· Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS
Descubra as Causas e Como Evitar Coceiras na Pele Após o Banho
Olá meninas!
Nada melhor do que tomar um banho relaxante após os dias corridos e agitados, não é mesmo, amores?! Depois, aplicamos o nosso hidratante preferido e nossa pele fica macia e cheirosa… uma delicia!
O problema é quando o nosso momento especial acaba virando algo inquietante, com uma coceira persistente na pele que tira o nosso sossego. O incômodo é tanto que algumas manchas vermelhas podem surgir na pele e, se cedermos, nossas unhas podem acabar danificando a nossa cútis causando cicatrizes.
Vocês já sentiram isso, meninas? Então, continuem a leitura, pois eu vou explicar as causas e como evitar as coceiras na pele após o banho. Bora lá?!
Principais causas de coceira na pele após o banho
Existem várias condições que podem causar a coceira na pele após o banho. Entre elas estão as alergias, que podem acontecer por conta de algum componente presente nos produtos de higiene que vocês utilizam no dia a dia. Ou a urticária aquagênica, conhecida, também, como alergia à água. Nesses casos, independente da temperatura da água, as pessoas podem sentir coceira, a pele tende a ficar vermelha e aparecem as lesões típicas de quem sofre com urticária. A boa notícia é que após cerca de 60 minutos, os sintomas tendem a desaparecer espontaneamente.
O ressecamento da pele, também, é uma causa muito comum da coceira na pele após o banho. Vocês sabiam meninas? É verdade! Quando a nossa cútis não recebe o devido tratamento, por meio dos cremes hidratantes, e usamos em excesso os sabonetes, acabamos removendo a camada de proteção e ela acaba coçando.
Além disso, algumas doenças podem causar essa coceira na pele. As mais comuns são atopia, hipotireoidismo e psoríase.
Vermelhidão no corpo após o banho
Cuidar da temperatura da água também é importantíssimo para evitar a coceira na pele. Vocês sabiam disso, meninas? Pois é, as alergias e doenças podem causar vermelhidão no corpo após o banho, mas a temperatura da água tem grande influência no surgimento das manchas vermelhas e das coceiras na pele. Isso porque quando tomamos banhos com a água muito quente, nossa skin tende a ficar ressecada e, como já vimos, pode começar a coçar. Além disso, a temperatura aumenta, causando o rubor e caso seja muito elevada, queimaduras.
Coceira na pele após o banho frio
Da mesma forma, quando a temperatura da água do banho fica muito fria, pode impactar a saúde da nossa skin, causando doenças como a dermatite atópica. Nesta condição, que não é contagiosa, a pele fica inflamada e aparecem lesões na cútis, como erupções, descascamento, fissuras, inchaço, secura ou vermelhidão e a coceira.
O que fazer para prevenir a coceira
Agora que já sabemos as principais causas da coceira na pele após o banho, vocês devem estar se perguntando como evitar que ela ocorra. Contudo, amores, para responder isso é preciso saber quais os fatores estão causando as irritações na cútis… Assim, caso seja a alergia a algum componente dos produtos de higiene, é preciso interromper o seu uso.
Por sua vez, se a causa for o ressecamento da skin, uma dica é optar por produtos que irão preservar a camada protetora durante o banho. Dessa forma, invista em produtos como loções de limpeza hidratantes, que limpam e hidratam ao mesmo tempo. E, após ao banho, lembre sempre de usar um creme hidratante para cuidar da sua cútis e evitar as irritações.
Outra dica é ficar atento a temperatura da água durante o banho, lembrando de não deixar nem muito quente, nem muito fria, evitando, assim, o desenvolvimento de uma dermatite, de uma irritação ou do ressecamento da pele. Dessa forma, a minha sugestão, amores, é sempre optar por banho em uma temperatura morna, onde você conseguirá limpar a pele, sem a agredir.
Como aliviar coceira na pele
A coceira na pele é algo muito incômodo e, quando usamos as unhas para aliviar a irritação que ela causa, corremos o risco de lesionar a nossa skin. Mas, a boa notícia é que existem algumas formas de amenizar a coceira, e eu vou contar elas para vocês:
Use um hidratante
Após o banho, aplique um creme hidratante que não deixe a sua pele irritada, tenha uma boa absorção e tenha os ingredientes corretos para hidratar, nutrir e renovar a sua skin. Como o nosso amado Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que possui uma textura leve e não deixa aquele aspecto melado.
Faça uma solução com hortelã
A hortelã é uma planta com propriedades incríveis para a nossa pele, meninas. Se vocês possuem a pele oleosa, já devem conhecer os efeitos maravilhosos como anti-inflamatório que ela possui. E, é justamente por isso que ela proporciona um alívio imediato na nossa skin irritada.
Você vai precisar de:
- Algumas folhas de hortelã;
- 1 litro de água.
Como preparar:
Para preparar é bem simples, meninas, basta pegar uma panela, acrescentar a água e as folhas. Leve ao fogão e deixe concentrar/ferver por cerca de cinco minutos. Depois, desligue o fogo, deixe esfriar para não queimar a pele e, usando um pano ou um algodão, aplique na pele.
Aplique óleo de coco
Outra dica para acalmar a coceira intensa é aplicar óleo de coco no local. Funciona mesmo, amores, e é super prático.
Vocês podem usar para ajudar a hidratar a pele seca ou para aliviar a irritação com uma mordida de inseto. Basta colocar um pouco desse poderoso produtinho na mão e espalhar no local, massageando suavemente. Depois, deixe agir e pronto! Uma maravilha!
Então, amores, vocês possuem uma receita para aliviar a coceira da pele? Compartilhem conosco nos comentários!
E, se sentirem a pele muito seca, lembrem sempre de aplicar um hidratante. Ele evita o envelhecimento precoce e deixa a pele LINDA. Mas, se vocês não quiserem comprar um produtinho, cliquem aqui e confiram dicas maravilhosas sobre
Como Fazer Creme Hidratante: Receita Caseira Fácil!
Beijos, Isa!
Foto: Hidratante Corporal com ativos calmantes