Banho de Eucalipto: 4 benefícios e como fazer em casa – Le Fruit

Por Le Fruit Cosmetics

Banho de eucalipto: faça em casa e aproveite os benefícios

Quando se trata de autocuidado, é importante encontrarmos rituais que possam ser feitos de maneira fácil e que tragam o máximo de benefícios ao nosso corpo e mente. Um desses hábitos simples, e que você pode começar a praticar hoje mesmo, é o banho de eucalipto.

Além de ajudar na melhora da nossa respiração, adicionar ramos dessa planta no banheiro pode auxiliar no alívio de estresse e servir como um ótimo ritual de skincare. Quer saber como fazer um banho de eucalipto e conhecer mais de seus benefícios? Continue a leitura!

Como se faz banho de eucalipto? Passo a passo simples!

mulher de costas na banheira

A forma de realizar o banho de eucalipto varia em alguns detalhes, a depender se tiver um chuveiro ou uma banheira. Confira:

Passo 1: Arrume alguns ramos de eucalipto

Dois ou três ramos naturais da planta já são o suficiente para o processo.

Por ser uma planta muito comum, é possível encontrar árvores de eucalipto pela cidade e colher as folhas com praticidade. Lembre-se apenas de tomar cuidado para retirar os galhos da planta com cuidado. Assim você preserva o que permanece na árvore e poder aproveitar ao máximo o que levar.

Outra forma de adquirir a planta é comprando-a em feiras, floriculturas e até mesmo em lojas online, onde você pode encontrar o produto com preços acessíveis e com boa qualidade. Dê preferência aqueles que sinalizem que a planta é fresca e mostram a procedência real dela.

Passo 2: Lave as folhas e deixe secar

Este passo é importante para que o banho de eucalipto seja feito de forma correta e você possa aproveitar ao máximo os benefícios. É aqui que você eliminará quaisquer impurezas que estejam nas folhas, evitando que elas contaminem o seu banho.

Após higienizar os ramos da planta, deixe-os secar completamente.

Passo 3: Amarre os ramos secos junto ao chuveiro

Use um barbante ou elástico para juntar os galhos de eucalipto e amarre-os ao cano do chuveiro, fora do alcance da água. Se você possui uma banheira, uma alternativa é amarrar o buquê na torneira ou em algum outro ponto próximo o suficiente do vapor do banho.

É importante não deixar que as folhas fiquem embaixo d'água enquanto você toma seu banho, para evitar que o óleo essencial de eucalipto entre em contato direto com sua pele. Apenas o vapor com o aroma da planta já é o suficiente para que você se beneficie das propriedades terapêuticas do ritual.

Passo 4: Aproveite o ritual por completo

Independentemente da sua intenção ao fazer o banho de eucalipto, é importante se deixar envolver por inteiro durante o ritual.

Sinta os aromas refrescantes da planta liberados pelo vapor da água, permitindo que as propriedades fitoterápicas causem o efeito desejado.

Você pode até mesmo massagear o rosto - principalmente próximo ao nariz, para ativar as vias respiratórias. Vale a pena fazer o mesmo com o corpo, assim é possível que os poros absorvam as propriedade do eucalipto e você consiga potencializar os efeitos terapêuticos da planta!

Passo 5: Cuide bem dos ramos de eucalipto

Após o banho, deixe os galhos de eucalipto secarem completamente.

Para isso, você pode deixá-los pendurados na janela do banheiro ou em algum outro local mais arejado da casa. É importante não deixar que eles fiquem úmidos, para evitar o acúmulo de mofo.

Você pode utilizar o mesmo buquê de eucalipto por até três banhos, ou até que não sinta mais os aroma liberado no vapor.

E não os descarte de qualquer maneira: o eucalipto é matéria orgânica, então pode ser devolvido à natureza para alimentar o solo e continuar o ciclo natural do meio ambiente.

Para que serve o banho de eucalipto? Veja 4 benefícios da prática

mulher lavando o cabelo

O eucalipto é uma planta com inúmeras propriedades fitoterápicas e os benefícios. Ao realizar o banho de eucalipto, você pode usufruir de vantagens como:

1. Melhora no funcionamento das vias respiratórias

Devido ao seu aroma forte e refrescante - trazido por componentes como o eucaliptol e citronelol – o eucalipto é famoso por ajudar a abrir as vias respiratórias e ter ação expectorante.

Para quem está gripado, resfriado ou sofre de problemas respiratórios — como rinite e sinusite — tomar um banho de eucalipto pode auxiliar muito no alívio de sintomas como nariz congestionado e pulmão carregado de muco.

2. Alívio de estresse e ansiedade

Outro benefício do banho de eucalipto é o alívio de sintomas emocionais, como estresse e ansiedade.

Quando estamos estressados, uma das primeiras respostas do nosso organismo é mudar o ritmo da nossa respiração, muitas vezes limitando o fluxo de oxigênio.

Justamente por melhorar o funcionamento das nossas vias respiratórias, o vapor do eucalipto inalado durante o banho pode ser um grande aliado à sua saúde emocional.

3. Aumento da qualidade da pele

Principalmente para quem tem pele seca, o banho de eucalipto pode ser um grande aliado.

O óleo essencial liberado durante o ritual estimula a produção de ceramida, um tipo de ácido graxo que auxilia na retenção de umidade da pele. Ou seja, além de todos os benefícios já citados, o banho de eucalipto é um ótimo ritual de skincare!

Aliás, já falamos sobre pele seca aqui no blog. Confira nosso post e saiba tudo sobre a pele ressecada, desde suas causas até como tratar!

4. Redução de dores e inflamações

mulher de costas lavando o cabelo

Outra incrível propriedade do eucalipto é sua ação anti-inflamatória.

Alguns componentes da planta, liberados durante o banho, podem agir como analgésicos, reduzindo possíveis dores e inflamações que seu corpo esteja apresentando.

Agora que você sabe tudo sobre o banho de eucalipto, aproveite para testá-lo em casa e garantir os inúmeros benefícios que esse ritual de autocuidado tem a oferecer para o seu corpo e sua mente.

Se você deseja encontrar mais hábitos saudáveis e estimulantes para adotar no dia a dia e melhorar sua qualidade de vida, não deixe de conferir nosso post com 6 dicas de atividade para relaxar em casa e se sentir muito bem. Você merece!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.