Quais São os Tipos de Colágeno e Como Escolher?

Hello, amores!


É natural que com o passar dos anos surjam em nosso corpo sinais como flacidez, rugas e linhas de expressão. Isso acontece devido à diminuição da produção de colágeno pelo nosso organismo. Para retardar esse processo, meninas, é necessária a ingestão de suplementos ou substâncias naturais que estimulem a sua produção. 


Entretanto, há uma extensa variedade deles em nosso corpo. Pensando nisso, irei apresentar a vocês quais os tipos de colágeno existentes e como escolher o correto! Bora lá aprender a fortalecer a nossa skin?

 

Foto: Como escolher o melhor tipo de colágeno.

Quais as Funções do Colágeno?

De um modo geral, amores, é possível destacar que o colágeno funciona como uma “cola”: por ser uma proteína fibrosa, várias de suas fibras se reúnem estruturando as paredes de nossos órgãos. Ele também promove flexibilidade, elasticidade, resistência e hidratação para:


  • ossos 
  • dentes
  • unhas 
  • músculos 
  • cartilagens 
  • tendões
  • ligamentos

Além disso, ele auxilia no processo de cicatrização, ganho de massa magra e no tratamento de possíveis doenças como sarcopenia (perda de músculos) e menopausa. Essa infinidade de funções e benefícios ocorrem porque, como já disse, existem vários tipos de colágeno. 

Quais São os Tipos de Colágeno?

Não existe um consenso científico da quantidade exata dos tipos de colágeno presentes nos organismos animais. De acordo com alguns estudos, estima-se que existam entre 20 a 30 variações da proteína, que se diferem por tamanho, estrutura e função. Entre eles, os mais conhecidos são os colágenos do tipo 1, 2 e 3. 

Colágeno Tipo 1

Caso vocês se perguntem qual o tipo de colágeno para a pele, essa é a resposta. O colágeno tipo 1 é o mais abundante de todo o nosso organismo. Além da nossa skin, ele pode ser encontrado em nossos tendões, cabelos, olhos, dentes e ossos. Ele é caracterizado por formar longas estruturas fibrosas (chamadas fibrilas) que dão mais resistência e elasticidade.

Colágeno Tipo 2

Ele é o colágeno que está presente nas cartilagens de nosso corpo. Muito ligado à água, o colágeno tipo 2 funciona como uma espécie de esponja ou mola: quando a cartilagem é pressionada, as proteínas liberam água e ela é deformada. Quando a pressão acaba, a quantidade de líquido é reposta, fazendo a cartilagem voltar a sua forma original.

Colágeno Tipo 3

O colágeno tipo 3 pode ser encontrado em músculos, artérias e órgãos (como útero, rins, fígado e intestino). As estruturas desse colágeno são bastante elásticas, por isso ajudam no crescimento de órgãos que variam de tamanho.

Tipos de Colágeno em Suplementos

Agora que vocês já aprenderam quais os tipos de colágeno e onde se localizam em nosso corpo, é importante saber que os principais suplementos comercializados são os do tipo 1 e tipo 2. A questão agora, amores, é escolher o suplemento adequado para vocês. Entre as várias opções, temos:

Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado é voltado para a produção do colágeno tipo 1. As proteínas de colágeno (retiradas da cartilagem de bovinos) são quebradas em pequenos pedaços, num processo chamado hidrólise térmica (adição de água). Dessa forma há uma melhor absorção por parte do organismo. 


Mas como saber se o colágeno é hidrolisado? Facílimo, meninas. Vocês devem sempre conferir no rótulo do suplemento se, além da lista de ingredientes (como aminoácidos, vitaminas e sais minerais), os termos “colágeno hidrolisado” ou “peptídeos de colágeno hidrolisado” estão impressos. Ele pode ser consumido em cápsulas ou em pó.

Peptídeo Bioativo (Colágeno Não-Hidrolisado)

O peptídeo bioativo corresponde ao suplemento voltado para a produção do colágeno tipo 2 (retirado da cartilagem de aves). Ele é específico para a melhora de articulações e demais regiões cartilaginosas (que demandam esforço). Neste não há a adição de água. Ele pode ser consumido em cápsulas ou em pó.

Colágeno Vegetal

Como já disse para vocês neste artigo, o Ágar-Ágar — conhecido popularmente como colágeno vegetal —  é uma espécie de "gelatina" extraída de algas japonesas. Ele é formado por sais minerais, vitaminas e outras substâncias sem vírgula que auxiliam na produção de colágeno pelo corpo. 


Como não há nenhum componente animal, é um suplemento bastante popular entre vegetarianos e veganos. Pode ser consumido tanto em sua forma em pó quanto na forma de tablets.

Tipos de Colágeno em Alimentos

Para evitar a ingestão de suplementos, algumas pessoas optam por uma alimentação balanceada (rica em proteínas, vitaminas, sais minerais e outras substâncias) que estimula a produção natural de colágeno (de todos os tipos), ou em outros casos, pelo consumo de alimentos que contém colágeno (do tipo 1 e 2). Entre os alimentos, podemos citar:


  • frutas cítricas
  • o tomate
  • o repolho
  • as lentilhas
  • a batata-doce
  • produtos à base de soja

Cosméticos com Colágeno

No mercado de cosméticos, existem uma infinidade de produtos (cremes, antioxidantes, protetores solares etc) contendo ingredientes que estimulam a produção de colágeno. Para além disso, meninas, a adoção de produtos naturais garante um resultado similar a de produtos convencionais, com ingredientes mais saudáveis e seguros. 


Aqui na Le Fruit Cosmetic, por exemplo, temos a Máscara Facial de Argila Dourada Le Fruit, um estimulante natural na produção de colágeno do rosto. Além disso, ele é um produto vegano e 100% cruelty free.

 

Foto: Argila Dourada Le Fruit,  estimula o colágeno natural 


Mas atenção, amores: mesmo que a maioria dos produtos contribua para a produção de colágeno, é necessário um esforço maior da nossa parte para manter a saúde da nossa pele lá no alto! Por isso, eu separei essas matérias com algumas diquinhas MARA: 



E aí, meninas? Qual o tipo de colágeno vocês mais necessitam? Têm preferência para algum suplemento? Conta para a gente aqui nos comentários!

1 comentário

  • Colágeno tipo 2

    Claudiana Pereira da Silva Nascimento

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .