Argila Preta: Conheça Tudo Nesse Guia Completo

Hello, amores!


Quando vamos cuidar da nossa skin, existem inúmeros tratamentos estéticos que estão à nossa disposição. Mas há um em específico que é simplesmente maravilhoso devido ao seu combo de benefícios: é totalmente natural, tem um preço super acessível e tem fácil aplicação. Sabem de a qual eu estou me referindo? Se vocês não adivinharam, não se desesperem, eu digo: é a argila! 


São várias as cores de argila na natureza e cada uma delas tem uma ação particular na pele — não é à toa que são super utilizadas nos cuidados faciais! Dentre a extensa variedade, neste artigo irei falar para vocês para que serve, quais as formas de usar e todos os benefícios da argila preta! Bora aprender mais sobre essa misturinha natural poderosa?

O que é a Argila Preta?

Para que eu explique para vocês o que é a argila preta, meninas, vou voltar um pouquinho na definição exata de argila. A argila nada mais é do que um mineral constituído por rochas sedimentares na forma de pequenos grãos de silicato de alumínio. Sua formação se dá pela decomposição e desintegração da rocha e é muito rica em minerais como:


  • alumínio
  • ferro;
  • magnésio
  • manganês;
  • potássio;
  • silício;
  • sódio

São esses minerais que ajudam a classificar os diferentes tipos de argila que existem na natureza, dentre elas a argila preta.


A argila preta é conhecida como Lama Vulcânica e é considerada, dentre todas, a mais nobre das argilas: para obter seu material, é necessário descer aproximadamente 4 metros abaixo da superfície. Nesse estágio de profundidade da rocha sedimentar, são encontrados altos níveis de titânio, silício e alumínio, que são os componentes da argila preta.

Argila Preta: Para Que Serve?

Todos os tipos de argilas são materiais minerais muito versáteis, podendo ser utilizados na construção civil, no artesanato e em tratamentos medicinais e estéticos. Em relação à última opção (que é a que mais nos interessa, não é mesmo, amores?), a argila preta serve para ser utilizada no cabelo e na pele de todo o corpo, principalmente no rosto. 


Neste caso, a argila preta age como ferramenta cicatrizante, antisséptica e absorvente: por conter elétrons livres em sua composição, estes lhe dão capacidades iônicas, radiônicas e energéticas que auxiliam em sua ação cosmetológica.

Argila Preta: Benefícios

Como resultado de seu tratamento medicinal e estético (e, por muitas vezes, os dois ao mesmo tempo), o uso da argila preta é voltado, principalmente, para acabar ou reduzir com as inflamações da pele. 


Alguns estudos comprovaram que a argila preta é um ótimo antibacteriano, sendo uma poderosa aliada no combate à acne e demais infecções. Ou seja, um santo remédio, não é, meninas?


A aplicação da argila preta também promove:


  • melhor circulação sanguínea
  • diminuição das manchas, flacidez e rugas
  • limpeza profunda da cútis (removendo células mortas e fechando os poros)
  • aumento da produção de colágeno pelo organismo
  • efeito desintoxicante

Já para os cabelos, a argila preta ajuda no crescimento dos fios, proteção e limpeza do couro cabeludo e a diminuição do óleo produzido pelos poros capilares.

Argila Preta: Como Usar?

A argila preta pode ser encontrada (em mercados e lojas especializadas) na sua forma tradicional, ou seja, como argila preta em pó. De modo geral, para prepará-la você precisa de:


  • um recipiente
  • uma colher de chá de pó de argila preta
  • uma colher de chá de água ou soro fisiológico

Coloque o tanto necessário (respeitando as medidas) e misture bem até que o conteúdo se torne uma espécie de pasta, bem homogênea.


Argila Preta no Corpo

Antes de sua aplicação, é preciso limpar a pele e decidir a frequência de seu uso de acordo a sua necessidade. Você pode aplicar a argila preta em qualquer parte do corpo como barriga, braços, pernas e bumbum. 


Argilas em geral agem diretamente na flacidez, manchas e marcas. Utilizar a argila preta para estrias é a maneira mais comum, ainda que ela não reduza medidas. 


É preciso se atentar ao fato de que tratamentos com argila deixam a pele bastante seca, meninas. E mesmo a pele oleosa precisa da oleosidade natural para que se mantenha hidratada. Por isso, após o tratamento, é necessário aplicar hidratante corporal (voltado para o seu tipo de pele) de forma a revitalizar a oleosidade da sua skin.

Argila Preta para o Cabelo

O uso da argila preta nos cabelos elimina toxinas (funcionando como um shampoo natural) e melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que auxilia no crescimento saudável dos fios, na redução de sua queda e na prevenção de caspa e oleosidade. Para aplicar argila preta nos cabelos, segue uma receitinha MARA:


  • argila preta
  • água 
  • óleo de coco
  • óleo essencial de alecrim

Em um recipiente, coloque 3 colheres do pó de argila preta. Aos poucos, vá adicionando 4 colheres de sopa de água enquanto estiver misturando. Ao final, adicione uma colher de chá de óleo de coco e 5 gotas de óleo essencial de alecrim. 


Misture o conteúdo até que esteja com uma consistência líquida (ideal para passar no couro cabeludo). Aplique e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, retire a argila e lave os cabelos com seus produtos normais.

Argila Preta no Rosto

Já falei para vocês neste artigo sobre skincare das etapas a se cumprir antes de aplicar uma máscara de argila no rosto. Então, relembrando:


  • Primeiramente deve-se limpar a pele com um sabonete de sua preferência (e que se adeque às suas necessidades). 
  • Em seguida, você deve aplicar a pasta de argila preta em camadas por todo o rosto, excluindo a região dos olhos, sobrancelha e boca. Faça movimentos circulares para que a argila fixe na pele e retire todas as impurezas (afinal, ela também tem partículas esfoliantes em sua formação).
  • Deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos.
  • Enxague em abundância, retirando todo o conteúdo e seque com o auxílio de uma toalha macia.
  • Após secar, aplique um hidratante para equilibrar o aspecto seco que a argila preta dá na nossa pele. Sugiro utilizar o Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, voltado para todos os tipos de pele. Ele é livre de conservantes sintéticos, parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos.

  • Uma grande questão para quem quer começar um tratamento facial, é saber quantas vezes usar a argila preta. É preciso ter em mente que, apesar de ser um material natural, a argila preta (e as demais argilas) tem um poder de ação muito forte, o que faz com que o seu uso diário não seja recomendado para a pele do rosto (que é muito sensível).


    A periodicidade do seu uso vai depender do seu objetivo. Em uso tópico, o seu tipo de pele também irá influenciar na quantidade de vezes que você vai utilizá-la (afinal, a gente não quer a nossa skin passando sufoco, né? Saúde em primeiro lugar, amores!).

    Outras Formas de Uso

    Apesar de bastante útil e eficaz, meninas, não é somente a argila preta a única voltada para o tratamento facial. Algumas se destacam em seu poder de ação: como a argila verde para peles oleosas, a argila amarela (ou dourada) para quem sofre com manchas e a argila rosa (branca e vermelha) para peles muito secas e sensíveis.


    Nós da família Le Fruit, por exemplo, trabalhamos com essas três argilas e contamos com uma vantagem: nossas máscaras de argila já vêm prontas! Isso mesmo! Para quem gosta de praticidade no momento de autocuidado, preza por produtos naturais, veganos e cruelty free, nossos produtinhos são a solução! Clique aqui para conhecer todas elas!


    E aí, meninas? Gostaram de aprender um pouco mais sobre a argila preta? Vou contar mais um segredinho: é possível combinar mais de uma argila, para ter um tratamento rico e certeiro, utilizando a técnica Multimasking! Para saber mais sobre essa ferramenta, leia o artigo O que é Multimasking e Como Fazer? Beijos e até o próximo artigo!

    1 comentário

    • Muito legal o conteúdo, pra quem gosta, indico um tema parecido abaixo.

      Nesse curso você aprende a retirar os princípios ativos das plantas medicinais e a usá-los na produção de medicamentos e cosméticos, tais como: Tinturas, extratos, sabonetes medicinais, produtos tradicionais fitoterápicos e óleos terapêuticos.

      Curso completo, você será capaz de montar uma farmácia viva em sua casa.

      http://bit.ly/suafarmaciaemcasa1

      Estevão

    Deixe um comentário

    Nome .
    .
    Mensagem .