Consumo consciente: entenda como colocar em prática já! – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Consumo consciente: o que é e como colocar em prática

Olá, meninas! Vocês já devem ter ouvido a frase “pequenas atitudes mudam o mundo”, afinal, ela é muito popular.

Mas nós não podemos ignorar que também é cheia de significados. E é sobre isso que quero falar hoje, sobre como pequenas mudanças em nosso consumo podem cuidar e fazer uma grande diferença na saúde do nosso planeta.

Vamos conhecer o que é um consumo consciente e como ele pode ajudar a cuidar do meio ambiente. Além disso, iremos aprender algumas práticas que podem se tornar hábitos em nossa rotina e, assim, manter o nosso querido planeta Terra com a saúde em dia.

Continue lendo aqui e vamos juntas aprender sobre isso!

O que é esse tal de consumo consciente?

O consumo consciente é uma forma de viver a vida, de comprar e de consumir pensando em cada escolha. É quando você considera o meio ambiente, relações justas de trabalho, a saúde humana e animal, entre outras coisas na hora de escolher por um produto ou marca.

Uma das primeiras coisas que precisamos entender, meninas, é que tudo aquilo que consumimos vai gerar algum tipo de consequência positiva e negativa.

Por isso, nós precisamos tentar evitar a todo custo o desperdício quando compramos algum produto ou mimo. Afinal, a ação de consumir não afeta somente nós, mas sim toda a sociedade e o meio ambiente.

Então, é preciso refletir sobre os nossos hábitos e tentar reduzir ao máximo os impactos que causamos com o nosso consumo. Se cada uma fizer a sua parte, podemos juntas mudar muita coisa!

Aliás, já falei sobre a reutilização de embalagens de cosméticos aqui no blog. Vale a pena conferir!

E para que serve o consumo consciente?

Se vocês estão se perguntando para que serve o consumo consciente e pensando que as suas pequenas atitudes não mudarão o cenário do Brasil ou do mundo, quero relembrar a frase do início deste artigo: “pequenas atitudes mudam o mundo”. Imagine que se, cada uma de nós mudássemos a nossa forma de consumir, qual o impacto que juntas teríamos no meio ambiente?

Cada um dos consumidores conscientes causam uma grande mudança no ecossistema, pois refletimos no nosso consumo, seja de água, de alimentos ou de cosméticos. Afinal, cada produto comprado representa um gasto dos recursos naturais do nosso planeta.

Então, a principal função do consumo consciente é salvar os recursos naturais e garantir uma sociedade sustentável que busque evitar os desperdícios, dando mais importância para o meio ambiente, saúde humana e animal.

Como podemos praticar o consumo consciente?

Se vocês estão pensando que isso é uma utopia e é difícil de alcançar na vida moderna, não é verdade, amores. Tudo é uma questão de criar hábitos!

Deixa eu dar um exemplo de como podemos praticar o consumo consciente: no lugar de jogar as nossas embalagens de vidro da Le Fruit no lixo, vocês podem reutilizá-las! Que tal usá-las para abrigar um cacto ou organizar a sua casa, guardando itens de higiene ou o usando até mesmo como porta-canetas?

Percebem como no lugar de gerar lixo, vocês deram um uso a embalagem e ainda deixaram de comprar outro recipiente, que viria embalado e geraria mais lixos?! Isso é o consumo consciente, é otimizar os recursos e tentar sempre reduzir os gastos desnecessários.

Vamos dar uma olhadinha em alguns outros hábitos que podem ajudar nessa missão? Confira a seguir!

1. Reutilize as suas embalagens

Como falei antes, meninas, as embalagens podem ser reutilizadas e ganhar novas funções dentro da sua casa. As nossas embalagens, por exemplo, são ótimas para guardar objetos e podem até mesmo se transformar em um lindo vaso para cactos. Basta soltar a sua imaginação e dar uma nova vida para esses produtos!

Confira em nosso blog esse post e descubra por que devemos reutilizar as embalagens de cosméticos!

2. Consuma somente o que é necessário

Sempre pensem bem antes de comprarem qualquer coisa, meninas. Façam uma reflexão se aquilo é realmente necessário para vocês, procurando sempre diminuir o consumo desenfreado.

3. Valorize empresas com práticas de responsabilidade social

Quando for comprar algum produto ou serviço, não avalie somente a qualidade ou preço deles, pense também se a empresa que produz aquele item é responsável socialmente. Tente sempre valorizar as empresas que possuem práticas que ajudem o meio ambiente, tenham relações saudáveis com os seus funcionários e com a sociedade.

Isso é um passo importante para que cada vez mais delas se importem em adotar esse tipo de prática, ajudando a espalhar os ideais do consumo consciente.

Qual a diferença entre consumo consciente e sustentável?

Amores, agora que vocês já entendem a necessidade do consumo consciente, eu apresento o consumo sustentável!

Muitas pessoas confundem ou acham que são a mesma coisa, mas na verdade o consumo sustentável decorre do consumo consciente. Ou seja, a partir da escolha de consumir somente o que é necessário, reutilizar as embalagens e diminuir os gastos de recursos naturais, surge o Consumidor Sustentável.

Os consumidores sustentáveis conhecem e pensam sobre a origem dos produtos comprados, os impactos que a extração da matéria-prima causa na natureza, os processos de fabricação e as possibilidades de reutilização das embalagens. Uma maravilha, não é?

Qual a relação dos cosméticos naturais com o consumo consciente?

Entre os setores que mais utilizam e disseminam as embalagens de plásticos — que demoram milhares de anos para se decompor na natureza e que muitas vezes não são reciclados, causando enormes estragos no meio ambiente — está a estética

A boa notícia é que ao contrário das grandes e tradicionais indústrias que usam de embalagens plastificadas em grande escala, estão as empresas de cosmetologia natural. E a Le Fruit é uma delas, aqui nós damos preferência por um consumo sustentável e pela reutilização, por isso usamos embalagens de vidro e trazemos dicas de como reutilizá-las.

Além disso, os cosméticos naturais são sustentáveis e uma boa opção para os consumidores conscientes, pois em sua formulação são usadas substâncias de origem vegetal como os óleos, as manteigas, os extratos e demais ingredientes naturais.

Com isso, eles não possuem aditivos químicos ou substâncias tóxicas em sua composição, não gerando resíduos em sua produção e não prejudicando o meio ambiente caso precise ser descartado.

Agora que você sabe o que é o consumo consciente e como ele interfere no nosso dia a dia, que tal adicionar algumas dessas práticas em sua rotina? Continue navegando em nosso blog para aprender muito mais sobre o mundo dos cosméticos naturais!

Aproveite e confira o nosso post sobre o que são os cosméticos naturais. Te vejo lá em!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.