O que é Esqualano? Veja o ingrediente que a sua pele precisa

Olá, meninas!


Quem prioriza fórmulas limpas, produtos naturais e muito eficazes na hora de cuidar da skin já deve ter ouvido falar sobre o Esqualano, um poderoso ingrediente que ajuda na hidratação e no combate às temidas rugas de expressão…


Não?! Vocês não conhecem?! Nada de pânico, meninas, porque eu preparei esse texto especialmente para explicar o que é o esqualano e os motivos pelos quais vocês devem inseri-lo na rotina de cuidados sem demora. Bora, lá?!


O que é esqualano?


Vamos começar do básico, meninas… O nosso organismo, mais precisamente as glândulas sebáceas, produzem aquele óleo que, muitas vezes, buscamos controlar. Contudo, dentro desse óleo existe uma substância chamada de “esqualeno”, importantíssima para manter a nossa cútis hidratada e manter a barreira natural.


O problema, meninas, é que com o passar do tempo, especialmente depois dos 30 anos, a produção natural do “esqualeno” diminui muito. Com isso, para manter a skin hidratada e bonita, é preciso “repor” a substância, por meio dos cosméticos que a  contém. Contudo, em contato com o ar, o “esqualeno” acaba perdendo suas características, de forma que é preciso coletar a substância e realizar um processo de hidrogenação. Assim, se forma o poderoso “esqualano”.


Conseguiram entender, meninas?! 


Diferenças entre esqualano e esqualeno


Agora, se vocês estão se perguntando quais as diferenças entre esqualano e esqualeno, saibam que os dois possuem o mesmo efeito em nossa cútis. Ou seja, somente a origem das substâncias mudam: enquanto o esqualeno é produzido pelo organismo, naturalmente, o esqualano é retirado da natureza e usado em cosméticos.


Esqualano origem


Atualmente, o esqualano é obtido de plantas que nós conhecemos e amamos: a Cana-de-açúcar e as azeitonas. Todavia, por muito tempo, as empresas de cosméticos extraíram a substância do fígado de tubarões. Horrível e muito cruel, não é mesmo?! 


Assim, antes de comprar e utilizar os produtos, vale conferir as origens do esqualano  e se certificar que o utilizado por cada empresa de cosméticos é o esqualano vegetal. Afinal, não queremos apoiar esse tipo de atitude exploratória e cruel com os animais, né, meninas?!


Qual a função do esqualano?


Como eu já expliquei, meninas, o esqualano vegetal é biocompatível com a pele. Ou seja, ao ser aplicado na pele, ele é fácil e rapidamente absorvido. Dessa forma, a função principal do esqualano é manter a cútis hidratada. Contudo, esse poderoso ingrediente possui outros benefícios para a nossa pele.


Para que serve o esqualano?


Vários são os benefícios do esqualano na pele, além da hidratação. Entre eles, posso citar:


  • Manter a barreira natural da cútis;
  • Retém a umidade que é essencial para a nossa skin;
  • Combate a ação dos radicais livres;
  • Protege a pele, diminuindo as irritações e reduzindo os sinais como vermelhidão;
  • Equilibra a produção do sebo natural, sem obstruir os poros;
  • Reduz as temidas linhas de expressão  e as rugas formadas por conta do processo natural de envelhecimento;
  • Proporciona a firmeza  e melhora a elasticidade da pele.

São muitos os benefícios, não é mesmo meninas?! Vale a pena incluir o esqualano vegetal na rotina de cuidados com a pele!


Esqualano para a pele


Bom, meninas, agora que nós já sabemos as diferenças entre o esqualeno e o esqualano vegetal, conheces a importância do uso de produtos com esse poderoso ingrediente e os benefícios que ele causa em nossa cútis, chegou o momento de entender como usar ele na pele.


A boa notícia é que existem empresas que já perceberam os benefícios da substância para a pele e é possível encontrar o esqualano vegetal para incluir na rotina de cuidados, seja como óleo, como sérum, como hidratante ou como gel de limpeza. E, ele pode ser aplicado no corpo todo, não só na face.


Para ajudar vocês, eu separei uma dica de como cuidar da pele e incluir o esqualeno vegetal na rotina de skincare noturna:


  • Comece limpando a pele

  • O primeiro passo de toda rotina de cuidados é a limpeza da pele, isso porque, ao longo do dia, acumulamos sujeira e poluição. Com isso, sem a limpeza, os poros ficam obstruídos e começam a surgir os cravos e espinhas.


    Portanto, inicie a rotina limpando a pele, utilizando os sabonetes específicos para o seu tipo de pele.


  • Aplique um tônico facial

  • Poucas pessoas, realmente, entendem a necessidade da aplicação do tônico facial, porém, ele é maravilhoso para a manter a saúde da nossa cútis, afinal, ajuda a normalizar o pH e elimina os resíduos que o demaquilante e sabonete não conseguiram remover, como restos de maquiagem ou o filtro solar.


  • Hidratação sempre

  • Eu sei, meninas, que o esqualano vegetal promete hidratar a pele, porém, é preciso manter a hidratação através dos cremes hidratantes, para devolver a água que a pele perde durante o dia. Dessa forma, não esqueça de aplicar um poderoso hidratante.


  • Óleo de Esqualano Vegetal

  • Por fim, aplique o óleo de esqualano vegetal na cútis, massageando suavemente a cútis. O produto ajudará a devolver a água e a nutrição para a pele, além de todos os outros benefícios que nós já conhecemos.


    • Lembrando, meninas, que essa é uma dica para cuidar da pele durante a noite, caso vocês queiram utilizar pela manhã, não esqueçam de aplicar um protetor solar!

    Esqualano para acne


    Por ser um óleo, é normal que as pessoas com pele oleosa ou mista estejam se perguntando se poderão ou não incluir o produto na rotina de cuidados… A resposta, meninas, é: SIM!


    Uma das maravilhas desse maravilhoso ingrediente é que ele é rapidamente absorvido pela cútis, não deixando aquela sensação de pele oleosa e não obstrui os poros mas, ajuda no controle da produção de sebo. Uma maravilha, não é mesmo?!


    E então, meninas, estão prontas para incluir o esqualano na rotina de cuidados? Ainda possuem dúvidas sobre ele? Deixem nos comentários que eu responderei para vocês! 


    Beijos, Isa!

    Deixe um comentário

    Nome .
    .
    Mensagem .