· Por Le Fruit Cosmetics
Como conquistar uma Pele Bonita: 12 dicas essenciais
Se você acha que só é possível ter uma pele bonita e saudável aplicando um filtro do Instagram, está muito enganada. Além disso, não existe segredo, mistério ou receita infalível para alcançar bons resultados.
A verdade é que a pele exige atenção diária, por isso, desenvolver bons hábitos de saúde com uma rotina que inclua momentos de autocuidado são fundamentais. Muitas dessas atitudes são bem simples e rápidas, não vão exigir muitos minutos do seu precioso tempo. Continue a leitura e entenda com mais detalhes!
Pele Bonita: Siga essas 12 dicas fundamentais
Cuidar da pele exige principalmente produtos adequados e conhecimento, dois pontos sobre os quais vamos falar no post de hoje! Quer saber quais os cuidados essenciais para uma pele bonita e como promovê-los? Confira a partir de agora 12 dicas que vão deixar sua pele invejável:
1. Descubra qual é o seu tipo de pele
O primeiro passo é se conhecer. Descubra e se aprofunde sobre o seu tipo de pele e as características dela. Dessa maneira, as escolhas serão mais assertivas e com maiores chances de alcançar resultados significativos em um menor espaço de tempo.
Por exemplo, utilizar um hidratante indicado para peles oleosas em pele seca pode trazer alguns problemas. A escolha de produtos dermocosméticos inapropriados pode trazer danos à pele, tais como manchas, ressecamento e descamação.
Os prejuízos podem ser ainda maiores se você tiver uma pele sensível, que requer maiores cuidados. Então, se informe primeiro antes de tomar qualquer decisão. Se possível, procure um especialista de sua confiança para melhores informações. Ah, temos um post especial sobre cuidados com a pele sensível que vale a leitura!
2. Use filtro solar diariamente
Se tem um conselho que você deveria aplicar na sua vida, sem pensar duas vezes, é a utilização diária do filtro solar. A pele sofre bastante quando é exposta aos raios solares por longos períodos.
Eles provocam manchas, contribuem com o processo de desidratação e podem desencadear o surgimento do câncer de pele. Ou seja, são argumentos mais do que convincentes para ter o protetor solar sempre por perto.
A aplicação deve ser feita pelo menos uma vez ao dia nas regiões mais expostas como testa, bochechas, nariz e queixo. Considere passar o produtos nos braços, nuca e pescoço caso também estejam ao alcance do sol. E não se esqueça de utilizar também nos dias nublados.
3. Faça hidratação da pele logo após o banho
Para uma pele mais macia e vibrante, conte com a presença diária do hidratante nos seus momentos de autocuidado. Prefira formulações em creme, já que possuem mais água. Além disso, podem ser mais confortáveis do que a consistência mais pesada e oleosa das pomadas.
Encontre o hidratante ideal para o seu tipo de pele. Por exemplo, para peles mais oleosas e acneicas os séruns são muito bem vindos. Eles têm uma composição ainda mais leve.
Para uma pele mais firme invista em produtos com ácido hialurônico, substância que estimula a produção de fibras de colágeno. Já se você busca por tratamentos mais naturais, com substâncias aromáticas, a aromaterapia proporcionada pelos óleos essencias para pele entregam uma experiência de cuidados e relaxamento. Veja nosso post sobre para se aprofundar na temática!
Ah, os umectantes também são ótimos para combater a ação dos radicais livres, pois possuem ácido hialurônico em sua formulação. Aproveite esses produtos em seus cuidados pela manhã e obtenha resultados incríveis.
4. Retire a maquiagem antes de dormir
Retire toda a maquiagem da pele antes de ir para cama. Além de ajudar a dormir com mais conforto, você evita futuras acnes, espinhas e cravos, como consequência da obstrução dos poros pela make.
É durante esse período que a pele absorve melhor os nutrientes do tratamento noturno indicado por seu dermatologista.
5. Beba água com frequência
Essa é uma dica que você já deve ter visto muito por aí. É quase um clichê, mas é a pura verdade! A pele é o órgão mais extenso do organismo humano. Dessa forma, sofre muito com o ataque de agentes externos e até mesmo internos.
Quando você maltrata ou não cuida bem do seu corpo, a pele demonstra isso. A água é fundamental para o equilíbrio e manutenção das atividades nesse órgão tão grande. As reações químicas e físicas de construção e regeneração dos tecidos acontecem em meio aquoso.
Por isso, para ter uma pele renovada e bonita, ter um corpo muito bem hidratado é mais que indispensável!
6. Controle as situações de estresse e descanse
Ter uma noite mal dormida é um deus que nos acuda, não é mesmo? O dia não rende, mesmo uma simples atividade fica difícil de ser realizada. Não bastasse isso, o cansaço fica estampado no rosto com as indesejadas olheiras.
Não é só a falta de um sono de qualidade que pode deixar a pele ao redor dos olhos mais escurecida. Mas viver situações de estresse e o próprio envelhecimento natural da pele contribuem para o aparecimento delas.
A dica é desenvolver métodos ou buscar atividades para relaxar, como explicamos no post 6 Dicas de Atividades para Relaxar em Casa.Se for o caso, fazer uma boa higiene do sono e ao menos tentar reduzir os minutos de estresse diários. Quem sabe praticar meditação, ioga ou estar mais em contato com a natureza?
7.Cuidado com a frequência de aplicação dos produtos na pele
Se você deseja ter uma pele linda, leve à risca a maneira e a frequência de aplicação de hidratantes, máscaras faciais e esfoliantes. A ordem de aplicação de cada um deles também precisa ser obedecida.
O primeiro passo é sempre a limpeza da pele, depois a tonificação. Os próximos passos levam em conta a formulação dos produtos. Siga então com loções, séruns, cremes e máscaras, nessa sequência.
E o protetor solar? Ele é sempre o último na fila de passagem, mas não o mesmo importante.
8. Evite utilizar máscaras caseiras na pele
A vantagem dos produtos industriais ou fabricados comercialmente é que eles são mais bem desenvolvidos do que as soluções caseiras. Mas, como assim?
Pense nos esfoliantes, por exemplo. Aquela sensação de areia na pele é provocada por pequenas partículas arredondadas, criadas para não machucar ou causar irritação ou alergia na pele. Em um esfoliante caseiro, esse refinamento no produto pode ficar longe de ser uma realidade.
As partículas dele podem cortar, irritar e provocar alergia na pele. Algumas máscaras caseiras feitas a base de casca fruta, grãos e sementes podem até manchar sua pele, tome muito cuidado com isso.
Caso opte por utilizar produtos naturais e veganos para pele, procure lojas especializadas.
9. Pratique atividades físicas regularmente
A prática de atividades físicas regulares estimula a produção de colágeno e elastina, o que pode fazer com que a pele fique cada dia mais firme e fortalecida.
Os exercícios físicos ainda aumentam a rapidez de reparação dos tecidos, o que é muito benéfico para a pele. Outra vantagem dessa dica é a promoção de bem-estar, saúde, longevidade e também na sua autoestima. A prática de um esporte que você gosta vai ajudar e muito a aliviar os estresse das responsabilidades diárias e a dormir melhor.
10. Faça uma limpeza de pele periodicamente
A limpeza de pele é feita por uma especialista ou profissional de estética em um consultório ou clínica de estética. Pode começar logo quando aparecem os primeiros sinais de acne, já na puberdade.
A frequência de visitas ao esteticista depende do seu tipo de pele. Paras as mais acneicas e oleosas, o recomendado é uma vez a cada 30 dias. Para as demais, o intervalo pode variar entre 2 a 3 meses.
Caso você não saiba se a limpeza é o procedimento que você precisa, procure um médico dermatologista e resolva todas as dúvidas.
11. Tenha cuidados extra com a pele no inverno
Redobre os cuidados de hidratação naqueles dias mais frios, em que a água do banho precisa ficar um pouco mais quente que o normal. Se possível, evite passar tempo demais debaixo do chuveiro quente demais. É tentador ficar lá o dia inteiro, mas sua pele agradece se a ducha for bem rápida.
Cuide mais da hidratação da pele, já que nesse período do ano a pele tende a ficar mais seca. A alimentação também muda bastante nesse período. O consumo de água reduz e a alimentação passa a ser um pouco mais calórica, o que pode influenciar a aparência da pele.
Então, se possível deixe as gostosuras de inverno apenas para o fim de semana, mas mantenha as atividades físicas regulares.
12. Comece a cuidar de você agora mesmo
Quanto mais cedo você iniciar os cuidados da sua pele, mais rápido serão os resultados. Além disso, é preciso estar atento às necessidades da pele em cada faixa etária.
Com o passar dos anos, os tratamentos devem entregar um pouco além do efeito de hidratação. A partir dos 25 anos, você já pode promover cuidados de combate aos efeitos dos radicais livres e oxidantes que provocam o envelhecimento da pele.
Gostou das dicas que você viu por aqui? Acredito que você tenha percebido como os cuidados são práticos e fáceis, porém precisam se tornar hábitos do dia dia.
Como exemplo, viu a importância do protetor solar, da hidratação do pele e de todo o corpo, além de saber que o descanso e o alívio do estresse são pontos que podem ajudar na saúde da sua pele.
Espero que esse conteúdo seja o começo de uma nova relação harmônica e feliz com seu próprio corpo e bem-estar.
E se você tem a pele mais oleosa, que tal aprender como cuidar melhor da pele com acne? Nos vemos lá!