Alergia a Cosméticos: Como Descobrir e Tratar

Olá meninas!


Nós amamos um bom cuidado, não é mesmo?! Tomar um bom banho, aplicar um creme hidratante, pintar as unhas, usar máscaras de tratamento e por aí vai… O problema é quando a nossa skin começa a apresentar reações a esses produtos que nós tanto amamos, é a alergia a cosméticos.


A pele é o maior órgão do corpo humano, por isso, é natural que apresente algum tipo de alergia. Contudo, isso pode ser evitado quando procuramos os produtinhos certos, naturais e sem substâncias tóxicas para o nosso organismo, como os terríveis Conservantes Sintéticos, Alumínio, Parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos (substâncias químicas que são nocivas para o nosso organismo).


Para ajudar vocês, meninas, que desejam cuidar da sua cútis, mas não conseguem por conta de alguma reação alérgica, eu preparei esse artigo especial, explicando como identificar e sugerindo alternativas para que vocês não interrompam suas rotinas de autocuidado. Bora lá, meninas?!


Cosméticos podem irritar a pele?

Caso vocês estejam se perguntando se os cosméticos podem ou não irritar a pele, a resposta é: SIM! Isso ocorre por conta das substâncias químicas que estão presentes dentro de cada fórmula, são as chamadas dermatites que são divididas em dois tipos:


  • Dermatite de contato irritativa: aparece imediatamente quando você aplica os produtos, causando uma reação inflamatória com vermelhidão, coceira e sensação de queimação, por exemplo.

  • Dermatite de contato alérgica: diferente do outro tipo, a alergia não aparece imediatamente, no primeiro contato com o cosmético. Assim, meninas, a irritação e os demais sintomas poderão aparecer como uma resposta imunológica, nas próximas vezes que vocês aplicarem.

Em casos mais graves, meninas, é possível aparecer bolhas na pele, que se rompem e formam crostas.


Componentes de cosméticos que causam alergia

Eu já falei para vocês sobre algumas substâncias nocivas ao nosso organismo, presentes nas fórmulas dos cosméticos tradicionais, que podem provocar irritações na nossa cútis. Contudo, existem outros componentes que podem causar essas dermatites, como:


  • Amônia: componente de muitas tinturas capilares;
  • Sulfato: presente em muitos shampoos, pode deixar o couro cabeludo mais seco e coçando;
  • Corantes em maquiagens: usados nas fórmulas de sombras para os olhos, pode causar vermelhidão, inflamação e deixar os olhos lacrimejantes;
  • Retinol: ingrediente de muitos cremes de antienvelhecimento, podem deixar a pele mais seca e irritada;
  • Ácido salicílico: presente em cremes antimanchas, contudo, por conta da irritação, pode agravar as manchas na pele;
  • Ácido glicólico: faz parte da composição de muitos esfoliantes, pode causar irritações na cútis, ressecamento e, até mesmo, queimadura.

São muitos componentes nocivos, não é mesmo meninas?! Por isso, temos que ficar atentas no que vamos aplicar na nossa preciosa skin!


Alergia a cosméticos no rosto

Vocês já aplicaram algo no rosto e sentiram uma irritação, a pele mais sensível, uma coceira ou uma vermelhidão em uma região específica da face? Essa alergia pode ter diferentes causas, dependendo do que se aplica no local, desde cosméticos a acessórios, entre as mais comuns são:


  • Em toda a face: pode ser causada pelos cosméticos, como hidratantes, protetores solares, loções de barbear, depilação, medicação para acne;
  • Pálpebras: máscaras para cílios, lápis de olho, soluções para lentes de contato, entre outros;
  • Couro cabeludo e orelha: os shampoos, tinturas de cabelo, perfumes, óculos, brincos, etc;
  • Pescoço: colares, perfumes e demais acessórios usados no local.

Alergia a cosméticos o que fazer

Ao perceberem alguma irritação ou irregularidade na sua cútis, amores, é importantíssimo interromper o uso dos cosméticos, independente de qual seja. Se a irritação for mais grave, como nos casos de bolhas, deve-se procurar um médico dermatologista, para que ele avalie as lesões e indique medicamentos que podem amenizar as lesões e acalmar o organismo.

Alergia a cosméticos como tratar

Após procurar um especialista, ele irá avaliar as lesões e indicar o tratamento correto que, geralmente, inicia com o uso de hidratantes anti-histamínicos (anti-alérgicos), corticosteroides tópicos (cremes, pomadas, gel ou loções) ou imunomoduladores tópicos que auxiliam o sistema imunológico no combate aos agentes causadores das alergias.


Um teste de alergia, também, deve ser realizado, visando identificar as substâncias desencadeadoras da reação.


Teste de alergia a cosméticos

Agora, garotas, vocês sabiam que existe um teste para identificar se vocês são alérgicas a algum tipo de cosmético? É verdade, é o chamado Teste de Contato ou Patch Test. Todo o processo é realizado por alergologista ou um dermatologista, que coloca 30 substâncias no dorso da pessoa, por meio de adesivos.


O adesivo permanece na pele por cerca de 48 horas, depois o médico realiza a remoção e uma primeira análise de como a pele responde ao produto. Depois, o adesivo é novamente colocado e, após 96 horas, é realizada uma segunda leitura. Isso é realizado com cada uma das 30 substâncias.


Caso algum sintoma, como vermelhidão ou coceira ocorram, o responsável informará as substâncias que a provocaram e uma lista de cosméticos e produtos que podem contê-la. O que acharam do teste meninas? Eu acho uma ótima forma de entender o organismo e prevenir problemas mais graves.


Alergia a cosméticos como evitar

Existe uma infinidade de alergias, mas, quando falamos em nossa pele, sabemos que há alguns produtos e substâncias que aumentam as chances de irritações na nossa skin. Nós, também, já falamos sobre algumas substâncias que mais comumente causam essas reações, pois são nocivas ao nosso organismo. Dessa forma, amores, ao pensar em como evitar esses problemas, a única resposta que eu consigo pensar é: não aplicando substâncias assim na pele, no cabelo e nas unhas.


Vocês sabem como eu sou defensora dos produtos naturais, mas isso ocorre, justamente, por eles serem melhores e mais agradáveis ao nosso organismo, afinal, seus componentes são extraídos da natureza e não produzidos sinteticamente, proporcionando uma combinação perfeita com o nosso organismo.


Por isso, meninas, optem por cuidar mais da sua skin, se permitam testar produtos, eu sei que vocês vão amar e a sua skin também!


Beijos, Isa!

1 comentário

  • Olá, tenho muito alérgica , na região dos braços ,pescoço e pernas .
    A perfumes, hidratantes, e bijuterias.

    Josiane

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .