Luz Azul: Entenda o Que é e a Importância de Proteger s – Le Fruit

Por Le Fruit

Luz Azul: Entenda o Que é e a Importância de Proteger sua Pele

Olá, meninas!


Como a maioria de nós ficamos a maior parte do tempo em casa, durante a quarentena, é certo que o tempo que passamos em frente às telas (celulares, computadores, televisores) aumentou bastante. E isso é um problema, porque todas elas emitem a temível luz azul! Mas o que de mal há nisso?


Nesse artigo, vou explicar a vocês o que seria a luz azul, quais são os danos para a pele causados à sua exposição e porque é importante nos protegermos dela. Bora lá,meninas?

Como Proteger a Pele da Luz Azul?

Antes de saber quais as ferramentas ideais para nos protegermos dos efeitos prejudiciais da luz azul emitida pelos dispositivos, é preciso entender o que é, de fato, a luz azul e o que ela causa. 

O que é a Luz Azul?

A luz que atinge e penetra no olho humano, meninas, é dividida em luz visível, incluindo comprimentos de onda de 380 a 780 nm, e luz não visível, que inclui luz no alcance ultravioleta (luz UV) e alcance infravermelho (luz IR). A luz azul é um intervalo do espectro de luz visível, com comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm. 


Com isso, ela apresenta danos potenciais à pele por meio da geração de radicais livres, induzindo o estresse oxidativo na pele. Isso pode contribuir para o envelhecimento da pele, como a exposição aos raios UVA. Ainda assim, a luz azul tem a capacidade de penetrar mais profundamente na pele em comparação com a luz UVA e UVB, afetando nossa produção de colágeno e a elastina.


É importante frisar que a luz azul pode ser emitida através de dispositivos como computador, celular, televisores e lâmpadas, mas também de fonte natural, como o próprio sol.

Quais as Consequências da Luz Azul?

Após alguns estudos, meninas, foi comprovado que a luz azul afeta a nossa saúde de diversas maneiras, incluindo nossa visão e a nossa pele.

Visão e Sono

Em relação à nossa visão, pesquisadores constataram que o excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).


Além disso, a luz azul que emana dos smartphones ou aparelhos eletrônicos é o tipo que afeta negativamente o sono por bloquear a produção de melatonina. Esse hormônio começa a ser liberado ao entardecer, o que pode provocar insônia


Já em relação à nossa skin, descobriram que ela causa os seguintes transtornos:

Manchas

A luz azul pode causar alterações diretas nas células responsáveis pela pigmentação da nossa pele. O resultado dessa exposição sem proteção é a hiperpigmentação e o melasma


A hiperpigmentação é um escurecimento da pele causado pela produção excessiva de melanina. Já o melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras, que podem aparecer na face, no pescoço, no colo e nos braços.


Outro ponto para se atentar é no surgimento ou aumento das manchas pelo rosto. Caso você tenha acne, vale dobrar a atenção para que as manchinhas causadas por cravos e espinhas não sejam potencializadas.

Envelhecimento Precoce

Como mencionei antes, a luz azul consegue penetrar de forma profunda em todas as camadas da nossa pele: a epiderme, a derme e o subcutâneo. Na presença dessa luz ocorre a produção de radicais livres, devido à oxidação dos lipídeos, prejudicando o bem-estar da pele.


Além do mais, a luz azul faz mal para as enzimas da pele, diminuindo a produção de colágeno. Quando isso acontece, sua pele fica mais sensível ao envelhecimento precoce. Por isso, é sempre bom se atentar aos sinais que ela dá no dia a dia, como o surgimento de linhas de expressão e a falta de viço.

Como Proteger a Pele da Luz Visível?

Para nos protegermos desse tipo de luz, é preciso o uso diário de protetor solar, meninas. Especialmente dos que tenham em sua formulação a proteção contra a luz azul/visível. Mas qual protetor protege contra a luz visível?


Estes protetores, normalmente têm em sua formulação filtro solar de amplo espectro — que oferece maior proteção para os raios UVA e UVB — são capazes de proteger a pele dos danos causados também pela exposição à luz LED azul. Essa proteção pode ser ainda melhor se combinada com o uso de uma determinada concentração de pigmentos.


Como a luz azul pode provocar flacidez, neste caso vocês podem procurar produtos ou tratamentos com efeito tensor e lifting. Caso vocês tenham manifestação rugas e linhas finas na pele, o ideal é a utilização de produtos com ação preenchedora. Para o tratamento de ambos, sugiro a vocês o uso da Máscara Facial Suavizante Gerânio: porque além de hidratar, ela suaviza as linhas de expressão, com ingredientes 100% naturais e veganos. 


Agora, se vocês tiverem manchas devido à luz azul, a dica é abusar de produtos com ação clareadora. Uma ótima dica é a Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang, que além de iluminar pelos efeitos clareadores da argila dourada, ela estimula a produção de colágeno da pele, através de seus ingredientes também totalmente veganos, naturais e cruelty free!

Qual a Importância da Proteção Contra Luz Visível Azul e Infravermelho?

A importância de nos protegermos desse tipo de luz é enorme, meninas, pela ameaça à nossa qualidade de vida. Para isso, além de utilizarmos de produtos para tratar de seus efeitos, podemos seguir alguns artifícios para evitar a sua exposição exagerada! 

Evite Exposição de Luz Azul à Noite

Já sabemos que a luz brilhante do sol também contém luz azul, e isso é um benefício durante o dia, quando geralmente precisamos estar alertas e despertos. Entretanto, se nos expusermos à luz azul depois do pôr do sol, enganamos nosso organismo, fazendo-o trabalhar como se fosse dia.


E isso, pode causar insônia e diminuir a qualidade do sono, aumentando as chances de depressão ou de pressão alta. E como evitar a luz azul do celular e de outros dispositivos? 


  • não utilize quaisquer telas antes de ir dormir (ou por pelo menos 30 minutos antes de ir dormir)
  • diminua a intensidade e brilho da luz. 
  • prefira luzes amarelas quentes ou avermelhadas para iluminar a casa durante a noite
  • utilize óculos que bloqueiam a luz azul
  • coloque um protetor de ecrã no celular, tablet ou monitor, que proteja da luz azul

Use Protetor Solar Sempre

Eu sempre digo a vocês sobre a importância do uso de protetor solar. Nesse caso não é diferente, porque para nos protegermos da exposição da luz azul é preciso cuidados diários. Como já mencionei, utilizem proteção no rosto que proteja da luz azul, e que tenha antioxidantes na composição, que neutralizam os radicais livres.

E aí, meninas? Gostaram de saber mais sobre a luz azul e como se proteger?

Até o próximo artigo!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.