Descubra Agora Como Evitar as Manchas Escuras nas Axilas

Olá meninas!


Em algumas pessoas, um gesto simples como levantar o braço, pode ser amedrontador e causar bastante constrangimento. Sabem a que estou me referindo? Se vocês pensaram nas temíveis axilas escuras, acertaram! 


Esse incômodo é bastante comum e, na maior parte dos casos, as pessoas que sofrem com isso não têm o conhecimento apropriado para tratamento ideal. A boa notícia, meninas, é que neste artigo irei explicar as possíveis causas de manchas escuras nas axilas, como prevenir e quais as melhores formas de tratá-las! Bora lá?

Por que as Axilas ficam Escuras?

As axilas devem ter, naturalmente, o mesmo tom do resto da nossa pele. No entanto, a pele das axilas pode ficar com uma tonalidade mais escura, em uma condição chamada hipercromia. As axilas escuras geralmente não são um sinal de nada sério, mas algumas pessoas podem achá-las constrangedoras - especialmente ao usar roupas mais curtas como as íntimas ou de banho.

O Que Causa?

A causa desse escurecimento pode ser originada por vários fatores, meninas, desencadeando a alta produção de melanina. Dentre eles, podemos destacar:

Depilação

Toda vez que é feita a retirada dos pêlos total ou parcial com ceras e lâminas, a pele sofre uma agressão e responde a ela com um processo inflamatório, produzindo melanina, manchando e espessando a pele.

Desodorantes

Manchas nas axilas causadas por desodorante, são muito comuns. Muitos antitranspirantes e desodorantes usam alumínio como ingrediente ativo, o que causa obstrução nos dutos de suor e, no processo, irrita a pele. Além de hiperpigmentar, podem causar pequenas pústulas de infecção. 

Acantose Nigricans

É uma lesão que provoca a produção da melanina e o espessamento da pele, deixando a região com aspecto aveludado. Ela geralmente está ligada à obesidade e outras doenças, inclusive pode ser manifestação cutânea de alguns tipos de câncer, como o de ovário.

Desequilíbrio Hormonal

Como síndrome de ovários policísticos e outros.

Doenças Endocrinológicas

Como diabetes, tumores liberadores de hormônios. 

Roupas justas

Tecidos sintéticos e apertados entram em atrito com a pele das axilas, causando uma irritação, fator que piora a hipercromia.

Obesidade

Aumenta o atrito das axilas, resultando em manchas.


É válido nos atentar que, em alguns casos, a genética e a cor da pele podem influenciar nas axilas escuras. Logo, quem apresenta pele morena e/ou negra, tem uma maior tendência a adquirir axilas escuras. 

Como Evitar Manchas nas Axilas

Quando se trata de medidas preventivas, devemos pensar em evitar irritações: é importante tratar a pele da axila da mesma forma que trataria a pele do rosto em uma rotina skincare

Por ter uma textura frágil, não é recomendável esfoliar demais a região das axilas,

afinal, só vai irritar ainda mais a área e causar o espessamento da pele.


Outra maneira eficaz de prevenção é utilizar desodorantes naturais sem alumínio. 

Se você está procurando uma solução para isso, sugiro a vocês os produtos Le Fruit, especificamente nosso Desodorante Uva Verde Le Fruit Cosmetics. Com um cheirinho maravilhoso de uva verde, o nosso deso não possui químicos como Conservantes Sintéticos, Alumínio, Parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos.

 

Foto: Desodorante Natural de Uva Verde 


Embora ter as axilas escuras geralmente seja inofensivo, amores, é importantíssimo consultar um dermatologista — especialmente se vocês acharem que podem ter uma condição como diabetes ou hipotireoidismo (que causam a hipercromia). Tratar a doença que a causou geralmente fará com que a pele escura desapareça.

Axilas escuras: como clarear?

As formas mais comuns de tratar manchas nas axilas são através da hidratação da pele na região, aplicação de cremes/pomadas clareadoras e/ou terapia a laser (claro, em casos mais brandos).

Hidratação

Certifique-se de hidratar a área diariamente. Hidratantes que contêm ingredientes como ácido lático podem tanto hidratar quanto esfoliar as células superficiais da pele. São elas que dão uma aparência escura a região.

Aplicação de cremes tópicos clareadores

Para clareamento da axila, você pode utilizar cremes/pomadas que clareiam manchas e possuem máxima concentração de ativos clareadores e proteção contra a luz visível, deixando a pele da região com uma coloração uniforme. Estes produtos atuam como coadjuvantes e devem sempre ser indicados por um médico dermatologista de confiança.

Terapia a laser

Se você quiser que a área não tenha pelos, considere fazer uma depilação a laser e elimine a irritação do barbear excessivo. Esse método reduz uma grande quantidade de pelos (em cerca de cinco sessões), reduzindo a necessidade de uso de outros métodos depilatórios.

Produtos Naturais para Clarear as Axilas

Para além dos produtos com ingredientes naturais — como nosso desodorante Le Fruit —, é possível clarear as axilas com o uso tópico de insumos naturais, como máscaras caseiras. São vastas as opções, mas dentre elas, separei três dicas para vocês:

Babosa

Experimentem utilizar uma colher de sopa de suco de limão (que funciona como agente clareador), uma colher de sopa de Aloe vera e misture-os. Apliquem essa mistura nas axilas e deixem agir por 10 minutos, depois lave normalmente.

Frutas Cítricas, Babosa e Pepino

É possível também misturar frutas cítricas ( laranja ou acerola) com ingredientes suaves para equilibrar sua potência, como pepino e Aloe vera (babosa), para nutrir as camadas de pele espessada. A sílica, substância presente no pepino, estimula o crescimento e a preservação do tecido conjuntivo da pele, já o Aloe vera é rico em propriedades hidratantes e anti inflamatórias e contém o elemento despigmentante aloin.

Batata

Outra das inúmeras alternativas, é utilizar batata. O suco da batata tem muitos benefícios para a saúde da pele e o bom é que não irrita (pode ser usado inclusive por pessoas com pele sensível). Seu preparo é muito fácil: descasque e corte uma batata em fatias e esfregue levemente nas axilas. Deixe agir por 15 minutos e enxágue. Repita o processo diariamente.


E aí, meninas? Gostaram de saber mais sobre como tratar e prevenir as axilas escuras? Qual a receita caseira de vocês? Compartilhem com a gente aqui nos comentários! Até o próximo artigo!

 

Foto: Desodorante Natural de Uva Verde que cuida da pele 

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .