Bromidrose infantil: entenda o odor forte em crianças – Le Fruit

Por Le Fruit Cosmetics

Odor axilar infantil? Entenda a bromidrose em crianças

Todos sabemos como a transição entre a infância e a adolescência pode ser uma fase complicada na vida dos nossos queridinhos. São muitas as mudanças que acontecem no corpo, e não é difícil perceber o surgimento de um suor com odor nessa fase – o nome para isso é bromidrose infantil.

No conteúdo de hoje, preparamos um guia completo sobre esse e outros fatores que podem estar gerando um cheiro no suor dos pequenos. Continue a leitura até o final e veja ainda dicas para lidar com a situação e até mesmo como conversar com seu amorzinho, visto que tudo isso tem um grande impacto até mesmo na auto-estima e socialização.

Vamos juntas? Acompanhe!

Menina loira sorrindo para a foto

Causas do odor axilar infantil

Ao contrário do que parece, o suor em si não tem cheiro. Na verdade, ele é formado em sua maioria apenas por água, tendo uma função importantíssima na gestão do calor. Acontece que alguns motivos podem ocasionar um suor excessivo – assunto que já abordamos aqui no blog – e que acompanham um odor pouco agradável.

Para deixar tudo isso mais claro, é preciso entender onde esse suor é gerado, e para isso precisamos falar sobre dois tipos de glândulas. As apócrinas são aquelas que despertam durante a adolescência e estão presentes em regiões como axilas, regiões íntimas, canais auditivos e ao redor dos mamilos. Elas podem reagir em situações como:

  • Medo;
  • Cólera;
  • Ímpeto sexual;
  • Outras emoções fortes.

Já as glândulas merócrinas podem ser encontradas em todo o corpo e produzem uma quantidade bem maior de suor, ajudando a regular a temperatura e a umedecer a pele.

Elas também podem reagir a outros estímulos. As glândulas merócrinas da testa, planta dos pés, mãos e axilas, por exemplo, iniciam uma forte produção em momentos de estresse.

Com tudo isso em mente, vamos falar um pouco mais sobre o cheiro de suor infantil?

Crianças sorrindo para foto

Bromidrose infantil

A bromidrose infantil é o nome que se dá ao suor com cheiro que aparece em nossos amores, tudo por causa das bactérias presentes na pele ou mesmo nas roupas. É comum que, durante o período de desenvolvimento, as glândulas produzem um suor com maior quantidade de gordura – mas que não tem cheiro.

O problema começa quando essas pequenas partículas entram em contato com as bactérias e se tornam ácidas, causando o cheiro desagradável também conhecido como "CC". Inclusive, já explicamos o que o "CC" significa e de onde vem essa nomenclatura, vale a pena conferir.

Hiperidrose infantil

A hiperidrose pode ser definida como um trabalho extremamente elevado das glândulas, mesmo quando não há necessidade de suor para regulação da temperatura ou por estímulos. Crianças que deixam o lápis escorregar das mãos toda hora ou tem chinelos sempre molhados podem apresentar a hiperidrose.

Mesmo não representando um risco para a saúde e desenvolvimento das crianças, esse quadro precisa de atenção e cuidado por parte dos pais, já que a autoestima do pequeno pode ser fortemente abalada. A boa notícia é que já existem produtos e até mesmo tratamentos eficientes para os casos mais graves.

Procure sempre a ajuda médica especializada para decidir a melhor forma de lidar com a hiperidrose infantil. O médico não só consegue identificar as regiões em que ela ocorre com mais força, como também pode apontar os períodos e situações em que a produção das glândulas é super estimulada.

Crianças tirando foto com rosto colado

Como tratar o cheiro de suor em crianças e adolescentes?

Existem alguns cuidados que podem ajudar crianças em todas as idades a lidarem com o odor axilar. Elencamos na sequência para que você já converse com sua criança e comece a tornar isso um hábito no dia a dia. Lembre-se, esse pode ser um momento difícil e que exige bastante carinho e explicações!

Dito isso, vamos às dicas?

1- Escolha um bom desodorante infantil natural

Optar por um desodorante infantil natural, além de ajudar na questão do odor, pode evitar possíveis alergias na axila devido a substâncias agressivas. Temos um post focado em entender os sintomas e tratamentos das reações nesse local, ele está bem completo, viu?

Também é interessante evitar desodorantes voltados para adultos exatamente porque os mesmos podem ser mais agressivos na pele. A chance de irritações é menor e a fórmula é mais assertiva nos produtos voltados para nossos amores!

2- Prefira roupas em fibras naturais

A roupa produzida com fibras naturais absorve melhor o suor e facilita a evaporação, impactando positivamente na questão do odor. Esse tipo de peça é ainda mais indicado para os pequenos e pequenas atletas, que irão suar bastante durante a prática esportiva.

Olha só algumas opções de tecidos naturais que você pode encher o guarda-roupas com peças:

  • Linho;
  • Algodão;
  • Lã;
  • Seda;
  • Sisal;
  • Cânhamo.

Ah, lavar as roupas com produtos anti-bacterianos também é super importante. Fique de olho nas formulações que você compra e realize essa mudança simples que pode trazer grandes resultados.

3- Atenção redobrada na higiene

Da mesma forma que no cuidado com a lavagem, a hora do banho também merece um sabonete anti-bacteriano. Existem ainda opções de sabonetes voltados para bromidrose. Mais uma vez, a ajuda médica é super indicada para você adquirir a melhor versão do produto.

Durante o banho é preciso lavar bem as axilas, zonas púbias e pés, nada de lavar rapidamente aquela parte entre os dedos! Trocar de roupa todos os dias ou sempre que for necessário também estar na lista de cuidados. E se seu filho toma banho na parte da noite, peça para ele limpar bem as axilas de manhã antes de passar o desodorante.

Aqui vão mais algumas dicas para que a higiene seja feita da melhor forma possível:

  • O banho após atividades físicas é recomendadíssimo;
  • Uma roupa extra na mochila + desodorante é um kit muito bem-vindo;
  • Toalhinhas também entram no tópico acima;
  • Os cuidados com a higiene nos dias quentes é ainda mais importante.

Ter uma conversa franca e amorosa com sua criança é a melhor forma de ensinar a ela a importância da higiene pessoal, ok?

4- Fique de olho na alimentação

Sim, alguns alimentos podem estimular ainda mais a bromidrose infantil. Evite eles no cardápio pelo menos durante o tempo de adaptação e busca por informações. Cuidado com curry, alho e outros alimentos que contêm odor forte. Ele será expelido posteriormente pelas glândulas

Não custa nada reiterar como a ajuda médica especializada deve vir antes de qualquer conselho ou prática popular, ainda mais quando o cheiro de suor aparece repentinamente.

Gostou do post? Esperamos que essas informações sejam úteis para você e seus pequenos. Se quiser continuar se aprofundando no tema sobre transpiração excessiva nas axilas, acesse o conteúdo que preparamos especialmente sobre a hiperidrose.

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de muitas outras dicas e informações que ainda vamos trazer visando o seu cuidado e de quem você ama. Te esperamos por lá.

Até a próxima!

1 comentário

  • Boa noite!

    Qualquer um desses desodorantes as crianças podem usar? As minhas meninas tem 6 anos e 8 meses e já precisam.

    Desde já agradeço!

    Franciane Corrêa

    Franciane em

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.