esses antioxidantes são os vegetais verde-escuros e alimentos alaranjados, amarelos ou vermelhos.

Flavonoides

São ativos antioxidantes produzidos por vegetais, que auxiliam no combate a radiação solar e doenças cancerígenas. Pode ser encontrado em bebidas como café, vinho tinto e cerveja; e em frutas de coloração avermelhada.

Retinol (Vitamina A)

É extremamente importante para a pele. O seu consumo dá firmeza aos nossos tecidos, auxiliando na renovação celular e na produção de colágeno. Pode ser encontrado em alimento como o óleo de peixe, a gema do ovo e o fígado.

Ácido Ascórbico (Vitamina C)

Este poderoso ativo antioxidante, auxilia no crescimento e saúde das células do organismo. Pode ser encontrado em frutas cítricas.

Tocoferóis (Vitamina E)

É um excelente antioxidante, que ainda tem efeito anti-inflamatório e emoliente. Ela pode ser absorvida através da alimentação de oleaginosas, folhas verdes, cereais, entre outros.

Selênio

Auxilia na formação da tireóide (de forma normal). Atua junto a vitamina E, no combate aos radicais livres. É encontrado nas oleaginosas e outros alimentos provenientes do solo.

Importância cuidados com a pele

Ainda que a alimentação seja uma excelente e importantíssima alternativa na prevenção do envelhecimento, os antioxidantes podem ser consumidos através de suplementos vitamínicos e/ ou uso tópico, através de cosméticos. Para vocês terem noção, meninas, alguns estudos comprovam os antioxidantes que na pele trabalham melhor quando atuam juntos, adicionando benefícios aos mecanismos naturais de defesa da pele.


Por isso, para preparar a pele para uma melhor absorção dessas substâncias, é preciso realizar uma rotina de cuidados com a pele. Para saber o passo a passo, acesse o meu artigo Rotina Skincare: Guia Completo de Cuidados e Dicas. Depois de passadas algumas etapas da rotina de cuidados, é possível utilizar uma séries de produtos que contenham ativos antioxidantes como os diversos estilos de séruns e cremes hidratantes disponíveis no mercado. 

Cremes com antioxidantes naturais

Para além dos produtos tradicionais, utilizar alternativas naturais é um benefício a parte. É possível utilizar cremes hidratantes, com substâncias totalmente naturais, potencializando o efeito antioxidante do produto. 


Nós da Le Fruit, por exemplo, temos diversos produtos com ativos antioxidantes, como o nosso Hidratante de Hibisco e Framboesa Le Fruit. Ele é composto de ingredientes naturais, que contém ativos antioxidantes como vitamina E, carotenóides e ácido ascórbico. Para conhecer mais desse e de outros produtos, veja aqui a nossa linha completa e garanta a sua pele sempre LINDA!

Foto: Hidratante de Hibisco e Framboesa Le Fruit 

E aí, amores? Quais dos ativos antioxidante vocês mais tem costume de consumir? Compartilhem com a gente aqui nos comentários! 


Beijos, Isa. <3



2 comentários

  • rQoKtyqjdizEZN

    gULhuHSyAVjFM
  • dBEUvKuYTsyF

    XgJtpHkQFPyaU

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .