🚚 ENVIAMOS PARA TODO BRASIL | 🎁 FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$ 130,00 | 💳 PARCELE SUA COMPRA EM ATÉ 3X S/ JUROS

Desodorante com alumínio pode fazer mal?

Olá, meninas! No post de hoje vamos falar de um assunto muito importante para a nossa saúde e que impacta diretamente em nossa rotina. Você sabia que a maioria dos desodorantes e antitranspirantes comuns do mercado utilizam alumínio em sua composição?

Eles contêm essa substância em sua fórmula para ajudar a bloquear os ductos das glândulas por onde sai o suor, reduzindo o mau odor. Porém, esse componente está passando por diversos estudos que buscam entender se existe uma relação entre o câncer de mama e o uso desses produtos.

Então, se quiser saber mais sobre os desodorantes com alumínio e seus efeitos em nosso corpo, continue a leitura e confira mais sobre o assunto aqui!

Qual a diferença entre desodorante e antitranspirante?

Para entendermos o porquê desse tipo de substância estar presente nesses itens, precisamos conhecer a diferença entre desodorantes e antitranspirantes. E sim, existem algumas diferenças entre eles!

No caso do primeiro, ele tem a função de desodorizar, ou seja, ocultar ou reduzir o mau cheiro da transpiração por meio de componentes com ação bactericida, como o BlendGliceris, que ajuda a combater as bactérias causadoras desse cheiro desagradável.

Já o outro modelo tem como principal objetivo bloquear a saída de suor pelos ductos das glândulas sudoríparas. Um desodorante nem sempre será um antitranspirante, porém, os itens que fecham as saídas das glândulas em nossas axilas podem ser um desodorizador também.

Para que serve o alumínio no desodorante?

No caso dos antitranspirantes, o cloridrato de alumínio é o responsável por auxiliar a bloquear a saída dos fluidos do nosso corpo. Ao se encontrar com a nossa pele, esse componente dissolve e vira uma espécie de gel, funcionando como uma película que ajuda a controlar o suor que sai durante o dia.

Mas é importante lembrar que a culpa do cheiro ruim não é do suor, afinal, ele é uma mistura de água com sais minerais, proteínas e gordura, sendo completamente inodoro.

Então será que é realmente válido tentar bloquear essa ação natural do nosso organismo? Pois a transpiração exerce uma função muito importante, regulando a nossa temperatura corporal, sendo essencial nos dias mais quentes.

Além disso, ela também contribui para a liberação de toxinas do nosso corpo que, quando ficam aprisionadas no sistema, podem causar doenças.

Essa barreira artificial criada pelos cosméticos com o elemento é o que os levou a serem objeto de estudo em diversas pesquisas sobre uma possível relação com o câncer de mama. Então meninas, vamos ver um pouco mais sobre a existência ou não dessa ligação entre as duas coisas.

Faz mal usar desodorante com alumínio?

Agora que conhecemos a razão deste elemento estar presente nesses produtos, podemos falar sobre o que seu uso pode causar em nosso corpo.

O National Cancer Institute dos Estados Unidos informa que não existem evidências científicas de que existe uma relação entre a doença e a utilização dos antitranspirantes, segundo uma publicação feita em 2016 [1].

Porém, o que sabemos é que já foram encontrados níveis de alumínio acumulado nas mamas de mulheres que usavam cosméticos produzidos com o elemento.

Como você já deve saber, isso não é nada natural e por isso o melhor é ter uma certa cautela na hora de usar esses modelos de antitranspirante.

Apesar de não existir uma pesquisa que comprove a ligação entre o desenvolvimento da enfermidade com os desodorantes de alumínio, esses itens podem causar diversas irritações e alergias na pele, principalmente naquelas mais sensíveis.

Eles obstruem as glândulas, causando a sua inflamação. Então, nesses casos, o que podemos fazer para cuidar do nosso corpo e evitar essas reações incômodas? Confira a seguir algumas dicas!

Qual tipo de desodorante usar então?

O ideal é utilizar desodorantes que não contenham essa substância em sua fórmula, compostos por ingredientes naturais e que não agridem a pele. Eles são uma ótima escolha para quem deseja melhorar a rotina de skincare sem utilizar produtos que possam causar danos à nossa saúde ou ao meio ambiente.

Sempre faça uma verificação dos elementos que compõem a fórmula do item, vendo se ele possui parabenos, triclosan, entre outros. Para substituir esses componentes, como o alumínio, é possível utilizar versões feitas com sálvia, eucalipto, lavanda e outros ingredientes orgânicos.

Quais são os modelos de desodorante mais comuns?

Esses cosméticos naturais possuem a ação bactericida necessária para controlar o odor e vão deixar suas axilas livres do cheiro desagradável que pode surgir durante o dia. Seu formato vai variar, assim, como os modelos mais comuns do mercado eles podem ser encontrados em:

  • Roll-on: essa opção adere melhor a nossa pele, porém, pode demorar mais para secar;

  • Creme: além de evitar o mau odor, ele ajuda na hidratação, mas sua aplicação não é tão prática e acaba demorando um pouco para secar;

  • Aerossol: o mais comum e aceito pelo mercado, sua secagem rápida proporciona uma sensação refrescante, o único problema é que ele costuma não cobrir a pele de forma homogênea.

  • Spray: Além de também possuir secagem rápida e fácil aplicação, ele é fácil de carregar na bolsa e, diferente do aerossol, não precisa de outro produto misturado em sua composição para aplicar.

Independentemente do formato que você escolher, o mais importante é priorizar os produtos desenvolvidos com elementos totalmente naturais e que não prejudiquem a sua derme. Agora que conhecemos melhor o funcionamento desse tipo de item e as consequências de seu uso, é hora de começar a escolher cosméticos que façam bem para o organismo.

Aproveite e continue navegando em nosso blog para conferir mais conteúdos como esse! Veja o nosso post sobre bromidrose axilar, um problema que pode acabar afetando as nossas axilas! E por hoje é isso, meninas. Até a próxima!

Referências:

1 - Antiperspirants/Deodorants and Breast Cancer. Disponível em < https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/myths/antiperspirants-fact-sheet > Acesso em 08 Nov 2022.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.