Por que Devemos Reutilizar Embalagens de Cosméticos? – Le Fruit

Por live SEO

Porque Devemos Reutilizar Embalagens de Cosméticos?

Olá, meninas!


Não é nenhum segredo como prezamos cosméticos cruelty free, veganos e naturais. Mas para além disso, infelizmente, tendemos a negligenciar e descartar os recipientes que vieram com nosso estoque. Uma solução interessante, é reutilizar embalagens de cosméticos.

Nesse artigo, eu vou explicar para vocês a extrema importância de reaproveitar as embalagens que utilizamos e como o impacto de se fazer isso é super benéfico para o meio ambiente.

A Sustentabilidade na Indústria da Beleza 

Se há uma coisa com que todos na indústria da beleza podem concordar, é que os compradores de produtos de beleza estão cada vez mais conscientes de suas escolhas. 

Ainda assim, o mercado (e também consumidor) tem muito o que aprender a respeito de sustentabilidade: a preocupação não está somente nos produtos, mas também, nas suas embalagens. Infelizmente, a maior parte das embalagens ainda são descartadas no meio ambiente e não passam por processos de reciclagem. 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 80% do total de embalagens consumidas são descartadas após uma só vez de uso. E se vocês pensam ser só isso, a situação fica ainda pior quando pensamos na decomposição, meninas. 

Só o alumínio demora acima de 200 anos para desaparecer do meio ambiente, já o plástico, por exemplo, leva cerca de 400 anos para se decompor na natureza. E o vidro, mais de 1000 anos. Preocupante, né?

O Que Fazer com as Embalagens?

Mas felizmente, ainda existem alternativas para frear o descarte inadequado dessas embalagens. Se antes os 3Rs da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar) eram o suficiente em termos de consumo, agora foram expandidos (e interpretados) para: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.

Reduzir, Repensar e Recusar

Reduzir e repensar o nosso consumo é um ponto crucial para a sustentabilidade, porque impacta diretamente na quantidade de embalagens que serão descartadas (a maioria, como sabemos, de forma irregular). 

E claro, nos recusarmos a adquirir produtos e alimentos que prejudicam a saúde e o meio ambiente também é primordial para ajudar o globo terrestre.

Reciclar

Já a reciclagem, é a tomada de compromisso necessária para o descarte correto das embalagens, encaminhando-as para a coleta seletiva. (Caso vocês tinham dúvidas de como descartar embalagens de cosméticos, essa é a maneira ideal).

Mas eu tenho que chamar atenção de algo preocupante, meninas: a realidade do Brasil no quesito resíduos sólidos é que somente 22% dos municípios no país têm algum tipo de coleta seletiva.

Isso quer dizer que eles não necessariamente conseguem coletar na cidade inteira e/ou a separação dos resíduos é apenas entre seco e molhado. E quando o resíduo não pode ser reciclado, ele é encaminhado para o aterro (lembram-se do que eu disse sobre a demora para desaparecerem na natureza?)

Por isso, o descarte adequado de resíduos não é o suficiente, os órgãos ambientais devem cobrar práticas para reutilizar embalagens e mais incentivo para a população quando o assunto é reciclagem. E claro, os consumidores têm que passar a tomar medidas sustentáveis em todos os momentos.

Reutilizar Embalagens de Cosméticos

Reutilizar embalagens, dentre outras coisas, é diferente de reciclar. A reutilização significa usar algo já utilizado, sem ser necessário fazer alguma alteração drástica. Já reciclar significa reinserir certo item nas cadeias produtivas para ser processado e transformado em um novo produto.

Ao reutilizar, a vida útil do bem é prolongada, e, assim, esses itens não serão jogados em lixões, que emitem radiações e acumulam toneladas de material que não será absorvido e desintegrado pela natureza.

É claro que tentar reduzir nossa pegada de resíduos individual começa comprando menos e reciclando o que usamos. Mas quando as coisas não podem ser recicladas, reutilizar pode ser uma ótima solução.

Como Reutilizar Embalagens de Cosméticos?

A escolha de reutilizar embalagens de cosméticos, é uma das opções que se tornam bastante viáveis, justamente porque abre um leque de alternativas. Aqui seguem algumas dicas para reutilizar embalagens de vidro, plástico, dentre outras.

  • vocês podem montar um mural de plantas dentro de casa só com embalagens vazias (de qualquer tamanho). As embalagens dos produtos podem se tornar regadores para sua horta;
  • frascos de perfume podem ser utilizados como aromatizadores de ambientes;
  • outras maneiras, é utilizar embalagens pequenas como máscaras faciais e creme hidratante, como como porta-joias, porta-moedas, porta-brincos, dentre outras coisas pequenas;
  • os potes podem servir como porta-trecos e a bagunça não fica tão aparente;
  • casos gostem de artesanato, usem a criatividade para fazer brinquedos para crianças

Sustentabilidade na Le Fruit 

Nós da Le Fruit, fazemos questão de comercializar produtos benéficos tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. 

Procuramos sempre deixar claro quais as nossas composições, somos do time EuReciclo (modelo de compensação ambiental para logística reversa) e apoiamos o reaproveitamento das nossas embalagens de vidro.

As embalagens de vidro — que não liberam substâncias tóxicas no meio ambiente—, podem ser reutilizadas de forma livre e caso descartada, pode ser reciclada várias vezes. Ou seja, não é difícil ter uma vida mais sustentável, certo?



E aí, meninas? Curtiram saber mais sobre como reutilizar embalagens de cosméticos? Vocês já tinham esse costume e querem compartilhar alguma dica? Contem pra mim aqui ou em nossas redes sociais! 


Beijos, Isa. <3

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.