Desodorantes Cancerígenos? Entenda os Cuidados que Você Deve Ter com a – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Desodorantes Cancerígenos? Entenda os Cuidados que Você Deve Ter com as Axilas

Olá meninas!


Hoje eu quero falar sobre um assunto muito sério. Um assunto que, sempre que eu posso, eu alerto. Mas, que, em geral, é pouco comentado: os desodorantes cancerígenos.


Se vocês acompanham a Le Fruit há muito tempo, sabem que foi por conta desses produtinhos que nós começamos a nossa jornada em busca do autocuidado natural e eficiente. Na época eu descobri que todos os tipos de desodorantes e antitranspirantes convencionais, presentes nas prateleiras dos supermercados e farmácias que eu frequentava, possuíam em sua composição a substância química chamada de Cloridrato de Alumínio ou Aluminium Chlorohydrate


Para quem ainda não sabe, o alumínio é uma substância tóxica para o nosso organismo, afinal, pesquisas apontaram que ele é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer. Estão entendendo o perigo que o uso desses produtos representa para a nossa saúde?!


Então, continuem a leitura que eu vou explicar mais sobre os estudos e quais cuidados vocês devem tomar ao escolher um cosmético como o desodorante. Vamos lá?!



Por que o desodorante pode causar câncer?

A primeira pergunta que vocês devem estar pensando agora deve ser esta: ''porque o desodorante pode causar câncer?'' A resposta é um pouco complexa, mas conforme eu fui pesquisando e estudando sobre as substâncias, durante a minha graduação em Farmácia, em uma matéria chamada Farmacotécnica, eu entendi como o alumínio age em nosso organismo.


No antitranspirante, o Alumínio é quem desempenha o papel de bloquear o suor na região das axilas. Dessa forma, ele bloqueia a ação das nossas glândulas sudoríparas. Por sua vez, as  glândulas são as responsáveis pelo suor, que tem como funções principais eliminar as substâncias tóxicas presentes em nosso corpo, regular a temperatura corporal e realizar a manutenção da pressão arterial do nosso corpo.

Contudo, meninas, não é só na interrupção do processo natural do nosso organismo que o alumínio é terrível. Essa substância é absorvida pelo corpo e, segundo estudos, existe uma relação direta entre o acúmulo do alumínio e o desenvolvimento do câncer de mama. 


Desodorantes antitranspirantes podem provocar câncer?

Isso mesmo, garotas, vocês não leram errado! E, caso vocês ainda estejam com dúvidas ou achem difícil de acreditar, saibam que eu não falo isso com base em achismos. Cientistas da Universidade de Genebra identificaram essa relação ao encontrar uma grande quantidade de alumínio em células mamárias com câncer.

Mas, as pesquisas não param por aí… O estudo, ainda, expôs tecidos de células mamárias ao cloridrato de alumínio, cerca de 1500 a 100.000 mil vezes em quantidade menores das quais nós somos expostos diariamente pelos desodorantes antitranspirantes que usamos. Essas células expostas ao alumínio tiveram comportamento de células tumorais via transformação maligna.


Quais desodorantes que não contém alumínio?

Chocante, né amores?! Quando eu descobri isso, eu logo fui procurar alternativas para o uso do desodorante antitranspirante convencional, o problema é

 que, seja aerosol ou seja os roll-ons, eu lia a lista de ingredientes e todos, ABSOLUTAMENTE TODOS, tinham o alumínio em sua composição. Vocês podem fazer o teste também, olhem os rótulos e percebam se não há o Aluminium Chlorohydrate atrás....


Qual desodorante não faz mal à saúde?


Foi aí que eu comecei a minha busca por um produto natural, sem o alumínio e demais substâncias tóxicas, como Conservantes Sintéticos, Parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos, que em seu grau, também, prejudicam o nosso corpo. E, eu posso dizer que existem várias receitinhas na internet, explicando formas de fazer o seu próprio desodorante natural sem alumínio, eu mesma já preparei um post especial para vocês com essas receitinhas (Como Fazer Desodorante Natural [3 Receitas Fáceis]).


O problema é que eu sempre transpirei muito e moro em uma cidade que faz muito, mais muito, calor e as receitinhas não estavam fornecendo o resultado que eu precisava. Por isso, eu pesquisei muito e desenvolvi as fórmulas do Desodorante Natural da Le Fruit Cosmetics, o primeiro foi o Deso de Uva Verde e mais recentemente o Nutritivo Maracujá e o Sport Mental. Todos eles são naturais, veganos e cruelty-free. Ou seja, não possuem o terrível Alumínio e as demais substâncias nocivas em suas composições, só possuem ingredientes naturais que são compatíveis com a nossa cútis e com o nosso organismo, não possuem ingredientes de origem animal e não são testados nos bichanos. Uma maravilha!


Qual o desodorante ideal para quem transpira muito?

Se assim como eu, você transpira muito, mas depois dessas informações deseja parar de usar o desodorante antitranspirante, saiba que transpirar faz parte do processo natural do nosso corpo. É bom e saudável transpirar, mas lembre que existe uma grande diferença entre transpiração e cheiro de CC. Além disso, eu sei que o suor excessivo pode ser muito incômodo. Por isso, eu desenvolvi a linha de desodorantes da Le Fruit que possui ingredientes selecionados que irão deixar as suas axilas mais sequinhas e livre de odores ruins.


Agora, se você deseja uma ação mais prolongada para poder praticar exercícios físicos e atividades ao ar livre, o ideal é o Desodorante Sport Menta! Afinal, ele foi formulado com extrato de Menta e esteres de xilitol de origem vegetal, molécula 100% biodegradável. Ideal para praticantes de esportes por garantir ação prolongada, deixando as axilas protegidas e livres do mau cheiro.


Todavia, meninas, eu sei que deixar de usar o antitranspirante pode ser um desafio, principalmente por conta do Detox que nossas axilas passam quando interrompemos o uso. Isso porque elas estavam entupidas e, ao parar de usar, elas começam a eliminação do alumínio do corpo, transpirando mais do que seria o ''normal''. A dica aqui é lembrar que é só uma fase. E, para ajudar vocês, eu contei toda a minha experiência com a transição para desodorante natural no meu texto: Como foi minha transição para desodorante natural?.


Eu realmente espero que estes conteúdos ajudem vocês na busca pelo autocuidado, por uma vida mais natural e mais saudável.


Um beijo, Isa!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.