pH da Pele: Qual a Sua Importância e Como Mantê-lo Equilibrado

Olá, meninas!


Quando ouvimos falar sobre o pH, logo vem à nossa cabeça aquelas equações químicas e o teor ácido de certas substâncias. Mas o que vocês provavelmente não sabem, é que existe um pH da pele e seu nível correto é muito importante para a saúde do nosso organismo.


Neste artigo, vou explicar para vocês o que é o pH da pele, sua diferença em determinadas regiões do corpo, a importância e os artifícios para mantê-lo equilibrado e deixar a nossa pele linda e saudável. Então, bora lá?

O Que é o pH da Pele?

Antes de explicar o pH da pele, é preciso que vocês entendam o que é, de fato, o pH. Essas duas letras são a sigla para potencial hidrogeniônico e servem para indicar o nível de acidez das substâncias. 


A escala de pH varia de 1 a 14, sendo o nível 7 considerado "neutro". Os números mais baixos são ácidos, enquanto os níveis superiores são considerados alcalinos ou não ácidos. Mas como o pH se relaciona com a nossa pele? Acontece que compreender e manter o pH da pele é importante para a sua saúde geral.


Por incrível que pareça, o pH da pele é normalmente ácido. As escalas de pH tendem a ser um pouco mais amplas, com acidez variando entre 4 e 7. Os recém-nascidos têm níveis de pH relativamente altos em toda a pele, mas conforme envelhecem, seus níveis de pH diminuem rapidamente. 

Qual a Importância do pH da Pele?

Já sabemos que o pH é responsável por mostrar o quanto “alguma coisa” está muito ou pouco ácida. Logo, isso nos mostra qual é a condição em que a nossa pele se encontra e se o nosso manto ácido está bem equilibrado. Mas afinal, porque é tão importante manter o pH da pele em seu estado normalmente ácido? 


Em nossa pele, o pH é definido pelo equilíbrio determinado pela quantidade de água, sais minerais, gordura e ainda secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas presentes na superfície da pele. Estas compõem o manto lipídico ou manto ácido cutâneo (a nossa camada externa de proteção da pele).


O manto é quem ajuda a tornar a nossa barreira externa mais resistente, prevenindo assim a proliferação de bactérias. Além disso, o pH ideal ajuda na restauração da flora da pele.

Como o pH Pode Variar em Diferentes Partes do Corpo?

O pH da pele varia dependendo da área de nosso corpo. Regiões como nosso rosto, peito e mãos tendem a ser mais alcalinos, por serem mais expostos. 


Já  áreas menos expostas ao exterior, como nádegas, área genital e as nossas axilas, tendem a manter sua acidez natural. 

O Que Pode Alterar o pH da Pele?

São inúmeros os fatores que influenciam na taxa de pH da pele, mas, em geral, o que altera o pH da nossa skin é basicamente tudo o que agride a nossa pele (tanto externa quanto internamente). Dentre eles, podemos incluir:


  • acne
  • sebo / umidade da pele
  • suor
  • muita exposição ao sol
  • lavagem muito frequente de sua pele
  • poluição do ar
  • mudança nas estações, com diferentes níveis de umidade
  • cosméticos
  • produtos de limpeza

Nossa genética, idade biológica e hormônios também podem afetar o pH da pele. Além disso, o pH da pele masculina e feminina difere ligeiramente. O pH médio da pele masculina é menor devido à maior taxa de produção de sebo.

Quais São os Sintomas de um pH  Desequilibrado?

Quando o pH da nossa pele se encontra desequilibrado, meninas, é possível ter a formação de acne, ressecamento da skin e o surgimento de doenças, como a psoríase. 


Quando a pele está mais alcalina, por exemplo, os sintomas incluem secura e envelhecimento acelerado, como um aumento de linhas finas e rugas. Já se está mais ácida que o normal, a pele pode ficar inflamada.


Um forte exemplo de desequilíbrio de pH da pele é na região das nossas axilas. Em longos períodos sem o contato com a luz ou o ar elas podem criar condições que ajudam as bactérias a crescer. Além disso, produtos químicos em alguns anti-transpirantes e/ou para remoção de pelos também contribuem para a redução do pH.

O Que Melhora o pH?

É simples: fazer dos cosméticos os seus aliados no skincare. Felizmente, existem inúmeros produtos que ajudam na restauração do pH ideal para a nossa pele. E com eles, é preciso que você siga os seguintes passos:

Limpeza

Ser gentil para você significa usar um sabonete facial especialmente formulado para o seu tipo de pele ou limpar sua pele com itens naturais (sendo sempre  a melhor opção). 


Produtos de limpeza mais ácidos podem ajudar a combater a acne e outros incômodos, que podem desaparecer quando seus níveis de pH atingirem abaixo de 6. 

Tonificação 

Um tonificante para a pele pode ajudar a neutralizar qualquer alcalinidade restante que esteja afetando adversamente os níveis ideais de pH da sua pele.

Hidratação

Faça o acompanhamento com um hidratante. Existem óleos hidratantes, loções, géis e cremes espessos para você escolher. E lembrem-se que o natural é sempre a melhor escolha para a saúde da pele.

Fortalecimento

Esfoliar a pele uma vez por semana com itens naturais, suaves e neutros, pode ser bom para sua rotina geral de cuidados com a pele no quesito fortalecimento. Para além da esfoliação, escolha fortalecer a pele com máscara de argila rosa, que dentre as suas funções está o poder de estabilizar o pH.

Proteção

Os filtros solares e desodorantes diários são essenciais para a proteção da skin. O filtro solar irá proteger a pele dos danos da luz ultravioleta e de outras partículas; desde que respeite o seu tipo de pele e o nível de pH ácido.


Já os desodorantes, enfim, devem balancear os níveis ácidos da pele, garantindo seu aspecto saudável. Por isso, eu sugiro a vocês nosso Desodorante Natural Uva Verde que elimina o mau odor das axilas, por conter em sua composição ingredientes que equilibram o pH das axilas impedindo a multiplicação de bactérias causadoras do mau odor. Com ingredientes naturais e livre de substâncias como o alumínio. 


É importante lembrar também meninas, que a mudança ou manutenção de alguns hábitos saudáveis (como alimentação e exercícios físicos) também vão contribuir para estabilizar o pH ácido da pele — protegendo de eventuais doenças. 




E aí? O que acharam de aprender mais sobre o pH da pele? Você já sabia dessas informações? O que acharam mais curioso? Compartilhem com a gente aqui nos comentários!


Beijos, Isa! <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .