Quais São os Benefícios do Maracujá Para a Pele?

Olá, meninas!


Aqui na Le Fruit, pregamos a prática do Skin Food, um ritual que tem nos alimentos o principal aliado no cuidado com a pele, seguindo a máxima: se é seguro ingerir, é seguro para a pele. E dentre os alimentos que fazem parte dos nossos ingredientes, está o maracujá.


Por isso, nesse artigo, vou compartilhar com vocês quais os principais benefícios do maracujá para pele e para a saúde em geral. E, claro, reiterar para vocês do quão importante é consumir produtos que irão hidratar e nutrir nossa skin de maneira totalmente natural, com dicas super práticas. Então, bora lá?

Maracujá: Vitaminas e Minerais

O maracujá é uma fruta que vai muito além de ser somente um saboroso ingrediente gastronômico: é também fonte de saúde por todo o seu conteúdo nutritivo. Dentre os nutrientes dessa fruta, estão:


  • vitaminas (A, B2, B3, B6 e C )
  • minerais (ferro, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, cobre e potássio)
  • carboidratos
  • proteínas

E não é somente na polpa que se encontram seus benefícios, meninas, mas também em suas sementes, casca, folhas e caule. Especificamente em suas sementes, além de vitaminas e minerais, são encontrados óleos com boa quantidade de ácidos graxos (que têm ação antioxidante), que são extremamente importantes para a nossa pele.


As sementes do maracujá são muitas vezes esquecidas pela maioria de nós, fato que pode ser atribuído à suposta toxicidade devido à presença de cianeto (o que felizmente existem em pouca quantidade, sem perigo de dano às nossas funções corporais).

Os Benefícios do Maracujá Para Saúde

Com a junção de todos esses nutrientes, o maracujá oferece inúmeros benefícios ao nosso sistema imunológico. Muitos dos minerais e vitaminas trabalham juntos ou ajudam em funções diferentes.


Por ser uma boa fonte de fibra, potássio e ferro, o maracujá melhora o sistema digestivo e o metabolismo; regula (e melhora) o fluxo sanguíneo e sistema nervoso, além de contribuir com nossa saúde óssea e celular. 


Por ter um baixo índice glicêmico, a fruta é utilizada para o tratamento de pessoas com diabetes: comer o maracujá funciona como combustível sem muito risco para o açúcar no sangue (mas com moderação, é claro). Dessa forma ele ajuda a manter os níveis de insulina ou até mesmo a diminuir os níveis de sensibilidade à insulina.


Sua ação antioxidante (devidos as vitaminas e ácidos graxos) também é indicada para ajudar a otimizar a imunidade do organismo, o que contribui para um envelhecimento celular saudável.


E como não posso deixar de mencionar, o maracujá é também utilizado para o tratamento de ansiedade, estresse e depressão. A fruta tem propriedades calmantes presentes na polpa, graças à ação de flavonoides e alcaloides que atuam no sistema nervoso central e produz efeito calmante, analgésico e relaxante muscular. 


Embora ele possa fazer grandes coisas para a sua saúde em geral — como ajudar a regular a pressão arterial e aumentar a imunidade —, é importante frisar que existem uma série de benefícios do maracujá para a pele, em específico.

Benefícios do Maracujá Para a Pele

Embora o maracujá possa fazer grandes coisas para a sua saúde, como ajudar a regular a pressão arterial e aumentar a imunidade, ele também pode trazer grandes benefícios para o cuidado da pele. Entre eles eu posso citar:

Prevenção Contra o Envelhecimento

A vitamina C e os outros antioxidantes do maracujá reparam os radicais livres e retardam os efeitos do envelhecimento na pele.


Eles também preservam o colágeno e a elastina, importantes para manter a pele jovem e firme. A notícia boa, é que a vitamina C pode ser encontrada em outras frutas cítricas e vegetais.

Hidratação da Pele

Ao contrário de outros óleos, o óleo essencial de maracujá (retirado de sua semente) é mais leve e não contém gordura, o que significa uma absorção mais rápida pela pele. Seu efeito emoliente o torna um hidratante fantástico, que pode fazer maravilhas quando se trata de peles com tendência a acne, meninas.

Rejuvenescimento da Pele

Como disse antes, o maracujá contém vitamina A. Essa substância estimula a produção celular, mantendo a pele firme e saudável. Além disso, essa vitamina faz com que o maracujá:


  • proteja a pele contra os danos do sol diminuindo a sensibilidade ao sol.
  • fortaleça a barreira da pele para proteger contra bactérias, poluentes e infecções.
  • estimule a produção de colágeno, reduzindo o aparecimento de linhas finas e rugas.
  • e quando se trata de acne, a vitamina A desobstrui os poros, reduz a inflamação e aumenta a esfoliação das células da pele.

Alivia a Inflamação da Pele

O alto teor de propriedades anti-inflamatórias do maracujá reduz o inchaço e a irritação, fazendo com que a fruta tenha o poder calmante para a pele.

Como Usar o Maracujá na Pele?

E após saber de todos esses benefícios, como utilizar o maracujá para o benefício da pele? É importante saber que ele, por ser uma fruta versátil, nos dá a possibilidade de utilizá-lo de várias maneiras. 


No nosso caso, que preferimos opções totalmente naturais, veganas e cruelty free, podemos utilizar a fruta in natura (em conjunto a outros ingredientes) ou ela como parte da formulação de algum produto.

Como Hidratante

Como mencionei antes, as sementes do maracujá são ricas em ácidos graxos que promovem um alto poder de nutrição e hidratação do tecido cutâneo, aumentando a sedosidade da pele.


As vitaminas A e C, agem como antioxidantes, proporcionando maior hidratação e firmeza, além de tratar acnes e combater os sinais de envelhecimento (como as rugas). 


Por isso, utilizar máscaras faciais (com o maracujá in natura) e/ou cremes hidratantes corporais/faciais com seu óleo essencial como ingrediente, garantem uma pele suave, hidratada e resistente.

Como Esfoliante

O esfoliante de sua polpa garante maior elasticidade para a pele, hidratando e melhorando a função da barreira cutânea. 


Enquanto as sementes de maracujá removem as células mortas da superfície da pele, seus ácidos graxos atuam repondo os lipídios (barreira protetora da pele), que são removidos durante o procedimento de esfoliação. A ação suave do maracujá não causa irritações e ajuda a diminuir as linhas de expressão.

Desodorante de Maracujá

Aqui na Le Fruit optamos por oferecer a vocês os benefícios do maracujá na formulação de nosso Desodorante Nutritivo Maracujá


Além do extrato de maracujá, esse produto foi formulado com ingredientes como gengibre e niacinamida B3. Todos eles que atuam no processo natural de recuperação e uniformização da tonalidade natural da pele, mantendo suas axilas secas, protegidas e livres do mau odor. Ele é tudo de bom!


Gostaram de saber mais sobre os benefícios do maracujá para a pele, meninas? Têm outras dicas ou receitas para compartilhar com a gente? Comentem aqui nos comentários e nas nossas redes sociais


Beijos, Isa! <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .