Mascne: Entenda Como Evitar a Acne Causada Pela Máscara de Proteção – Le Fruit

Por Le Fruit

Mascne: Entenda Como Evitar a Acne Causada Pela Máscara de Proteção

Olá, meninas!


Eu já falei muito sobre como a pandemia, causada pelo vírus da Covid-19, alterou a nossa rotina, nossa forma de nos relacionarmos e, até mesmo, de nos vestirmos. Afinal, toda vez que saímos de casa precisamos incluir um acessório (essencial) que nos protege contra a contaminação: a máscara. 


O problema é que algumas pessoas estão relatando o desenvolvimento de acne na região em que a máscara fica. É a: mascne. Pensando nisso, eu preparei um conteúdo bem legal, explicando que é essa acne, como diminuir e como evitar, pois não tem como sair sem a máscara, né meninas?!


O que significa Mascne?


Antes de tudo, meninas, é preciso que vocês entendam o que significa “mascne” ou “maskne”, como também é escrita. O termo surgiu da junção das palavras “máscara” e “acne”, denominando as espinhas e os cravos desenvolvidas na região da face onde a máscara é fixada e possui como causa o seu uso.


O que causa Mascne?


As causas da Mascne são, justamente, o uso das máscaras, podendo aparecer tanto em pessoas que já sofriam com acne e oleosidade na pele quanto em quem não tinha esse problema. Contudo, meninas, não pensem em parar de utilizá-las, as máscaras são fundamentais para evitar a propagação do vírus da Covid-19.


Por que o uso de máscara causa acne?


A função da máscara é evitar que nós tenhamos contato com ar contaminado. Assim, ela acaba causando um abafamento, diminuindo a circulação e o contato da pele com o ambiente. Com isso, o local fica em uma espécie de obstrução, aumentando a temperatura e fazendo com que as glândulas de gordura da cútis fiquem encharcadas com água, formando a acne e deixando a pele do rosto mais oleosa.


Conseguiram entender por que o uso da máscara causa a acne e deixa a pele do rosto mais oleosa? Vocês já tinham percebido isso, meninas? Então, continuem a leitura que eu vou explicar como evitar a formação dos temidos cravos e espinhas.


Como evitar acne causada pela máscara?


Já que não podemos ficar sem usar as máscaras, vocês devem estar se perguntando o que é possível fazer para evitar o desenvolvimento da mascne… A verdade é que não existem receitas mágicas, porém, três cuidados básicos podem auxiliar na prevenção: 


  • Evite passar longos períodos com a mesma máscara: é de conhecimento popular que só devemos utilizar as mesmas máscaras por, no máximo, duas horas. Assim, caso alguma de vocês fique por longos períodos fora de casa, leve máscaras extras na bolsa e um saco plástico para descartar as que já foram usadas;

  • Não aplique muitos produtos na cútis quando for usar a máscara: a dica aqui é utilizar, somente, os produtos de tratamento, como sérum, creme hidratante e protetor solar (com textura leve e oil free). Com isso, você evitará a obstrução dos poros e, assim, a formação da acne;

  • Opte por máscaras macias: os tecidos mais ásperos podem irritar a cútis, por isso, meninas, escolham máscaras de tecidos mais macios, como o algodão.


Como diminuir a Mascne?


Manter uma rotina de cuidados com a pele é fundamental para manter a pele bonita e saudável. Dessa forma, meninas, caso vocês já estejam sofrendo com a acne causada pelo uso da máscara de proteção, é importantíssimo investir nos rituais de skincare!


Para ajudar vocês, eu listei alguns produtinhos e cuidados básicos que ajudarão a diminuir a mascne. Confira:


  1. Mantenha a cútis sempre limpa: aqui, meninas, vocês devem apostar em sabonetes para o seu tipo de pele. Contudo, lembre que lavar demais o rosto pode danificar, ainda mais, a skin. Assim, lave a leve, suavemente, nos rituais pela manhã e durante a noite;
  2. Invista em uma máscara de tratamento: limpar profundamente a pele e controlar a oleosidade fazem toda a diferença na diminuição da mascne. Por isso, aplique, uma vez por semana, uma máscara de tratamento, como a argila verde. E, para diminuir as manchas que elas podem ter deixado na cútis, invista em produtos que as amenize e estimule o colágeno natural da pele, como a Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang;
  3. Hidratar sempre: manter a pele nutrida e hidratada é fundamental para minimizar os danos e a acne na cútis. Mas, atenção! Escolha o creme certo para o seu tipo de pele, que não cause ainda mais oleosidade, como o Hidratante Antioxidante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics.

Como tratar a Mascne?


Como a acne causada pela máscara não é hormonal, o tratamento para as espinhas que se formaram no nariz, no queixo e em parte das bochechas não deve ser muito pesaroso ou difícil. Basta vocês seguirem os passos que eu já expliquei (nos últimos dois tópicos) e, caso não perceberem nenhuma melhora, procurar um dermatologista.


O que o uso da máscara pode causar na pele?


Vocês sabiam, meninas, que além da acne o uso da máscara de proteção pode causar rosácea (vermelhidão e inchaços pequenos na pele, podendo apresentar pus) e deixá-la mais seca e irritada? É verdade, meninas!


Todavia, mesmo que essas situações não sejam agradáveis de vivenciar, nós precisamos continuar usando-as por um tempo. Assim, meninas, se vocês precisam sair de casa, utilizem máscaras e invistam no cuidado com a cútis, mantendo-a sempre limpa e hidratada.


Vocês já sofreram com a acne causada pela máscara? Conhecem alguém que desenvolveu os terríveis cravos e espinhas? Então, contem para nós a experiência de vocês nos comentários, vamos trocar dicas e nos ajudar!


E, falando em trocar dicas… Vocês já conferiram o artigo especial sobre Cuidados Para Preservar Mãos Ressecadas por Álcool em Gel, outro item que se tornou indispensável no nosso dia a dia, né meninas?! Acessem e saibam como evitar que o álcool prejudique a saúde e beleza das nossas mãos.


Beijos, Isa!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.