Descubra Como Evitar Rachaduras nos Pés [Receita Caseira]

Olá, meninas!


Aqui no Brasil, já entramos no Outono, período em que o clima fica bastante seco. Por conta dessa baixa umidade, a pele de muitas pessoas acabam sofrendo bastante com uma série de problemas, dentre eles, a rachadura nos pés. Apesar de ser uma ocorrência comum, é preciso tratar da melhor forma e evitar complicações no futuro.


Pensando nisso, resolvi indicar para vocês neste artigo algumas dicas e receitas de cuidados caseiros e bem naturais, para evitar este incômodo e, claro, manter a nossa pele dos pés sempre hidratada, vistosa e saudável! Bora lá?

O que Causa Rachaduras nos Pés?

Em primeiro lugar, amores, vale frisar que o surgimento da rachadura é uma defesa natural do corpo na tentativa de proteger a epiderme, derme e hipoderme, que são as três camadas internas da pele. A maioria das rachaduras nos pés depende do contexto em que vivemos e também têm a ver com alguns de nossos hábitos cotidianos. 


Um exemplo é a influência do clima: quando o ambiente é muito seco e com verão intenso, as glândulas sebáceas que formam uma barreira para impedir a evaporação de água da pele, sofrem mais com a ação do clima, dificultando a retenção de líquido. 


O mesmo acontece quando utilizamos sapatos abertos com maior exposição da camada externa da pele, por isso ocorre mais perda de líquido, e provoca o ressecamento da pele e rachaduras.


No geral, a rachadura nos pés pode acontecer tanto por fatores externos como internos, sendo que as causas mais comuns dos pés rachados são:


  • agressões químicas (contato com produtos nocivos)
  • micoses
  • diabetes
  • atrito com determinados calçados
  • maus hábitos alimentares
  • hereditariedade
  • obesidade
  • ressecamento da pele
  • disfunções hormonais e vasculares

Na maioria das vezes, a principal causa dessas rachaduras é a falta de hidratação, consequência de uma pele menos flexível e mais fácil de quebrar. Mas em alguns casos, essa situação pode indicar um possível problema de saúde, como doenças cardiovasculares, hipotireoidismo e até mesmo diabetes.

Rachaduras nos Pés Como Tratar

E sabendo de todas essas consequências, meninas, o que fazer quando os pés estão rachados? Em primeiro lugar, é extremamente necessário ouvir as orientações de um médico dermatologista de confiança. É ele quem irá indicar o que fazer para acabar com rachaduras no calcanhar.


Nos casos mais graves, as fissuras podem sangrar, podem ser bastante dolorosas e também podem ser a porta de entrada de infecções bacterianas e surgimento de algumas doenças (como a erisipela) e de outros tipos de danos à saúde. Como consequência disso, algumas pessoas começam a pisar de forma diferente em virtude da dor e acabam com problemas de coluna. 


Para isso, um exame clínico definirá a real causa e os tratamentos específicos com cremes com ureia e outras substâncias que removem a camada de células mortas da pele. Mas, para casos mais brandos, um tratamento simples e caseiro, é o suficiente para diminuir os efeitos da rachadura nos pés.

Rachadura nos Pés Tratamento Caseiro

A receita mais simples para o tratamento de rachadura nos pés, é a hidratação. Alguns hidratantes com ureia e ácido salicílico podem ser úteis. 


Aqui na Le Fruit, temos o Hidratante Antioxidante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics para todo o corpo, que garante uma umectação prolongada. Sugiro que vocês utilizem o produto após o banho e, de preferência, quando for dormir junto a meias de algodão para potencializar a hidratação.


Outras dicas simples e importantes para se evitar no tratamento da rachadura nos pés são:


  • andar muito tempo descalço
  • estar acima do peso
  • tomar banho com água muito quente
  • utilizar frequentemente sandálias e chinelos

Além delas, existem algumas receitas caseiras bastante eficientes para o tratamento desse incômodo. Dentre as várias opções, eu sugiro à vocês:

Esfoliante de Fubá

Esta receita vai permitir uma hidratação completa da pele, ao mesmo tempo em que a fubá removerá as células mortas, reduzindo a pele grossa. Para essa receita você precisará de:


  • 3 colheres (de sopa) de fubá
  • 4 colheres (de sopa) de óleo de amêndoa doce

Misture os ingredientes e depois esfregue nos pés em movimentos circulares, insistindo mais nos calcanhares. Após a esfoliação, utilize um hidratante de sua preferência.

Óleo para Rachadura nos Pés

O uso tópico de óleo é uma das principais maneiras de hidratação da pele. E claro que, com a rachadura dos pés não é diferente. Dentre a extensa variedade de óleos, recomendo a vocês o óleo de uva para a aplicação nos pés.


Misture uma colher de sopa de hidratante à outra colher de óleo de uva e aplique nos pés. Como de praxe, antes de ir para cama, cubra-os com papel filme (o mesmo usado na cozinha) e durma normalmente. Para garantir que o insulfilm não se mova, vista meias de algodão.

Babosa e Melado de Cana

O aloe vera é um excelente hidratante natural para a nossa pele. A planta misturada ao melado de cana, potencializa seu efeito hidratante, sendo uma rica fonte de nutrientes que garante a renovação celular e a elasticidade da pele nos pés.


Misture uma colher de sopa de babosa moída à outra colher de melado de cana. Aplique nos pés pelo menos três vezes por semana. Deixe a mistura agindo durante a noite, assim como no exemplo anterior, e percebam como a pele vai adquirindo um aspecto bem mais saudável!

Como Evitar a Rachadura nos Pés

Apesar de todos esses métodos amores, a melhor alternativa sempre será a prevenção. Por isso, vale a pena incluir na sua rotina de autocuidado, algumas dicas práticas para cuidar da pele dos nossos pés. Algumas delas são: 

Utilizar o Calçado Certo

Tenha alguns cuidados ao comprar seus calçados, pois o atrito constante entre o pé e o sapato quando se anda é um dos principais motivos das rachaduras.

Fazer Escalda-Pés

O escalda-pés é uma técnica que ajuda a abrir os poros, permite que a hidratação seja mais eficaz, e a pele fique mais macia. Para fazer em casa, basta encher uma bacia com água morna e mergulhar os pés por aproximadamente 10 minutos.

Esfoliação

Entre lixar e esfoliar, escolha sempre a esfoliação (pois é menos invasiva). Faça uma esfoliação caseira com os pés úmidos (uma ótima dica é fazê-lo com açúcar e melado de cana). A mistura eliminará as células mortas e todo o excesso de pele ressecada. 


É importante que utilizemos uma toalha grossa e felpuda para secar os pés e fazer a remoção dos resíduos da esfoliação. 

Secar Bem os Pés

Na correria do dia a dia podemos deixar úmidas muitas partes do corpo após o banho, incluindo nossos pés. Por isso, manter a paciência pode fazer bem para sua pele e para sua saúde de forma geral.


Ao secar bem os pés, evitar friccionar a toalha. Procure passá-la com delicadeza pela região para retirar o excesso de água. Após o banho, crie o hábito de deixar os pés ao ar livre por alguns minutos antes de colocar o sapato. É importante fazer com que os pés possam respirar um pouco antes de calça-los.

Evitar Banhos Quentes

Sempre que possível, deixe a água em uma temperatura agradável durante o banho ou o escalda-pés. A água quente abre os poros e poderá agredi-los, além de deixar a pele ainda mais seca.

Hidratação Intensa

A MELHOR forma de se evitar que seus pés fiquem rachados, meninas, é com uma boa hidratação. Por isso, o skincare tem de ser para o corpo inteiro, incluindo os nossos pés.


E aí, meninas? Gostaram das dicas e informações sobre a rachadura nos pés? Se vocês já sofreram com esse incômodo, compartilhem com a gente a experiência de vocês! Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .