7 Dicas Simples para Maquiagem Minimalista

Hello, amores!


Em meio a esta pandemia, às vezes bate aquela ansiedade (e um certo tédio) de não saber o que fazer com todo o tempo livre que temos em casa. Nesses momentos o mais importante, meninas, é manter a calma e encontrar atividades que ocupem o tempo da melhor forma possível. Aprendendo algo novo, por exemplo.


Uma ótima opção é se inteirar das novas tendências de maquiagem — como a Maquiagem Minimalista — e seguir os tutoriais que, no dia a dia, não temos tempo de ver e aprender. Pensando nisso, para ajudar vocês nessa quarentena, explicarei o que é a Maquiagem Minimalista e dar ensinar 7 dicas simples e práticas de como aplicá-la na nossa skin. 


Bora lá aprender o que é e como fazer essa make MARA, meninas?

O que é Maquiagem Minimalista?

Para entender direitinho o que significa uma Maquiagem Minimalista, temos que voltar um pouco no tempo — mais precisamente aos anos 60, nos EUA —, durante uma série de movimentos culturais e artísticos. Nesse período a principal característica de qualquer atividade era usar de pouquíssimos elementos como forma de expressão. A ideia era que fosse utilizado somente o essencial. 


É partindo desse conceito que a Maquiagem Minimalista resgata a tendência do uso de “poucos elementos”. Nela existe um apelo visivelmente natural, em que há pouquíssima maquiagem, de forma a valorizar as curvas do rosto. Além disso, se usam [achei estranho se usam]produtos com variadas funções para que tudo seja simples e prático. É como aquele ditado, amores, “o menos, é mais”. 


Mas afinal, como fazer uma maquiagem desse estilo? Calma que explico pra vocês!

Maquiagem Minimalista: Como Fazer?

Não tem mistério para fazer uma Maquiagem Minimalista simples, amores. Mas é preciso prestar atenção em uma etapa MUITO importante antes de aplicar qualquer maquiagem em nossa pele: o skincare.


Já falei para vocês que a rotina skincare é um fator essencial no cuidado da pele. Caso apliquem maquiagem de maneira incorreta, sua skin pode sofrer graves consequências ao longo do tempo. Para que isso não aconteça, vocês devem seguir os seguintes passos antes de entrar em uma sessão de make:


  • limpe a pele com sabonete ou gel de limpeza
  • tonifique-a com água micelar
  • utilize um creme hidratante para as áreas mais secas da sua skin. Sugiro o Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics para todos os tipos de pele.
  • passe o protetor solar indicado para seu tipo de pele

Além destes produtinhos, vocês podem reforçar o skincare utilizando creme facial anti-idade ou uma máscara facial de argila que seja específica para o seu tipo de pele. Sugiro que vocês utilizem as Máscaras de Argila Rosa, Dourada e Verde Le Fruit Cosmetics, voltadas para todos os tipos de pele. Caso queiram produzir sua própria máscara, confiram o artigo Máscara Facial Caseira [7 Receitas Práticas e Eficientes].


Com todas as etapas concluídas, é hora de “pôr a mão na massa”, meninas!

Dicas de Maquiagem Minimalista

Existem diversas opções de produtos no mercado cosmético convencional. Para pessoas com eu e vocês, existem produtos confeccionados com ingredientes naturais, veganos e sem maus-tratos aos animais


Além disso, você pode adquirir Maquiagens Orgânicas, que são produtinhos com ingredientes naturais e 95% orgânicos (sem uso de agrotóxicos, fertilizantes etc). Ou seja, é possível fazer uma make minimalista, orgânica, natural e totalmente cruelty free! Não é o máximo, amores?


Em resumo, ao aplicar uma Maquiagem Minimalista básica, você precisará dos seguintes produtos (nesta ordem):


  • Base ou Corretivo do seu tipo de pele, para uma coloração uniforme
  • Lip Tint ou Batom/Blush para adicionar cor aos lábios e às maçãs do rosto 
  • Sombra brilhante de cores neutras, próximas à cor da pele
  • Rímel ou Máscara para cílios, para realçar os olhos

Mas, para além do básico, agora vou ensinar a vocês sete dicas de maquiagens minimalistas para que fiquem ainda mais lindas, tanto de dia quanto de noite!

Maquiagem Minimalista Simples

A pele deve ter um visual bem leve, sem que os contornos do rosto estejam marcados. Para isso, vocês devem utilizar Base ou Corretivo para uniformizar a coloração e eliminar manchas, além do pó compacto para diminuir o brilho natural da zona T. Para os olhos, rímel ou máscara de cílios. Para os lábios, uma cor nude, rosada ou “cor de boca”.

Maquiagem Minimalista com Cores Naturais

Para essa dica, mantenham o processo de aplicação da Base ou Corretivo da maquiagem minimalista simples. Porém, podem ser utilizadas sombras e batons de coloração bronze, cobre ou rosa (de acordo ao seu tom de pele). O mesmo vale para o blush. Esse efeito irá realçar as curvaturas da face de modo suave.

Maquiagem Minimalista com Cílios Prolongados

Para esta maquiagem, o segredo está nos olhos. Siga com o mesmo processo de aplicação da Base/Corretivo, Batom/Blush da maquiagem minimalista simples. Ao utilizar um rímel específico que “aumenta” os cílios, utilize o auxílio de um curvex.

Maquiagem Minimalista com Sobrancelhas Naturais

A dica para essa maquiagem é destacar as sobrancelhas utilizando sombra ou um lápis apropriado, desde que se aproximem da coloração natural dos fios. Não se esqueçam de esfumá-las, para que permaneçam com o aspecto natural. Como nas maquiagens anteriores, mantenha o processo da aplicação dos outros cosméticos.

Maquiagem Minimalista com Batom Marcante

A maquiagem minimalista, com a adição de um Batom Marcante, dá um toque de diversão e frescor à sua make. Caso queiram uma “boca intacta” ao longo do dia, o segredo é aplicar um batom matte, utilizando um lápis para contorno de lábios da mesma cor. Sugiro cores como pêssego, coral ou vermelho.

Maquiagem Minimalista com Efeito Glow

Para além das etapas normais da maquiagem minimalista, é possível que você complemente a sua make com o efeito glow, de forma a ter uma pele de aparência saudável e brilhante. Invista em bases mais aquosas para auxiliar no brilho em conjunto a iluminadores líquidos (que têm um efeito bem suave na pele). 

Maquiagem Minimalista: Tendências

A maquiagem minimalista em 2020 continua com efeitos naturais e sem exageros. Mas há um diferencial, amores. Para esse ano, o que está em alta é o uso de cores em pontos estratégicos, mantendo o estilo simples e minimalista. 


Artistas como Anitta, Manu Gavassi e Sabrina Sato são exemplos de pessoas que adotaram maquiagens minimalistas, mas com aquele toque especial de cor! Ficaram curiosas para aprender? Segue a última dica, amores:

Maquiagem Minimalista com Delineados e Sombras Coloridas

Para quem quer a simplicidade da maquiagem minimalista, mas quer fugir do normal adicionando um toque de design e cores à make, essa é a opção certa! Aposte em um delineado colorido, com traço no estilo gatinho ou em formatos gráficos (o delineado também pode ser vazado, dando um ar bem moderninho).


Outra dica é a técnica Mermaid tears ou Lágrimas de Sereia: com uma sombra colorida, encoste levemente o pincel com a ponta umedecida no canto interno dos olhos. É um toque discreto de cor, mas poderoso, amores!

Necessaire de Maquiagem Minimalista

Agora que vocês já sabem como aplicar várias versões de uma maquiagem minimalista, existem alguns itens IMPRESCINDÍVEIS para se ter em uma necessaire de maquiagens. Já ensinei para vocês como montar uma necessaire, mas quais produtos levar para maquiagens desse estilo? Bora lá descobrir o que se deve ter em um Kit Maquiagem Minimalista:


  • BB Cream, proteção contra o sol e ser base para uniformizar o tom da pele
  • Pó para evitar a oleosidade
  • Lip Tint, sendo batom para os lábios e blush para as maçãs do rosto
  • Máscara de cílios, para marcar os olhos

E aí, amores? Qual a maquiagem minimalista preferida de vocês? Têm alguma outra dica? Compartilhe com a gente nos comentários! Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .