Dicas Para Prevenir o Envelhecimento Precoce da Pele – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Dicas Para Prevenir o Envelhecimento Precoce da Pele

Hello, meninas!


São várias os fatores que causam o envelhecimento da pele. Alguns deles são puramente biológicos e não podemos controlar. Já outros, podem acarretar no envelhecimento precoce da nossa pele, o que prejudica MUITO a saúde da nossa skin.


Para evitar que isso aconteça com vocês, vou passar algumas dicas MARA de prevenção e cuidado, para ter (e manter!) uma pele iluminada, firme e com a saúde lá em cima! Bora lá, meninas?

 

Foto: Cuidados com a pele do rosto 

O que provoca o envelhecimento da pele?

Como já disse antes, nossa pele envelhece naturalmente. Com o tempo, vamos perdendo a nossa capacidade de produzir colágeno naturalmente e, dessa forma, todos nós adquirimos marcas visíveis em nosso rosto e é natural que nosso rosto perca, pouco a pouco, sua jovialidade. Percebemos que nossa pele fica mais fina e seca, sendo que são os nossos genes que controlam amplamente quando (e quanto) essas mudanças ocorrem.


Mas para além do natural, alguns fatores como o ambiente em que vivemos e as nossas escolhas de estilo de vida podem fazer com que nossa pele envelheça mais rápido ou, como é definido tecnicamente, ocorre um envelhecimento extrínseco ao nosso organismo.

Causas do envelhecimento precoce da pele do rosto

Para além da pele de nosso corpo em si, uma grande questão para muitas pessoas, é o envelhecimento da pele no rosto ( afinal, é o nosso cartão de visitas, não é mesmo, meninas?) Entre as causas para o precoce envelhecimento da pele, estão:


  • exposição solar em excesso sem proteção, 
  • poluição, 
  • hábito de fumar, 
  • sedentarismo, 
  • estresse  
  • má alimentação

Estes maus hábitos, são os principais causadores da formação de radicais livres, que, quando produzidos em excesso, ameaçam a estabilidade do nosso corpo e atacam as estruturas celulares sadias dos tecidos epiteliais. 


Mas será que é possível impedir o envelhecimento da pele? Naturalmente, é impossível (afinal é um processo do qual todas nós passamos ao longo da vida). Mas, quando o envelhecimento é extrínseco ao nosso organismo, existem algumas ações preventivas para retardar esse tipo de envelhecimento.

O que fazer para evitar o envelhecimento da pele do rosto?

Mas, afinal, como tratar o envelhecimento precoce da pele do rosto? Existem uma série de ações que todas podemos (e devemos) seguir para evitar esse incômodo.

Evitar o excesso de exposição ao sol

Proteja a sua pele do sol todos os dias, seja procurando sombra, cobrindo-se com o sol roupas de proteção - como camisa leve e de mangas compridas, calça, chapéu de aba larga e óculos de sol com proteção UV - e/ou usando protetor solar de amplo espectro, FPS 30 (ou superior) e resistente à água. 


Caso queiram se bronzear, aplique um bronzeador. Cada vez que você fica bronzeada, sua pele envelhece prematuramente. Isso é verdadeiro se você se bronzear com o sol, ou em uma cama de bronzeamento ou outro equipamento de bronzeamento interno. Todos eles emitem raios ultravioleta prejudiciais que aceleram o envelhecimento da pele.

Não fume

Se vocês fumam, parem! Se não fumam, nem cogitem a ideia, meninas.  Fumar acelera muito a rapidez com que a pele envelhece, além de causar rugas e deixar a pele opaca e pálida.

Não consuma bebidas alcoólicas

O álcool é áspero para a pele. Ele desidrata a pele e, com o tempo, a danifica. 

Faça uma dieta saudável e balanceada 

Os resultados de alguns estudos sugerem que uma dieta contendo muito açúcar, ou outros carboidratos refinados, pode acelerar o envelhecimento. Logo, comer muitas frutas e vegetais frescos pode ajudar a prevenir danos que levam ao envelhecimento prematuro da pele. Escolha sempre alimentos que contenham substâncias antioxidantes (que retardam o envelhecimento precoce).

Beba bastante água

A água é essencial para manter a umidade ideal da pele e fornecer nutrientes essenciais às suas células. Ela reabastece o tecido e aumenta sua elasticidade, além de ajudar a atrasar a aparência de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.

Evite expressões faciais repetitivas

Sim, é isso mesmo que vocês leram, meninas. Ao realizar uma expressão facial,contraímos os músculos subjacentes. Se contrairmos repetidamente os mesmos músculos por muitos anos, essas linhas se tornam permanentes (daí surgem as marcas de expressão). 

Pratique exercícios físicos regularmente

Descobertas de alguns estudos sugerem que exercícios moderados podem melhorar a circulação e estimular o sistema imunológico. Isso, por sua vez, pode dar à pele uma aparência mais jovem. Então, bora movimentar nossos corpos, amores!


E claro que, além de todos esses cuidados, uma das ações mais importantes para evitar o envelhecimento precoce de nossa pele, é no skincare.

Skincare para evitar o envelhecimento da pele

O cuidado tópico com a pele, através do skincare, é um dos principais fatores para diminuir o envelhecimento precoce. Porque? Porque além de limpar a pele, essa atividade também hidrata e mantém a aparência jovial por mais tempo.

Foto: Alimentação saudável 

Com o auxílio de um dermatologista da sua preferência, você pode ir longe com a extensa variedade de produtos que existem no mercado, que contenham ativos antioxidantes, como as vitaminas. Caso queiram saber qual a melhor vitamina para retardar o envelhecimento, acesse o meu artigo Nutrição com Vitaminas e Minerais: Dicas Valiosas. Para pessoas como eu e vocês, que seguimos a linha natural e cruelty free, as opções também são inúmeras (como frutas, ervas e óleos essenciais) e super em conta. 


De qualquer forma, amores, para um passo a passo ideal de um skincare, você deve:


  • limpar a pele com sabonete ou gel de limpeza suave, de forma a não agredir a pele 
  • remover as demais sujeirinhas, utilizando água micelar ou tônico;
  • em dias alternados, utilize uma máscara facial de Argila na zona T, para que a pele não se irrite. Sugiro a nossa coleção de Máscaras Faciais de Argila Le Fruit;
  • utilizar um creme hidratante para hidratar a cútis. Sugiro o nosso hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que não aumenta a oleosidade ou ressecamento e é livre de conservantes sintéticos, parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos;
  • aplicar um protetor solar de no mínimo FPS 30

Caso queiram saber mais detalhes do processo de skincare para retardar o envelhecimento precoce da pele, acesse o meu artigo Rotina Skincare: Guia Completo de Cuidados e Dicas.



Então amores, curtiram as dicas? Quais são as suas receitas para retardar o envelhecimento da pele? Compartilhem com a gente aqui nos comentários!


Beijos, Isa. <3

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.