Benefícios da Manteiga de Cupuaçu para a Pele

Olá, meninas!


Dentro de uma rotina de cuidados com a pele, a hidratação é com certeza um dos fatores mais importantes no cuidado com a pele. Para a nossa alegria, existe uma porção de ingredientes 100% naturais que auxiliam no processo de hidratação e manutenção da saúde. Um dos ingredientes mais eficazes, sem sombra de dúvidas, é a manteiga de cupuaçu .


Neste artigo, vou compartilhar com vocês algumas informações sobre uma fruta cupuaçu, quais os seus benefícios para a nossa saúde em geral - incluindo nossa pele -, e claro, algumas dicas MARA de como utilizar esse ingrediente na nossa pele. Bora lá, meninas?

O Que é a Manteiga de Cupuaçu?

Com certeza, vocês já observaram que a manteiga de cupuaçu é um ingrediente bastante utilizado em diversos produtos e receitas gastronômicas. Mas você sabe o que é, de fato, o cupuaçu? Na realidade, o cupuaçu é uma árvore nativa das florestas tropicais da bacia amazônica e comumente pode ser encontrada na Bolívia, Colômbia, Brasil e Peru. 


Cada árvore produz cerca de 30 frutos, tendo até 25 cm de comprimento e 12 cm de diâmetro, com um peso que varia de 800g a 2Kg, ou seja, é uma fruta muito pesada! E por que desse peso todo? É porque a fruta contém de 30 a 50 sementes envoltas por uma polpa amarelada cremosa (quase 50% da fruta) de aroma forte e agradável. 


E adivinhem? Essa polpa é que fornece a manteiga de Cupuaçu, possuindo um alto teor de gordura (62%) com características que lembram a manteiga de cacau.

Para que Serve a Manteiga de Cupuaçu?

A manteiga de cupuaçu é uma excelente alternativa para hidratantes corporais e faciais industrializados. Ela é também, uma outra opção de manteiga natural para o cabelo.


Em relação à pele, ao utilizá-la de maneira tópica, a manteiga irá funcionar como ferramenta de nutrição àquelas skins que têm natureza extremamente seca e escamosa, em áreas expostas ou muito secas como:


  • braços
  • pernas
  • cotovelos
  • joelhos 
  • calcanhares

Além disso, ela serve também como um poderoso hidratante noturno intensivo, o que potencializa a suavização de todos os tipos de pele. Dessa forma, resulta em uma pele com aparência mais jovem e renovada

Uso Alternativo da Manteiga de Cupuaçu

Como mencionei antes, ela não é apenas popular em produtos cosméticos ecológicos e sustentáveis, mas também é comumente usada como uma alternativa à manteiga tradicional (como a de vaca) em uma ampla gama de aplicações de panificação. 


Por apresentar cheiro e sabor frutado, achocolatado e adocicado e fornecer o mesmo teor de gordura elevado das manteigas padrão, a manteiga de cupuaçu é muito utilizada na fabricação de sorvetes, assados ​​e confeitos. Ou seja,meninas: ela é uma opção excelente para a nossa skin, para as nossas madeixas e para uma dieta saudável!

Quais os Benefícios do Cupuaçu na Pele?

A manteiga de cupuaçu contém uma grande quantidade de ácidos graxos incluindo ácido esteárico, ácido oleico, ácido palmítico e ácido araquídico — uma mistura perfeita de ácidos graxos saturados (57%) e insaturados (43%) que faz com que a manteiga seja absorvida rapidamente pela pele. 


Além de ácidos graxos, o cupuaçu é rico em várias vitaminas B e antioxidantes incluindo vitamina A e C. Por isso, ela é excelente para peles secas, queimadas de sol e envelhecidas, devido às suas propriedades cicatrizantes e regenerativas.


Tanto a manteiga quanto o óleo de cupuaçu trazem benefícios significativos para a pele e também para os cabelos, por seu lugar como um dos mais poderosos hidratantes ricos em antioxidantes. Para vocês terem uma pequena noção, meninas, ela supera em até 2x a manteiga de karité e a substância lanolina, que tem uma capacidade incomparável de reter umidade.


Além de reparar a barreira de umidade da pele, ela vai melhorar a elasticidade e sua firmeza, mantendo a aparência e a sensação de pele mais lisa e hidratada (reduzindo o aparecimento de quaisquer imperfeições do envelhecimento precoce). Isso faz com que a manteiga de cupuaçu tenha a capacidade de curar a pele rachada ou queimada de sol. 


Alguns estudos sugerem que a manteiga de cupuaçu pode absorver eficazmente os raios UV prejudiciais, o que pode ajudar a prevenir danos causados ​​pelo sol a longo prazo. No entanto, ela não é reconhecida pelo FDA como um FPS, então certifique-se de combiná-la com um protetor solar sob orientação de um dermatologista


Outra grande vantagem dessa manteiga maravilhosa, é a capacidade de manter a pele hidratada em até oito horas após a aplicação! Algumas pesquisas comprovaram que a manteiga de cupuaçu poderia suportar 440% de nosso peso em água, o que significa que 1 quilo de manteiga de cupuaçu pode absorver 4,4 quilos de água! Um máximo, não é mesmo?

Como usar manteiga de cupuaçu na pele?

Dentre tantos benefícios possíveis, como usar a manteiga de cupuaçu na pele? Com uma textura macia, cremosa e suave, ela pode ser aplicada diretamente de maneira tópica ou adicionada a cremes corporais, óleos vegetais e essenciais.


Para além de seu uso direto, uma infinidade de produtos cosméticos utilizam do seu poder de restauração e cura para potencializar a eficácia do skincare. E, claro, aqui na Le Fruit não é diferente. 


Além da manteiga de cupuaçu, o nosso Hidratante Antioxidante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics contém manteiga de murumuru, extratos de hibisco e framboesa que aliados hidratam e nutrem a pele. Essa potente mistura proporciona à pele um efeito antioxidante que combate os agentes que causam o ressecamento e envelhecimento precoce da pele. 


Para saber mais dicas de hidratação e produtos naturais, confirme alguns dos meus artigos sobre esse tema:


Cuidados para Preservar Mãos Ressecadas por Álcool em Gel

Como Fazer Creme Hidratante: Receita Caseira Fácil

Pele Desidratada: Como Prevenir e Cuidar

Como Cuidar da Pele no Outono


Tábua de sabre mais sobre a manteiga de cupuaçu, meninas? Que outros itens naturais vocês costumam utilizar no momento de hidratar a pele? Compartilhem com a gente e até o próximo artigo!

Beijos, Isa.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .