15 dicas de autocuidado para colocar em prática agora! – Le Fruit

Por Le Fruit Cosmetics

Dicas de autocuidado: 15 hábitos para você

As dicas de autocuidado são muito importantes para quem busca equilíbrio em todas as áreas da vida, visto que o autocuidado não significa apenas cuidar da pele.

É preciso criar bons hábitos e uma rotina de atividades que contribuam com o bem-estar mental, físico e emocional. Assim, se você está em busca de viver uma vida em toda a sua plenitude e com saúde de sobre, confira essas 15 dicas de autocuidado que preparei especialmente para você.

Vá aplicando primeiro aquelas que são mais confortáveis para você, depois assuma aquelas mais difíceis, mas nunca deixe de progredir.

Vamos juntas?!

1. Tenha uma boa alimentação

Nem sempre é fácil resistir à sedução de doces, fast food e outras comidas que têm um grande poder de atração sobre nossas mentes e corpos, não é mesmo? Porém, cuidar da alimentação é uma dica de autocuidado que deve ser levada bem a sério.

Assim, consumir alimentos dos 6 grupos principais pode ajudar a melhorar e muito sua relação com seu corpo e com sua saúde também. Por isso, não abra mão de frutas, legumes, hortaliças, carnes e ovos, leite e derivados e cereais.

Se for uma pessoa vegetariana ou vegana, converse com seu nutricionista para que os nutrientes sejam repostos todo dia e você possa usufruir de uma boa qualidade de vida e ter muita disposição para suas atividades.

2. Faça skincare diariamente

Ainda que uma rotina de autocuidado não esteja limitada apenas a skincare, cuidar da pele contribui muito com a autoestima e bem-estar. E você nem precisa ter um salão ou spa de beleza na sua casa. Ou seja, pode começar com atitudes simples e básicas.

Você pode começar, por exemplo, passando o protetor solar todos os dias, mesmo naqueles nublados e chuvosos. Adquira também um hidratante, de acordo com seu tipo de pele, além de promover limpeza de pele todos os dias.

Não deixe de consultar o dermatologista sempre que achar necessário ou com a frequência recomendada para sua idade e estilo de vida. Confira um conteúdo onde explico as diferenças entre hidratante para o corpo e para o rosto.

3. Medite

A meditação é uma ótima maneira de ter uma mente mais tranquila, clarear os pensamentos e melhorar seu autocontrole. Ela ainda contribui para o alívio dos sintomas de ansiedade.

Além disso, meditar é uma boa forma de prestar mais atenção em si, tanto emocionalmente, quanto fisicamente. Por isso, é um ótimo instrumento para quem busca equilíbrio na vida.

4. Cuide da saúde bucal

Você sabia que cuidar da saúde bucal está diretamente relacionada à sua saúde geral? Por isso, a higiene da boca e da língua deve ser feita correta e frequentemente. A recomendação é que você escove os dentes três vezes ao dia, no mínimo.

Além disso, utilize o fio dental todos os dias e vá ao dentista com frequência. Dessa maneira, você mantém sua saúde e belos sorrisos!

5. Beba água

A renovação da pele e das células, além da manutenção das funções do organismo, a chegada de nutrientes e a remoção de substâncias indesejadas dependem de água para acontecer.

Dessa forma, recomenda-se que uma pessoa adulta consuma de 2 a 4 litros de água todos os dias. Com isso, você previne doenças renais, melhora o aspecto da pele e repõe os níveis de água perdido na realização de atividades diversas.

6. Coloque a terapia em dia

A terapia é uma forma de aprender a lidar com suas próprias emoções e de se autoconhecer. Com ela, você pode dar um novo significado para seus medos, traumas e culpas.

O foco é proporcionar maior saúde mental e consciência de si. Além disso, a terapia contribui também para o controle das emoções e uma postura mais positiva sobre a vida.

7. Pratique uma atividade física

Você não precisa ter cadeira cativa na academia para colher os benefícios da atividade física, isso porque basta no mínimo 30 minutos, três vezes na semana, para melhorar sua qualidade de vida.

Essa dica de autocuidado contribui com a melhora do humor, ajuda a relaxar, aumenta a disposição, diminui o risco de doenças cardiovasculares, deixa a pele incrível e muito mais.

Se o problema é tempo para se deslocar a academia, confira dicas de como fazer um treino funcional em casa. Então, o que está esperando para mexer o esqueleto?

8. Durma bem

Ter uma noite de sono revigorante e de qualidade é a melhor dica de autocuidado que você verá por aqui. Quando você dorme bem, seu cérebro funciona melhor, o sistema imunológico se fortalece, ainda evita doenças cardiovasculares e evita as rugas do sono.

Por isso, faça uma boa higiene do sono, evite consumir substâncias estimulantes à noite, reduza o tempo em frente a telas do celular, TV ou computador. E, caso você esteja com muita dificuldade para dormir, procure um especialista médico de sua confiança.

9. Faça amizades

Fazer parte de um grupo, contar com amigos, seja de forma presencial ou virtual faz toda a diferença nas nossas vidas, não é mesmo?

Essas pessoas trazem mais sentido para nossas vidas, experiências e sentimentos bons e são uma importante rede de apoio nos momentos mais difíceis. Então, reforce os vínculos e tenha um amigo sempre perto de você, se possível.

10. Determine horários e crie uma rotina diária

Planejar o dia é uma ótima forma de evitar a ansiedade e as situações estressantes, já que isso retira do cérebro a obrigação de memorizar tudo e estar em constante alerta.

Por isso, planeje seu dia na noite anterior, visualize tudo o que precisa fazer e coloque em uma lista de atividades ou tarefas. É importante estar aberto também a imprevistos e para promover alterações de última hora que se mostrarem necessárias.

11. Entre em contato com a natureza

Se você é uma pessoa que vive em grandes cidades, cercada de prédios, carros e aglomeração de pessoas, tenho certeza que passar algum tempo na natureza será uma escolha da qual você não vai se arrepender.

Então, aproveite as áreas verdes da sua cidade, parques e jardins ajudam a relaxar e a desacelerar o ritmo. Passe um fim de semana no sítio, numa chácara, na praia ou na fazenda. Tome um banho de cachoeira ou se aventure numa trilha.

12. Leia um livro por prazer

A leitura é uma ótima forma de estimular a mente, conquistar novos conhecimentos ou mesmo ter momentos de prazer e relaxamento.

Assim, ler um livro é uma dica de autocuidado que aumenta sua disposição para a vida, aumenta sua criatividade e melhora também a se comunicar melhor com o mundo.

13. Pratique a gratidão

Seja grato por tudo o que você construiu até hoje e por tudo que está por vir. Essa atitude muda o foco dos problemas, reduzindo a ansiedade e o estresse.

Ou seja, agradecer melhora sua qualidade de vida e traz uma grande sensação de bem-estar. Então, o que acha de começar o dia colocando no papel tudo aquilo pelo qual você é grata?

14. Esqueça o celular por alguns minutos

A facilidade que os dispositivos eletrônicos trouxeram para nossa vida é inquestionável. Por outro lado, isso também acarreta uma dependência problemática que pode afetar nossa saúde geral, já que passamos 24 horas online na tela do PC ou do celular.

Uma dica de autocuidado é passar alguns minutos ou horas off-line por dia, procurar desenvolver outras atividades, como se envolver com uma horta na sua casa, estar mais presente para a família, visitar um amigo e aproveitar outros prazeres da vida, presencialmente.

15. Coloque suas emoções no papel

Tenha alguns minutos no dia para escrever sobre suas emoções ou de como se sente no momento, tanto os pensamentos bons como os ruins.

Essa é uma ótima maneira de organizar as ideias, perceber o que realmente importa para você e buscar soluções. Mas também é uma atitude que vai deixar sua mente mais leve e tranquila. Experimente!

Que tal aproveitar para realizar todas essas atividades na companhia de velas aromatizantes que liberam óleos essenciais com poder terapêutico? Confira!

Por aqui, você acompanhou 15 dicas de autocuidado que podem contribuir e muito sua qualidade de vida. Espero que você utilize essas dicas para se sentir cada vez melhor consigo mesma.

Até a próxima!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.