Como Hidratar a Pele Durante o Tratamento Oncológico – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Como Hidratar a Pele Durante o Tratamento Oncológico

Olá meninas!


Todos os anos, no mês de outubro, ocorrem as importantíssimas campanhas de Outubro Rosa, que visam a conscientização e orientação sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. No Brasil, somente este ano, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou o diagnóstico de mais de 66 mil novos casos de câncer de mama. Por sua vez, a estimativa do Instituto é de mais de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero.

Ao receber o diagnóstico de um câncer, o corpo da mulher sofre com os efeitos do tratamento e a autoestima dela pode ficar fragilizada. Afinal, os medicamentos danificam a pele, há o risco da remoção de uma ou de ambas as mamas, a perda de cabelo e a possibilidade de retirada do útero. Nesse momento, que é tão delicado, é importante se apoiar em alguém que se ame e realizar pequenos rituais que vão te deixar mais para cima, como cuidar da sua pele. Contudo, não são todos os produtos que se pode aplicar na pele e, por isso, eu preparei este artigo especial sobre hidratante para pacientes oncológicos! Continue a leitura e entenda!


Hidratante para pacientes oncológicos


Os tratamentos como quimioterapia e radioterapia podem trazer várias reações negativas na pele, como ressecamento, manchas e, em casos graves, feridas. Para que isso não ocorra é preciso cuidados como manter a pele bem hidratada. Assim, é importante buscar produtos para pele sensível, com fórmulas hipoalergênicas e ingredientes naturais, substâncias que podem ser nocivas como parabenos.

Além disso, é importante, antes de escolher um creme hidratante para pacientes oncológicos, lembre de pedir a orientação do seu médico e mostrar a lista com a sua composição.


Hidratante para quem faz quimioterapia


A quimioterapia é um tipo de tratamento que age no corpo todo, por isso, os efeitos, como manchas e ressecamento, podem aparecer em diferentes locais do corpo da paciente. Assim, é preciso cuidar, ainda mais, da pele do corpo todo. Agora, se você está se perguntando qual o hidratante indicado para quimioterapia, a resposta é: um produto que tenha sido testado em peles sensíveis, pois cosméticos mais agressivos poderão danificar ainda mais a sua skin.


Os ingredientes naturais são muito necessários, pois substâncias como Conservantes Sintéticos, Parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos que já são nocivos para pessoas que não estão passando por um tratamento como a quimioterapia, podem ser ainda mais perigosos para quem está com a pele mais fragilizada.


Hidratantes para quem faz radioterapia


A busca por cremes hidratantes com ingredientes naturais também deve ser realizada pelas pacientes oncológicas que realizam radioterapia, pois, mesmo que a área do tratamento seja mais específica, a pele fica mais vulnerável e é importantíssimo manter a cútis hidratada sem causar maiores danos. Assim, a dica é conversar sempre com um especialistas e optar por cosméticos sem substâncias que possam irritar a sua pele, como parabenos.


Outra dica é escolha produtos com ação intensiva e ativos calmantes, com ingredientes como glicerina, manteiga de karité e niacinamida.


O que passar na pele depois da radioterapia?


É importante lembrar que durante as sessões de radioterapia a pele deve estar limpa e sem nenhum tipo de produto. Agora, após as sessões, é importante não esfregar o local, que está sensível. Durante o banho opte sempre por água morna, mas mantenha o sabonete longe da área irradiada. Além disso, não aplique desodorantes e perfumes na área tratada.


Quanto ao cuidado com a hidratação da sua pele, depois que o seu médico liberar o uso de determinado produto, peça sobre a forma de uso e aplique após o banho.


Pomada oncológica


Enquanto os cremes hidratantes visam o cuidado com a estética e prevenção do ressecamento e lesões, as pomadas oncológicas são produtos indicados por médicos para o tratamento de feridas na pele e alívio de dores. Somente o seu médico poderá te indicar o melhor produto para o seu caso.


Limpeza de pele em pacientes oncológicos


Eu sei amores, às vezes estamos passando por um momento difícil e queremos nos sentir melhores, cuidando de nós mesmas. Porém, durante o tratamento de uma doença como o câncer, é importante ter prudência quanto aos procedimentos realizados e os produtos aplicados. Assim, separei algumas dicas de cuidados na hora de limpar a pele:


  1. Não limpe a pele no local tratado agressivamente, dessa forma, não esfregue, não faça esfoliações e não utilize a bucha vegetal;
  2. Ao lavar o rosto ou tomar banho, sempre use os produtos que seu médico indicou, com o pH correto e, lembrando, de não aplicar no local tratado com radioterapia;
  3. Use sempre água morna, não muito quente e nem muito fria.
  4. Caso você esteja tratando um câncer de mama, não aplique desodorante do lado da axila que será irradiada;
  5. Utilize água termal, pois além de limpar, acalma a cútis fragilizada e sensível.

Maquiagem para pacientes oncológicos

 

Aplicar a maquiagem no rosto ajuda muito a recuperar a autoestima, mas amores, se você está tratando um câncer na cabeça ou pescoço, é importante não aplicar os produtos na área tratada com radioterapia. Agora, se este não é o seu tipo de tratamento, a boa notícia é que, com os produtos certos, você pode investir na make e se sentir ainda mais linda!


Para isso, você deve procurar, sempre, os cosméticos para pacientes oncológicos, especiais para peles sensíveis. Além disso, evite os produtos à prova d'água, pois são mais difíceis de remover e podem irritar e machucar a sua skin. Outra dica é lembrar de aplicar, sempre, o protetor solar e o creme hidratante antes de iniciar a make.


Shampoo para pacientes oncológicos 

Na hora de escolher os shampoos para higienizar e cuidar das madeixas, também é necessário atenção, meninas. Por isso, sempre optem por produtos hipoalergênicos, suaves e neutros, para evitar irritações. Na dúvida, pergunte ao seu médico!


Sabonete para quem faz quimioterapia

Para evitar danos a sua cútis, optar pelo sabonete certo também é importantíssimo, meninas. Isso porque os sabonetes comuns podem acabar removendo a hidratação da pele, por isso, sempre opte por sabonetes com ação hidratante e emoliente, mas neutro e com o pH indicado pelo seu médico, para evitar irritações.


Amores, eu sei que o diagnóstico de um câncer, enfrentar o tratamento e aceitar as mudanças em nosso corpo não é algo fácil. Porém, neste mês especial, com o Outubro Rosa, eu quis trazer algumas dicas de como você pode cuidar da sua pele nesse momento. Espero que você tenha gostado!


Beijos, Isa!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.