Descubra os Benefícios da Vitamina D Para Organismo

Olá meninas!


Quem aí já ouviu que não tem coisa melhor para a saúde do que tomar um banho de sol? Eu já e amo! Mas sempre lembro de cuidar com o tempo de exposição e a intensidade, para não acabar machucando a minha pele…


A verdade é que o sol é muito importante para a nossa saúde. Afinal, ele produz em nosso corpo a famosa Vitamina D, que traz diversos benefícios para o nosso corpo, entre eles está o fortalecimento do sistema imunológico, evitando o desenvolvimento de várias doenças. A vitamina D  também é essencial para a saúde e beleza da nossa skin...


E, como eu amo trocar dicas, hoje vou falar especialmente sobre a vitamina D! Continuem a leitura amores e entendam!


O que a vitamina D faz no corpo?


Conhecida também como “Vitamina do Sol”, a vitamina D é produzida em nosso organismo por meio do contato com o Sol. Mas, quando o contato com o sol é pequeno, ou o índice de produção dela está baixo, podemos encontrar ela em suplementos ou alimentos, como peixes gordurosos, bacalhau, óleo de fígado e cogumelos.


São muitos os benefícios da vitamina D para o nosso corpo, como:


Fortalece os ossos


Você sabia que a vitamina D ajuda a regular a quantidade de cálcio e de fósforo no nosso corpo? É verdade! Com isso, ela previne e auxilia no tratamento de doenças como a osteoporose.


Aumento da força muscular



Além de fortalecer os ossos, o aumento e a regulagem do cálcio e do fósforo no organismo, auxilia no desempenho e na força muscular, inclusive controlando as contrações do nosso coração que enviam sangue para o restante do corpo.


Melhora da imunidade


Outra benefício da vitamina D é o fortalecimento das defesa do nosso corpo. Isso ocorre, pois as células do nosso sistema de defesa possuem receptores para a vitamina D, fortalecendo e auxiliando na prevenção das doenças. Incrível, não acham, meninas?!


Controle da diabetes


Os benefícios para o nosso corpo não param por aí… Pesquisas estão sendo realizadas e associam os níveis desta vitamina com o desenvolvimento, ou não, da diabetes tipo 1 durante a infância. Os estudos ainda são realizados, mas vale a pena prevenir, não é mesmo mamães?!


Prevenção do desenvolvimento de um câncer


São vários os estudos que envolvem essa importante substância. Entre eles está a prevenção de diversos tipos de tumores (por conta da sua habilidade em diferenciação celular) em locais como intestino grosso, mama e próstata.



Previne e reduz a depressão


Já deu para perceber que a vitamina D traz grandes benefícios para o nosso corpo… porém, ela também é ótima para o nosso humor.  Afinal, pesquisadores apontam que ela ajuda a regular o nosso humor, evitando o desenvolvimento de doenças como a depressão.


Contudo, além de prevenir, essa importante substância ajuda a reduzir os sintomas e auxilia no tratamento da depressão.


Conseguiram entender as diversas funções da vitamina D no organismo, amores?!


Benefícios da vitamina D para a pele


Agora, quando falamos da nossa skin, a aplicação de produtos que contenham essa importante substância, o consumo de suplementos e o banho de sol diário, também, trazem vários benefícios. Entre eles, estão:


  • Renovação celular;
  • Diminuição no desenvolvimento de espinhas;
  • Redução das temidas rugas e das linhas de expressão;
  • Revitalização da nossa cútis.

Um sonho, né amores?!


O que acontece quando a vitamina D está baixa?


Não restam dúvidas sobre como a vitamina D traz vários benefícios para nós, né meninas?! O problema é quando os seus níveis estão baixos e o nosso corpo acaba sofrendo. 


Entre as disfunções que podem ocorrer estão: problemas cardiovasculares, desenvolvimento de diabetes, de distúrbios metabólicos, da obesidade, da osteoporose e de problemas cardiovasculares. Além disso, como vimos, estudos mostram a possível relação com desenvolvimento de um câncer.


Para evitar isso é preciso conhecer o seu corpo e entender os sinais que ele demonstra quando falta vitamina D no corpo. Não sabem quais são esses sinais, amores? Nada de pânico, que eu vou explicar para vocês! 


Quais os sintomas da falta da vitamina D no corpo?



Fraqueza, sonolência e desânimo constantes estão entre os sintomas mais comuns da falta da vitamina D. Contudo, nosso organismo pode nos mostrar outros sinais, como:


  • Baixa imunidade: vocês podem perceber que o corpo está mais vulneráveis a doenças, como gripes e resfriados;
  • Dificuldade na cicatrização de ferimentos: sabe aquelas feridas que demoram para cicatrizar? Pode ser um sinal de que seu corpo precisa de mais vitamina D;
  • Dores no corpo: dores de cabeça, nas costas e fraquezas musculares são sintomas de falta dessa importante substância;
  • Queda de cabelo;
  • Aumento de peso;
  • Cansaço;
  • Sono exagerado;
  • Preguiça;
  • Frustração.

Quanto tempo leva para vitamina D fazer efeito?


Perceberam alguns desses sintomas? Então, é importante separar um tempinho na rotina de vocês, mesmo com a correria do dia a dia, para tomar um pouco de sol. O tempo varia conforme o nível de pigmentação da sua pele, podendo ser entre 10 a 20 minutos - geralmente os especialistas indicam que pessoas com a pele mais clara se exponham por menos tempo ao sol.


Contudo, meninas, caso o banho de sol não for o suficiente para regular essa produção, procurem um médico e realizem testes para verificar a presença ou deficiência de vitamina no organismo. Dependendo da gravidade, a suplementação pode ser indicada.


E então amores, curtiram as dicas especiais de hoje? Vocês costumam tomar sol? O meu momento preferido é durante a pausa para o almoço… Qual o período que vocês mais gostam de relaxar e sentir o calor do sol na pele? Contem para mim nos comentários!


Desejam conferir mais dicas de substâncias naturais que fazem milagres no nosso organismo? Então, confiram nosso texto sobre as Vantagens do Óleo de Girassol Para a Pele! E eu já vou dando um spoiler: esse produtinho faz milagres para a nossa cútis! Bora conferir?!


Beijos e até o próximo artigo, Isa!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .