Quais Os Riscos e Como Evitar Produtos de Beleza com Parabenos

Olá meninas!


Sempre digo a vocês os inúmeros benefícios de utilizarmos produtos veganos, naturais, orgânicos e cruelty free. Reitero meu conselho, pois todos eles são livres de uma série de substâncias químicas que fazem super mal para a nossa saúde. Uma delas, são os parabenos. 


Mas quais são os riscos de utilizarmos produtos que contêm parabenos em sua fórmula? Nesse artigo, vou explicar o que são essas substâncias, quais são os produtos que as tem em suas e como evitá-los. Bora saber mais sobre esses temíveis químicos?

O que são parabenos?

Os parabenos são um grupo de substâncias químicas utilizadas como conservantes artificiais em produtos cosméticos. 


Como os cosméticos contêm ingredientes que podem ser biodegradáveis, esses produtos químicos são adicionados para prevenir e reduzir o crescimento de bactérias e fungos prejudiciais, aumentando a vida útil do produto. E, pasmem, meninas, isso acontece desde a década de 1920! 

Qual o mal que o parabeno faz?

Apesar de ter uma função super eficiente, os usuários de produtos com parabenos pagam um árduo preço por isso. Alguns estudos científicos sugerem que eles podem interromper os hormônios do corpo e prejudicar a fertilidade e os órgãos reprodutivos, afetar os resultados do parto e podem até, aumentar o risco de câncer. Além disso, os parabenos podem causar:

Reações Alérgicas 

Pesquisas relataram alergias na pele causadas por hipersensibilidade aos parabenos, como por exemplo dermatite de contato.

Envelhecimento Precoce da Pele

O uso de cosméticos com parabenos combinados a exposição a radiação solar causaram danos na pele e ao DNA cutâneo.

Ansiedade

Infelizmente, após utilizar um cosmético industrializado, o parabeno pode chegar até as glândulas e logo após para a corrente sanguínea, sendo interpretado pelo nosso sistema endócrino como estrogênio, porque os parabenos no organismo se comportam da mesma forma que o estrogênio (hormônio feminino). Assim levam a alterações no humor e podem desencadear sintomas de ansiedade.

retenção de líquidos


Apesar dos inúmeros estudos, ainda não existe, de fato, nenhuma comprovação específica de que o parabeno é um causador de câncer e alterações hormonais. O que existem são suspeitas e hipóteses sobre esse ingrediente, através de testes e comparações com pessoas que sofreram ou sofrem destas patologias.

Como saber se o produto tem parabenos?

Para saber se um produto tem parabenos, meninas, é preciso ler com atenção o rótulo na embalagem de produtos sem enxágue, especialmente aqueles com alto teor de água, como xampus e condicionadores. 


Outros produtos como hidratantes, limpadores de rosto e pele, filtros solares, desodorantes, gel de barbear, pastas de dente, maquiagem e muitos outros produtos também contêm parabenos. No caso de consumir alguns desses produtos, os parabenos serão absorvidos pelo corpo através da pele, metabolizados e excretados na urina e na bile.

Quais outros elementos apresentam toxicidade?

E não são somente os parabenos, as substâncias químicas que fazem parte da formulação de produtos industrializados, amores. Além dele, podemos citar:

 

  • formol 
  • ftalatos;
  • triclosan;
  • petrolatos;
  • sulfatos;
  • metais pesados;
  • formaldeído;
  • toluenos;
  • polietileno;
  • propilenoglicol
  • benzofenona

 

Junto aos parabenos, todas essas substâncias são consideradas Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Além de causar várias patologias, essas substâncias impactam o meio-ambiente pois são altamente resistentes à degradação, se acumulando em mares, oceanos, rios, esgotos e/ou lixos deixados na praia (seja pela ação do homem, da chuva ou do vento). 

 

Se quiserem saber mais sobre, leiam o meu artigo Produtos de Beleza Industrializados VS Meio Ambiente.

Produtos livres de Parabenos

Foto: Produtos Le Fruit livres de parabenos 

Pelos impactos negativos causados pelo uso de produtos industrializados, muitas pessoas se reuniram ao movimento do consumo responsável, optando por empresas que comercializem produtos naturais, veganos e sem maus tratos aos animais. 

 

Uma maravilhosa opção, é o “faça você mesma”, utilizando de insumos naturais como cosméticos! Alguns ingredientes são tão poderosos, amores, que podem ser utilizados para uma infinidade de tratamentos ao mesmo tempo. Para conhecerem alguns exemplos, separei algumas dicas para vocês seguirem: 

 

Máscara de Abacate: Aprenda a Forma Fácil

Shampoo Vegano: 7 Verdades que Você Deveria Saber

Benefícios do Aloe Vera: Aprenda a Usar Agora

Maquiagem Orgânica Existe Mesmo? Descubra Agora

 

Para o nosso alívio, existem hoje muitas empresas e marcas que procuram não comercializar produtos com substâncias tóxicas, investindo na fabricação de cosméticos sem conservantes e outros químicos, como os parabenos. 

 

Nós da Le Fruit Cosmetics, por exemplo, temos orgulho de dizer que nossos produtos são veganos, 100% naturais e livre de substâncias sintéticas. Queremos aliar a beleza natural aos incríveis benefícios das frutas. Entre eles, temos as máscaras de argila que reúnem ingredientes selecionados para limpar, nutrir e hidratar os diferentes tipos de pele e são super práticas, já vão prontas para aplicação na pele. 

 

Ou o nosso incrível Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que pode ser usado no corpo inteiro, por todos os tipos de pele, ideal para nutrir, para hidratar, para suavizar as linhas de expressão e deixar um cheirinho incrível e uma maciez maravilhosa na pele. Clique aqui e veja todas as nossas opções! Vocês vão amar, tenho certeza.

 

 

Foto: Hidratante Corporal Le Fruit livre de parabenos 

E aí, meninas? Vocês gostaram de saber mais sobre os parabenos e os males que ele causa? Assustador, não é mesmo? A dica é sempre optar pelo natural! 

 

Até o próximo artigo! 

 

Beijos, Isa. <3

9 comentários

  • 1

    1"'`--
  • 1

    1
  • 1

    1
  • 1

    1
  • 1)

    1

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .