O que é Melasma? Descubra e Veja como Tratar

Hello, amores!


Um fato em relação à nossa pele é incontestável: ao longo da vida, ela vai sofrer diversas modificações, algumas, um tanto negativas. Umas dessas mudanças são as terríveis manchas na pele que podem impactar negativamente nossa auto-estima e qualidade de vida, caso não tenhamos um diagnóstico certo ou não utilizemos os produtinhos corretos.


Porém, meninas, mais do que apenas um incômodo, essas manchas na pele podem ser sinais de doenças mais sérias, como o Melasma. É por isso que neste artigo  vou contar o que é Melasma, quais as suas causas, seus tratamentos e as várias soluções naturais que poderão ajudar com esse possível problema da nossa skin. Bora lá saber mais sobre essa condição?

 

Foto: Rotina de cuidados com a pele 

O que Significa Melasma?

A explicação sobre o que é Melasma na pele difere entre muitos dermatologistas, mas de acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) o Melasma é uma disfunção da pigmentação de certas partes da nossa pele, o que gera uma grande concentração de melanina (substância que dá cor à nossa pele). 


Para definir de uma maneira mais simples, meninas, ele é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras (geralmente marrom-acinzentadas ou castanho-escuras) na nossa skin. Horrível, não é? 


Ele pode ser dividido em três categorias:


  • epidérmica
  • dérmica
  • mista

Quando o Melasma está na categoria epidérmica, ele ocorre em uma camada mais superficial da pele. Se ele estiver na categoria dérmica, as manchas estarão situadas em uma porção mais profunda da derme. Já na forma mista, as manchas estão nas duas camadas, tanto a superficial quanto a profunda. Por isso, é importante identificar em qual estágio de Melasma você se enquadra para ter o tratamento certo, amores.

Melasma no Rosto

O Melasma pode aparecer em partes do nosso corpo que estão expostas ao sol, como braços, pernas e colo. Entretanto, o mais comum é que as temíveis manchas escuras apareçam no rosto, mais especificamente na testa, nariz, lábio superior, bochecha e/ou queixo. Geralmente têm formato e tamanho irregulares, porém são simétricas (idênticas nos dois lados do rosto).

O que Causa o Melasma?

Não foram descobertas quais as causas específicas para que o Melasma apareça. Mas através de muitos estudos e pesquisas, foram comprovados alguns fatores de risco, como o sexo biológico. Ainda que o Melasma apareça em homens, essa doença se manifesta com mais frequência em mulheres que estão na idade fértil (entre 20 a 50 anos). É possível também que ele tenha maior chance de aparecer em mulheres grávidas, devido às mudanças hormonais. 


Outro fator que pode desencadear o Melasma é a cor da pele. Pessoas que têm a pele morena ou escura têm mais chances de adquirirem manchas justamente por apresentarem mais melanina. Para além dessas causas, o Melasma pode aparecer por:


  • estresse
  • má alimentação
  • falta de boas noites de sono
  • alta exposição ao sol (sem proteção)
  • alta exposição ao calor (sem proteção)
  • hereditariedade e/ou fatores genéticos
  • uso de pílulas anticoncepcionais
  • uso de antibióticos e outros medicamentos

Então é por isso que o diagnóstico para o Melasma se baseia na história familiar (caso tenham casos desse transtorno na família) e no histórico pessoal. Para identificar se há a presença do Melasma e qual é o seu tipo, o Dermatologista vai utilizar um instrumento chamado Lâmpada de Wood, que vai dizer de forma precisa qual o diagnóstico.

Como Prevenir o Melasma?

Para se prevenir dessa doença ou retardar o seu avanço, vocês devem seguir alguns passos como: dormir e se alimentar bem, evitar estresse, evitar a exposição ao sol nos horários de maior incidência dos raios e a exposição constante da luz visível (como a tela de eletrônicos e lâmpadas).


Também devem utilizar protetor solar diariamente — principalmente aqueles onde exista o pigmento semelhante à cor da sua pele. E é claro, consultar o seu dermatologista de confiança frequentemente e seguir as suas orientações.

Tratamento para o Melasma

Infelizmente, essa doença não tem cura, mas é possível controlá-la através de tratamento. Como disse para vocês anteriormente, para saber o que é bom para o Melasma, é necessário identificar quais dos três tipos você tem e qual o grau de ocupação da mancha. Por isso, amores, cada caso é único. 


Para o tratamento, o Dermatologista orientará que você utilize proteção solar diária e o uso tópico de remédios/cremes/máscaras específicos que promovem o clareamento da sua skin. A dica é que seja um tratamento diário e constante, meninas! É possível também se submeter a sessões de peelings químicos superficiais (que aceleram o processo da remoção da melanina em excesso) e terapias à base de raio laser, ambas acompanhadas pelo seu médico.

Ingredientes Naturais para Reduzir o Melasma

Ainda que inúmeros produtos voltados ao tratamento ou redução do Melasma estejam disponíveis no mercado tradicional, para pessoas como eu e vocês — que utilizam de produtinhos veganos, naturais e totalmente cruelty free —, existe uma porção de cosméticos e/ou ingredientes naturais que podem auxiliar nesse processo. Alguns deles são: 



  • farinha de arroz com leite
  • óleo essencial de uva
  • casca de banana
  • óleo de rosa-mosqueta
  • babosa/aloe vera

Em tese, todos esses ingredientes têm como finalidade acalmar a pele e ajudar a clarear as manchas causadas pelo Melasma. Além deles, é possível obter resultados excelentes no tratamento/prevenção dessa doença, com as famosas máscaras faciais caseiras. 

 

Foto: Máscaras Faciais naturais no cuidado com a pele

Receitas Naturais de Máscara para a Pele

Primeiramente, para utilizar as máscaras faciais caseiras são necessárias orientações de um médico dermatologista para que você prepare a máscara ideal para o seu tipo de pele e grau de Melasma. 


Além de ser muito útil no tratamento/prevenção da doença, outro ponto positivo da máscara facial caseira, amores, é que ela pode ser preparada no aconchego da sua casa com ingredientes que podem estar até na cozinha! Para saber quais são essas receitas, confira o nosso artigo Máscara Facial Caseira [7 Receitas Práticas e Eficientes].


Outro ingrediente imprescindível no preparo de máscaras faciais caseiras é a Argila: um produto facílimo de encontrar no mercado e que é super em conta. No caso das máscaras de argila, cada cor corresponde a uma função, que supre diferentes necessidades. Nós da Le Fruit, por exemplo, trabalhamos com três argilas essenciais: a dourada (voltada para o clareamento da pele), a rosa (para hidratação e rejuvenescimento da skin)  e a verde (que serve para eliminar inflamações e acúmulo de óleo/sebo). Todas elas naturais, veganas e 100% produzidas sem maus tratos aos animais.

 

Foto: Máscara Facial de Argila Dourada ameniza manchinhas 


Para o tratamento/prevenção da doença, sugerimos utilizar a técnica Multimasking, que nada mais é do que a combinação de duas ou mais máscaras com ações distintas, que irão suprir as necessidades de cada região do rosto. Com isso, vocês terão um efeito clareador das manchas do rosto, ao mesmo tempo em que irão hidratar e tonificar a sua skin. Não é demais?


E então, amores, aprenderam sobre o Melasma? Qual é o seu tratamento preferido? Caso queiram saber mais dicas sobre como cuidar da pele de forma completa, confira o nosso artigo sobre a Rotina Skincare: Guia Completo de Cuidados e Dicas. Até a próxima!

3 comentários

  • Tenho bastante sardas e melasmas, usei ontem pela primeira vez a máscara de argila dourada e vi bastante diferença! Na primeira aplicação! s2. Minha pele é muito oleosa tb, então deixei por 20 (acho que passou uns 5 ainda) minutos uma camada grossinha, e quando tirei minha pele tava clara e sequinha (sem ficar ressecada). Amei!

    Mariana de Figueiredo Morandi
  • A máscara de argila dourada ameniza MUITO manchas de melasma e manchas de acne. Melasma tenho pouco,mas tenho problema de hiperpigmentação. Toda acne que aparece,por menor que seja deixa marca.
    Comecei a usar a argila dourada de vocês e vi diferença em apenas 1 semana!
    Por isso sou cliente fiel de TODOS os produtos da marca!
    #lefruitlovers

    Luciana Estrella
  • Bom dia, gostaria que me indicasse um máscara para melasma

    Michele

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .