Descubra as Causas e Como Evitar Coceiras na Pele Após o Banho

Olá meninas!


Nada melhor do que tomar um banho relaxante após os dias corridos e agitados, não é mesmo, amores?! Depois, aplicamos o nosso hidratante preferido e nossa pele fica macia e cheirosa… uma delicia!


O problema é quando o nosso momento especial acaba virando algo inquietante, com uma coceira persistente na pele que tira o nosso sossego. O incômodo é tanto que algumas manchas vermelhas podem surgir na pele e, se cedermos, nossas unhas podem acabar danificando a nossa cútis causando cicatrizes.


Vocês já sentiram isso, meninas? Então, continuem a leitura, pois eu vou explicar as causas e como evitar as coceiras na pele após o banho. Bora lá?!


Principais causas de coceira na pele após o banho


Existem várias condições que podem causar a coceira na pele após o banho. Entre elas estão as alergias, que  podem acontecer por conta de algum componente presente nos produtos de higiene que vocês utilizam no dia a dia. Ou a urticária aquagênica, conhecida, também, como alergia à água. Nesses casos, independente da temperatura da água, as pessoas podem sentir coceira, a pele tende a ficar vermelha e aparecem as lesões típicas de quem sofre com urticária. A boa notícia é que após cerca de 60 minutos, os sintomas tendem a desaparecer espontaneamente.


O ressecamento da pele, também, é uma causa muito comum da coceira na pele após o banho. Vocês sabiam meninas? É verdade! Quando a nossa cútis não recebe o devido tratamento, por meio dos cremes hidratantes, e usamos em excesso os sabonetes, acabamos removendo a camada de proteção e ela acaba coçando.


Além disso, algumas doenças podem causar essa coceira na pele. As mais comuns são atopia, hipotireoidismo e psoríase.


Vermelhidão no corpo após o banho


Cuidar da temperatura da água também é importantíssimo para evitar a coceira na pele. Vocês sabiam disso, meninas? Pois é, as alergias e doenças podem causar vermelhidão no corpo após o banho, mas a temperatura da água tem grande influência no surgimento das manchas vermelhas e das coceiras na pele. Isso porque quando tomamos banhos com a água muito quente, nossa skin tende a ficar ressecada e, como já vimos, pode começar a coçar. Além disso, a temperatura aumenta, causando o rubor e caso seja muito elevada, queimaduras. 


Coceira na pele após o banho frio


Da mesma forma, quando a temperatura da água do banho fica muito fria, pode impactar a saúde da nossa skin, causando doenças como a dermatite atópica. Nesta condição, que não é contagiosa, a pele fica inflamada e aparecem lesões na cútis,  como erupções, descascamento, fissuras, inchaço, secura ou vermelhidão e a coceira.


O que fazer para prevenir a coceira


Agora que já sabemos as principais causas da coceira na pele após o banho, vocês devem estar se perguntando como evitar que ela ocorra. Contudo, amores, para responder isso é preciso saber quais os fatores estão causando as irritações na cútis… Assim, caso seja a alergia a algum componente dos produtos de higiene, é preciso interromper o seu uso. 


Por sua vez, se a causa for o ressecamento da skin, uma dica é optar por produtos que irão preservar a camada protetora durante o banho. Dessa forma, invista em produtos como loções de limpeza hidratantes, que limpam e hidratam ao mesmo tempo. E, após ao banho, lembre sempre de usar um creme hidratante para cuidar da sua cútis e evitar as irritações.


Outra dica é ficar atento a temperatura da água durante o banho, lembrando de não deixar nem muito quente, nem muito fria, evitando, assim, o desenvolvimento de uma dermatite, de uma irritação ou do ressecamento da pele. Dessa forma, a minha sugestão, amores, é sempre optar por banho em uma temperatura morna, onde você conseguirá limpar a pele, sem a agredir.


Como aliviar coceira na pele


A coceira na pele é algo muito incômodo e, quando usamos as unhas para aliviar a irritação que ela causa, corremos o risco de lesionar a nossa skin. Mas, a boa notícia é que existem algumas formas de amenizar a coceira, e eu vou contar elas para vocês:


Use um hidratante


Após o banho, aplique um creme hidratante que não deixe a sua pele irritada, tenha uma boa absorção e tenha os ingredientes corretos para hidratar, nutrir e renovar a sua skin. Como o nosso amado Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que possui uma textura leve e não deixa aquele aspecto melado.

Foto: Cuidados com a pele Le Fruit 

Faça uma solução com hortelã


A hortelã é uma planta com propriedades incríveis para a nossa pele, meninas. Se vocês possuem a pele oleosa, já devem conhecer os efeitos maravilhosos como anti-inflamatório que ela possui. E, é justamente por isso que ela proporciona um alívio imediato na nossa skin irritada.


Você vai precisar de:


  • Algumas folhas de hortelã;
  • 1 litro de água.

Como preparar:


Para preparar é bem simples, meninas, basta pegar uma panela, acrescentar a água e as folhas. Leve ao fogão e deixe concentrar/ferver por cerca de cinco minutos. Depois, desligue o fogo, deixe esfriar para não queimar a pele e, usando um pano ou um algodão, aplique na pele. 


Aplique óleo de coco


Outra dica para acalmar a coceira intensa é aplicar óleo de coco no local. Funciona  mesmo, amores, e é super prático.


Vocês podem usar para ajudar a hidratar a pele seca ou para aliviar a irritação com uma mordida de inseto. Basta colocar um pouco desse poderoso produtinho na mão e espalhar no local, massageando suavemente. Depois, deixe agir e pronto! Uma maravilha!


Então, amores, vocês possuem uma receita para aliviar a coceira da pele? Compartilhem conosco nos comentários! 


E, se sentirem a pele muito seca, lembrem sempre de aplicar um hidratante. Ele evita o envelhecimento precoce e deixa a pele LINDA. Mas, se vocês não quiserem comprar um produtinho, cliquem aqui e confiram dicas maravilhosas sobre 

Como Fazer Creme Hidratante: Receita Caseira Fácil!


Beijos, Isa!

 

Foto: Hidratante Corporal com ativos calmantes 


 

5 comentários

  • Amada,boa Noite.
    Gostei bastante das Dicas.
    Quero agradecer aqui o espaço para que eu possa Fazer meu comentário.
    Gratidão.
    Amada, sinto muito essa forma de Urticária geralmente no inverno, pois toda vez que chega o frio sinto esse disco forro após o banho, sendo que não tenho o hábito de tomar banhos muito quente e nem muito frio, faço uso da temperatura meio termo, mas não tenho o costume de Hidratar a pele pois, me dá nervoso a pele com algo depois do banho, mas com suas Dicas estive pensando aqui, eu trabalho com piscina, hidroginástica, então penso que por conta de eu não hidratar a minha pele o cloro pode está ressecando minha Skin, e com isso pode está me dando Urticária da água. Seria possível isso acontecer?
    Quero também lhe informar que posso passar tudo que tiver para aliviar que não resolve, parece que piora, então fico a coçar com um paninho macio para não me ferir e espero a coceira passar por si, mas é horrível, não demora muito tempo, uns Vinte minutos, mas são terríveis.
    Amada vc teria alguma opinião a respeito para me orientar?
    Gratidão, Bjsluz e Boa Noite Amada. 🙋🏼💋✨🌷

    Adriana Almeida
  • Por favor é terrível, tem 3 dias que está me dando estás orticarias. Amei as dicas, a forma carinhosa de tratar. Obrigada

    Fátima Guidi
  • Por favor é terrível, tem 3 dias que está me dando estás orticarias. Amei as dicas, a forma carinhosa de tratar. Obrigada

    Fátima Guidi
  • Por favor é terrível, tem 3 dias que está me dando estás orticarias. Amei as dicas, a forma carinhosa de tratar. Obrigada

    Fátima Guidi
  • A minha coceira acontece apenas no primeiro banho na parte da manhã. Tinha muito tempo que não sentia agora voltou. Mantenho sempre os mesmos hábitos. Posso estar até falando besteira, mas acho de deve ter alguma relação com os hormônios. Na minha primeira gravidez foi terrível, coçava todos os dias. Depois que minha filha nasceu parou. Agora estou entrando na menopausa e a coceira voltou.

    Mirian

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .
Carregando Ambiente Seguro